quarta-feira, agosto 09, 2006

Dos leitores

GNR, continua o seu trabalho nao preocupe com os boatos...
que sao falsos........
Forca GNR!!!

...

A pergunta que deveria ser feita, não é sobre o futuro dos jovens que a GNR detém em flagrante, mas antes qual o futuro de todos os timorenses enquanto perdurar o comportamento imbecil desses jovens.

Que género de timorenses são esses que vandalizam, queimam e atiram pedras só para receberem uns pacotes de Supermim, ou umas míseras notas de dólar.

...

A GNR deve continuar a desempenhar o seu papel pois foi a pedido do estado timorense que esses senhores se encontram aqui em Timor-Leste para ajudar a manter a ordem. Sao realmente profissionais por isso eh que os boateiros, os bandidos, os vandalos, etc., os atacam. Eh apenas uma minoria.

...

Quem cala consente, não posso estar mais de acordo. Mas pelo que li hoje no site da Unotil quem está à frente desta campanha contra a GNR é nada mais nada menos que o parceiro do Xanana nos comícios, o Tara. Junto o texto que traduzi do site da UNOTIL:

"Parem com a missão da GNR em TL
A Frente Nacional Justiça e Paz (FNJP) pede à Guarda Nacional Republicana (GNR) para acabar a sua missão em Timor-Leste porque a sua presença aqui não está a trazer a paz ao país.

O coordenador da FNJP Augusto Araújo Tara declarou no seu comunicado à imprensa de ontem que todos os juízes de Portugal e a GNR não têm mostrado a sua imparcialidade e compromissos para levar a justiça ao povo de Timor-Leste. “Como todos sabemos o caso do antigo Primeiro-Ministro Alkatiri não foi trazido à justiça e também (há) juízes no Tribunal de Recurso que são controlados pelos Portugueses e podem manipular o regulamento da UNTAET No 1/1999, secção 3 de modo que Mari Alkatiri não seja trazido à justiça” diz o comunicado de imprensa.

Tara declarou ainda que quando a GNR capturou Alfredo detiveram-no numa prisão mas que Mari Alkatiri e Rogério Lobato ainda estão em casa como se nada lhes acontecesse. (STL)"

http://www.unotil.org/UNMISETWebSite.nsf/cce478c23e97627349256f0a003ee127/a64d40a5dc2df5aa492571c40028278d?OpenDocument

...

Engraçada a manipulação dos amigos do PR, de que foi a GNR e não os australianos que prenderam o Reinado. E Xanana? Cala e consente!

...

Senhores da GNR continuem a cumprir o vosso dever, pois tirando meia duzia de intriguistas, a maioria esmagadora de Timorenses que anseiam pela paz e harmonia, esta convosco e agradece-vos!...

...

Moro em Bebonuk onde tem havido conflitos todos os dias. Hoje assisti a uma tentativa de reconcializacao de dois grupos por parte da GNR. Cada vez os admiro mais. Obrigado.

.

38 comentários:

Anónimo disse...

Viva o GNR.Apoiamos a sua intervencao. os parceiros do Xanana estao a tentar a destabilizar o pais para os seus interesses.Continuam o trablho para o bem do povo de Timor Leste

Anónimo disse...

Sem comentários quanto ao comentário, digo "comunicado" do Tara.

Anónimo disse...

O nome do senhor será Tara ou Tarado?

Tenho dúvidas...

Anónimo disse...

Quem contra a missao da GNR em Timor e terrorista!Mas quem fala mal do Xanana e idioto...

Anónimo disse...

O senhor Tara ou eh parvo ou quer retirar a GNR de Timor para que os seus esbirros possam queimar o resto de Dili e expulsar toda a gente que tenha tido o azar de nascer em Lorosae.
O problema eh que ha gente que devia ter sentido patriotico mas anda a cultivar a discordia e a dar corda ao Tara para que a instabilidade do pais faca a Fretilin perder popularidade e perder as eleicoes. Ou seja, esses senhores - do PD, p.ex. - estao dispostos a deixar partir o pais todo para conseguirem sentar-se finalmente nas cadeiras do governo.
Agora em relacao a um tipo que fez uns comentarios racistas sobre a UDT, chamando aos seus dirigentes "elitistas mesticos" - Mari eh descendente de iemenitas, Roque, Ana Pessoa, Ramos Horta, e tantos outroa sao mesticos e sao tao timorenses como qualquer outro. A maioria dos deputados do Parlamento Nacional de Timor sao portugueses (com passaporte) e tambem deviam ser menos hipocritas quando se poem as vezes a acusar Portugal. Portugal eh que lhes paga as pensoes, que em Timor sao muito dinheiro...
Todos os anos morrem centenas ou milhares de pessoas a tentar atingir a Eupora como emigrantes clandestinos, so os timorenses tem sempre disponivel a teta gorda da vaca leiteira portuguesa que lhes da passaportes da Uniao Europeia para irem ganhar dinheiro para a Irlanda ou Inglaterra, legalmente, e depois andarem tambem a dizer mal de Portugal...
A Fretilin fez, fora de epoca, aquilo que a sua constituicao de meia tigela prometia em 75: a Fretilin eh o Estado e o Estado eh a Fretilin. A bandeira faz parte do pacote...

Anónimo disse...

Anonymous Agosto 09, 2006 11:43:12 AM

Os grupos que estao contra a missao da GNR praticamente sao apoiantes do PR X. Nao preciso de falar mais sobre quem sao os Terroristas.

Anónimo disse...

Nao e o Xanana que estava na mesma palco com os idiotas como Tara. Esses individous e seus grupos que estao a lancar buatos na ruas de Dili sobre o GNR.

TERRORISTAS MESMOS.

Anónimo disse...

Vocês não percebem que isto tudo é provocado por causa do tempo...
Pelo que vejo na Tv, está um pouco frio em Dili, principalmente à noite!!!
Por isso é que eles andam com estas coisas de criticar a GNR a ver se eles se irritam e começam à cacetada a todos, para assim ficarem com o corpo mais quente!!! Já que os australianos não o sabem fazer...pois o que eles sabem fazer é beber umas cervejas, beber mais cervejas, mais umas cervejas e depois de muito bebados meterem-se com as meninas... pois depois de bebados não interessa se é feia ou bonita!
E o pior é que ainda criticam os Trolhas das nossas obras aqui em Portugal. Ao menos esses têm um emprego digno!

Quando não se sabe critica-se...
Pobres coitados das pessoas que não têm mais nada que pensar...

Anónimo disse...

Sobre o passaporte portugues. Naturalmente qd se fala de uma ligacao historica entre T-L e Portugal temos que admitir todas as suas consequencias. E isto nao eh um aproveitamento oportunistico. Nao se adquire o passaporte portugues de forma subversiva, mas legal e numa forma de logica historica. Nao tenho vergonha de continuar a ter o passaporte portugues desde que isso nao me retire o direito ao timorense. Tenho, sempre tive e usarei para todo o sempre o passaporte portugues, mas nao participarei nem me imiscuirei em actos politicos portugueses. Por outro lado nunca escolherei viver em Portugal.Sou cidadao timorense mas possuo passaporte portugues tambem.

Anónimo disse...

milicias de '99 tao de volta, desta vez com o convite de Xanana!!!

Anónimo disse...

Podem la falar mal do Xanana mas nao hao de "apagar" o nome e aquilo que ele fez no coracao do povo.

Anónimo disse...

Sobre os Timorenses de passaportes Portugal, perguetem os antepassados Portugueses que iniciaram a colonizacao em Timor! Portugal poderia fazer mais do que apenas passaportes ou facilidades de trabalhar na Europa! Custos morais por ter abandonado a sua colonia durante seculos nao equivale no passaporte de apenas centenas Timorenses

Anónimo disse...

milicias de 99 estao de volta, desta vez a convite do Xanana, diz um anonimo ai em cima. Sera por isso que ele foi a Kupao abraca-los?
Ze Melicia

Anónimo disse...

Ze Milicia, Jose cinico, Fote Make Riba, etc,etc. E a forma como se inventa uma "multidao" no cyberspace.
Na vida real e muito mais dificil e as manifestacoes pro-Alkatiri sao uma grande prova disso. Hahaha...

Anónimo disse...

Anónimo das 11:01:17 PM: mas parece que mesmo assim foi pelo menos cinco vezes maior do que a dos pró-xananistas...

Anónimo disse...

O que? a quem e que a margarida quer enganar? Pensa que pode enganar algum leitor menos informado que possa ter aparecido so agora neste blog?

Tenha juizo e deixe de ser mentirosa e facciosa. Isso e o que sonhavam porque talvez assim poderiam ter evitado a queda do antigo governo mas isso nao aconteceu nao e verdade?

Anónimo disse...

cinco vezes maior foi o anunciado. Mas depois vieram aquelas explicações da dificuldade logística, como se a FRETILIN alguma vez tivesse tido essa dificuldade e no fim, ordeiramente lá acabaram a dar vivas a Xanana.
Foi preciso mandá-los embora depressa, não fossem pôr-se a dar vivas ao RH.

Anónimo disse...

Anónimos das 2:20:07 e das 3:28:21 AM : toda a gente que anda por aqui até sabe que foi por terem filmado a concentração dos manifestantes que estavam em Metinaro a caminho de Dili, que os boys do Xanana, Tara, Tilman, Salsinha, Railós Alfredo e Cª se enfureceram e partiram em mais uma operação punitiva desta vez a caminho das instalações da TV de Dili, apedrejando o edifício e trabalhadores e que por isso mesmo a TV até esteve uns tempos sem funcionar e agora até lá estão os australianos instalados a guardarem-na dia e noite. Só por ter mostrado a concentração dos manifestantes que era, como sabe, impressionante.

E eu disse que a manifestação da Fretilim teve pelo menos cinco vezes mais de participantes e você sabe que até há números bem maiores. Como também está farto de saber que quem veio com previsões nunca foi nem a Fretilin nem ninguém da Fretilin, mas os media amigos dos xananistas.

Anónimo disse...

Impressionante. Para quem? Viu as manifestações da FRETILIN do ano passado? Compare lá.

Observadores internacionais contaram 200 camiões, à média de 20 pessoas por camião, dá 4.000 pelas minhas contas.

Alkatiri em declarações à RTP, sentado no cadeirão do seu gabinete, disse que andava a controlar os seus apoiantes pois se 200.000 viessem manifestar-se podia acontecer uma guerra civil.

Vieram 4.000, claro que organizador disse 15 ou 20 mil, é o papel dele, e no fim gritaram viva Xanana.

Impressionante mesmo.

hehehe

Anónimo disse...

Anónimo das 5:29:13 AM: os "observadores internacionais" a que se refere foram antes as tropas australianas que empataram a caravana revistando os veículos um a um, ou haveria outros? Fiquei curiosa...

Anónimo disse...

Os da UNOTIL, ou estavam de férias?

Empataram tanto a caravana, como empataram a outra dias antes em Tíbar e Taci-Tolo, ou queria medidas discriminatórias?

Anónimo disse...

Anónimo das 7:13:43 AM: eu que passo a vida a defender o respeito pela vontade popular, queria lá medidas discriminatórias! Credo! Mas agora não sabia que os da UNOTIL não tinham mais nada para fazer do que andar a contar as viaturas.

Anónimo disse...

Ignoremos a quantidade dos manifestantes acima referenciados e vamos la falar da qualidade! Os que se concentraram em Metinaro, deduzo apoiantes do Mari, eram pacificos. Os que vinham la do lado da Fazenda Algarve, deduzo apoiantes do Xana, eram os incendiarios, ladroes, etc que so tem mente para resolver problemas da melhor maneira que conhecem: QUEIMANDO, ROUBANDO, APEDREJANDO, MATANDO, e certos anonimos acima tenho a certeza tambem vieram dessa Fazenda.
Fote Make Riba

Anónimo disse...

Exactamente, respeitando os princípios democráticos há timorenses bons e timorenses maus. E cabe a sua excelência julgá-los.

Fazenda só uso para os fatos.

Para mim vens de carrinho.

Anónimo disse...

FOte make riba,

Voce parece esta mal informado ou esta querendo enganar neste blog?

Os de Leste queimaram primeiro e depois veio a vira volta. e agora estao os de leste a provocarem outra vez no jardim de Nossa Senhora em Dili port.

Para que saiba, na parte de leste bem com oeste existem pessoas pro Xanana e tambem pro Mari.

Nao interpretam que da parte Leste pro Mari e parte oeste pro Xanana. Se assim pensarem, estao todos mal informados.

Anónimo disse...

Anonimo das 8:20: Quando me refiro a Fazenda Algarve, refiro-me aquele grande torrao de Timor que foi dado pelo Governo Portugues a um dos deportados que veio de Portugal ainda eu fazia chichi nas fraldas. Fazenda , significa "quinta"

Anónimo disse...

E pelo que diz e vai dizendo, parece-me que já regressou a essa fase derradeira. De voltar a fazer xi-xi nas fraldas.

A inveja não é você querer o que o outro tem (isso é a cobiça), mas querer que ele não tenha, é essa a grande tragédia do invejoso.

Os pusilânimes são propensos à inveja pois, como se diz no livro de Jó, a inveja mata os pequenos. E isto com razão, pois o medíocre acha que a prosperidade de outro impede a sua: o que é próprio de almas pequenas. (In Iob cp 5)

Anónimo disse...

Nao, ainda nao cheguei a essa fase derradeira. Mas todos nos iremos la chegar, incluindo voce!
Quanto a invejoso aonde e que foi buscar isso? Continue la a plantar o cafe e a explorar o pobre maubere para se enriquecer mais depressa! Sabe agora usa-se o dolar americano!
Quanto a cobicar, tenho que admitir que muitas vezes cobicei a mulher alheia, e verdade, mas e natural do ser humano. Sera que voce e mulher alheia?
E quem e o JO? Nao me diga que e amigo dalgum Bispo dai? E voce pertence as "Testemunhas de Jeovah"
Porra, aonde estoui metido!
Fote Make Riba

Anónimo disse...

O café que eu tenho, compro-o em grão já torrado ali na loja.

Anónimo disse...

O Fote Make Riba ja agora diga la se o governo Portugues tambem nao disponibilizou grandes terrenos para a comunidade arabe que radicou em Dili. Seja honesto!!
E quando fala de deportados isso so eleva o estatuto dos mesmos. Entao nao foram essas pessoas que foram deportadas para as colonias do ultramar por serem activistas contra o fascismo em Portugal continantal. Voces so deviam orgulhar-se deles. Nao e?
Pelos menos nao cairam em Timor de para-quedas como meros imigrantes de outros paises, incluindo o Iemen, a procura de melhores fortunas. Nao e verdade?

Anónimo disse...

O governo Portugues foi um grande Governo, deu tudo a toda a gente, principalmente a seus afilhados.
Nao eu nunca me orgulharia nem me orgulho de individuos que encontram na violencia (neste caso o rebentamento de bombas) a unica maneira de resolver seus problemas, assim como Timorense que sou nao me orgulho nada dos que andaram para ali a queimar, matar e a terrorrizar para correrrem com O Alkatiri. Mas isto do fascismo em Portugal e para os Portuguese discutirem. Eu so me referi a Fazenda Algarve como ponto geografico, quando falei dos manifestantes. Nao mencionei de quem era nem tao pouco me interessa, se la plantam cafe ou Mariuana!
E a proposito de melhores fortunas, tenho a certeza de que os da tal fazenda, ganharam o primeiro premio.

Anónimo disse...

E muito revelador como o anonimo de cima no meio de uma frase escreve "O Mari" com "O" maiusculo como se ele fosse "Mari O Grande".
Quanto as fortunas feitas ja lhe estou a ver o Mari a responder-lhe "entao nao sabe que quem ri por ultimo ri melhor". E foi o que aconteceu estes ultimos 4 anos. Nao foi? Grandes foram as fortunas acumuladas que fazem os da Fazenda Algarve comparativamente pobres.

Anónimo disse...

Talvez por querer 50/100anos de governo cognominaram de Mari O Grande (IMPERADOR MOURO 500BC)

Anónimo disse...

Grande tambem foram as fortunas acumuladas no tempo dos Bapas, por certos Timorenses. Eram capaz de tudo para encher a conta Bancaria em Portugal! Todos esses, que cabritos vendem mas cabras nao tem, sao os que estao a frente do problema de Timor! Deviam fazer as malas e irem passar umas ferias permanentes la no ALGARVE! Quanto ao O grande deve ter sido um lapso aqui no teclado do meu velho computas! O Mari ate por sinal e pequeno de estatura, mas tem muita mais qualidade e integridade que muitos "alturas" por ai!
Nao e por ter sido o Mari que foi obrigado a demitir-se que estou protestando! Podia ter sido o Joao o Manuel ou o Antonio, a Bui Mau ou o Maromac de Aileu. Estou protestando da maneira nao Democratica como a coisa foi feita!
Ainda nao compreendeu ou nao quer compreender!
Fote Make Riba

Anónimo disse...

Esqueci-me de mais uma coisa: Espero que quem de direito investigue se houve gamancos e se grandes fortunas foram feitas no tempo do Mari. Se houver provas que os levem aos tribunais e que sejam julgados e que apodrecam todos na prisao! Nao me arrefece nada!Se o que diz pode ser provado so sinto bastante que ainda nao aprenderam nada e continuem a ser uma cambada de ladroes!
Fote Make Riba

Anónimo disse...

Tivesse o Mari deixado haver eleições legislativas em 2002 e agora não se teria visto na necessidade de se demitir. Se as tivesse ganho, é claro. O que ele duvidava e por isso as recusou.

Quem com ferros mata.....

Anónimo disse...

FMR

Alegações em tribunal, com números de contas bancárias no ANZ em nome de Mari e do irmão, existem.
Onde alegadamente alguns milhões de dólares terão sido depositados.

Está tudo descrito na acção judicial interposta por um grupo petrolífero, num tribunal dos EUA.

Mas pelo menos aparecem com números de contas e respectivos nomes, datas de depósito e os valores envolvidos lá escarrapachados.

Está a ver uma petrolífera gastar dinheiro numa acção dessas e ter gasto dinheiro na investigação que não deve ter sido barata, para ser tudo invenção?

O tribunal entretanto, declarou-se incompetente para julgar essa acção, que não é o mesmo que dizer que as alegações não possam ser verdadeiras. Também não quer dizer que o sejam. Nem sequer foram apreciadas o que é diferente.

Anónimo disse...

Anónimo das 1:09:24 AM: e insiste, e insiste, e insiste com essa do Alkatiri não ter deixado haver eleições em 2002, quando está fartinho de saber que esse foi um CONSENSO estabelecido com todos os autores políticos em 2001 e que a ideia foi do Xanana!

Anónimo das 1:53:38 AM: e também sabe que por difamações como as que escreveu o Alkatiri pôs uma acção em Tribunal contra o Presidente do PD não sabe? Que tal esperar pelo veredicto?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.