The question is not whether Xanana was instrumental in Timor’s liberation, what is being questioned is his ability to lead Timor Leste as President.
His speeches to the nation during this term as President have been inflammatory and provocative, and failed to promote unity in Timor Leste. The President always looked for some point of conflict to which he can exploit to discredit the Mari led Government. He has been a President of little principle.
His handling of the crisis has been disastrous. He trusted an outlandish media report from an Australian over any legal principles in his insistence for the removal of a legitimate Prime Minister. His failure to understand the constitution or his ignorance of it during the crisis only perpetuates an image of an individual hungry for power.
The President’s lack of impartiality during the crisis was the catalyst for all the problems in Timor Leste now. It is interesting that the President fails to show his face in the refugee camps, it was interesting that as Supreme Commander of the Armed Forces he was not present in the burial of soldiers at Metinaro.
.
quarta-feira, agosto 09, 2006
Dos leitores
Por Malai Azul 2 à(s) 16:44
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
36 comentários:
Algumas questoes que ficam no ar.
Quem mandou os peticionarios sairem em massa?
Quem mandou Alfredo e seus majores abandonarem a cadeia de comando e se refugiarem em Aileu?
Quem transportou Paulo de Fatima Martins para sair de Dili em direccao a Laulara?
Quem mandou Railos atacar a F-FDTL em Tasi Tolu?
Quem mandou Alfredo ocupar casa em Matadouro?
Quem mandou Abilio atacar a casa do Ruak?
Quem entregou arma ao Leandro Isac no ataque a casa do Ruak?
Enfim muitas mais questoes estao ainda no ar.
Poruqe nao se ouve mais a voz do Salsinha?
Porque nao ouve a versao de Abilio Mausoko?
Poruqe nao se deixa falar o Alfredo Reinado?
E poruqe o PR de Timor-Leste esta neste silencio hermetico?
Dem-me um nome de outra pessoa que poderia ser PR e merecer o respeito de todos os timorenses apos a independencia!!
Ja! nao vale a pena mandarem bujardas sem oferecerem alternativas serias. E e bom que se comece a pensar agora porque quer queiram quer nao, o proprio tem dito ha longa data que nao vai aceitar uma nova candidatura nas proximas eleicoes.
Acho que vai ser um periodo muito dificil para Timor quando os timorenses tiverem que enfrentar uma eleicao presidencial sem Xanana como candidato e ja falta pouco.
Espero que haja alguem com a mesma capacidade, dedicacao, sentido de abnegacao, carisma, pacificador e merecedor de todo o povo como Xanana demonstrou ser.
Nao consigo pensar em nenhum senao o RH ou mesmo o Bispo Belo. A ver vamos.
quem e abilio mausoko?????
Anon Quarta-feira, Agosto 09, 2006 5:38:03 PM
pffff........
5:38:03 PM
"dem-me um nome de outra pessoa que poderia ser PR"
XAVIER AMARAL
Ao Anónimo de Quarta-feira, Agosto 09, 2006 5:38:03 PM
Primeiro duas ressalvas:
Xanana, pacificador? Estou a ver a sua noção paz e de pacificação.
Quanto ao Sr. Bispo, deixo-o a tratar das almas que, ainda assim, é o que faz de menos mal.
Quanto a possíveis candidatos a Presidente. Poderá haver vários. Pense lá um pouco. Eu ajudo-o:
— Ramos-Horta: Tem razão. Prémio Nobel da Paz e reconhecido internacionalmente.Acho que pode ser um dos candidatos. Estou mesmo em crer que se tornarem o orçamento da Presidência um pouco mais robusto na rubrica "deslocações ao estrangeiro", estar-se-à mesmo nas tintas se a Constituição lhe dá muitos ou pouco poderes.
— Claúdio Ximenes: Actual Presidente do Tribunal de Recurso. No meio de toda esta confusão, e apesar dos ataques a que o Orgão de Soberania a que preside foi alvo, manteve um intocável sentido de Estado e de cumprimento da LEI. Talvés por essa razão os intriguistas do costume, os traidores, os amigos de Balibar, os amigos do mar do Sul e os outros que estão do lado de lá do Pacífico, não tarda, devem querer vê-lo é pelas costas.
— Rui Araújo e Estanislau da Silva: Actuais vice primeiros-ministros. Ambos têm um excelente trabalho desenvolvido em todo o País, nas áreas dos Ministérios que tutelam (Saúde e Agricultura).
— Ana Pessoa: Ministra da Administração Estatal. Uma mulher com enorme sentido de Estado (até já pode ser esta a frase de campanha).
Vê? De uma penada cino pessoas!
Mas deve haver mais. Não acredito que os partidos da oposição, com o "excelente trabalho" que fizeram, dentro e fora do Parlamento, não tenham conseguido identificar um único líder, que se prontifique a ser candidato.
Ou será que a oposição só tem Xanana?
(Alguém me está a dizer que os partidos durante estes anitos não fizeram grande coisa. Será verdade? Até custa a crer, tanto tempo...)
Para terminar, porque não me parece que sejam dois nomes a excluir: Lu Olo e Taur.Porque não?
Se houvesse por aí uma empresa de sondagens, já poderíamos tirar algumas teimas.
Xavier do Amaral? Passou de prazo. O proprio ja disse que por razoes de idade e saude ja nao contempla essa opcao.
Rui Araujo e Estanislau da Silva? Capazes sim senhor nas areas que tutelaram. Mas capazes de unificar uma nacao um povo? Duvido! Alias o unico dos dois capaz de ganhar a confianca de todos os segmentos da sociedade seria o Dr. Rui Araujo por ser Independente.
Claudio Ximenes? Grande jurista e juiz de carreira. Mas a sua personalidade nao se adaptaria a uma funcao de Presidente da republica. Mais ainda, seria uma grande perda no sector em que ele faz mais falta. So faltava agora tirar um homem tao competente de um dos pilares do estado tao importante e carenciado de bons quadros profissionais.
Ana Pessoa? Impossivel! Ela e uma das personalidades mais constestadas logo a seguir ao Mari Alkatiri. E onde e que sa se ouviu falar de uma Presidente que nao sabe falar uma das linguas oficiais? Ai Timor!
Luolo? Ouco dizer que homem ate e desprezado por muitos na sua terra natal. Imagino o que terra feito por la.
Taur Matan Ruak? Antes da crise talvez, depois desta crise duvido muito. Alias nao acredito que ele alguma vez aceitasse desempenhar essa funcao.
O anonimo anterior poe claro nas suas palavras a razao do porque que pensa ser facil substituir o Xanana e por isso mesmo apresentou os nomes que apresentou.
Xanana PR da oposicao e talvez Estanislau ou Ana Pessoa PR da Fretilin?
O PR deve ser representante de uma toda nacao e nao so de um partido politico ou segmento da sociedade. Apesar das criticas descabidas ao Xanana, a maioria ESMAGADORA reconhece a lideranca de Kay Rala Xanana Gusmao, o seu PR eleito.
Se essas pessoas sao os melhores que o anonimo anterior pode encontrar devo dizer que Timor vai enfrentar um grande problema. E so esperar pelas proximas eleicoes e ja vamos ver o que estou a tentar dizer.
"dem-me um nome de outra pessoa que poderia ser PR"
Arsenio Bano, Taur Matan Ruak, Lu Olo, D. Carlos F X Belo, ....
Xanana deve ir mais e cultivar aboboras e vender bananas....
dude, wake up!!! this guy tried to to remove a legitimately elected government!!!
Tradução:
A questão não é se Xanana foi instrumental na libertação de Timor, o que está a ser questionado é a sua capacidade para liderar Timor-Leste como Presidente.
Os seus discursos à nação enquanto Presidente têm sido inflamatórios e provocadores e falharam na promoção da unidade em Timor-Leste. O Presidente procurou sempre explorar pontos de conflito para desacreditar o governo de Mari. Tem sido um Presidente de poucos princípios.
A sua gestão da crise tem sido desastrosa. Na sua insistência em remover um Primeiro-Ministro legítimo passou por cima de qualquer princípio legal e confiou numa reportagem dum media estrangeiro Australiano. O seu falhanço em compreender a Constituição ou a ignorância dela durante a crise só perpetua a imagem dum homem esfomeado pelo poder.
A falta de imparcialidade do Presidente durante a crise foi catalítica para todos os problemas de Timor-Leste agora. É interessante que o Presidente falhe em dar a cara nos campos de deslocados, foi interessante que como Comandante Supremo das Forças Armadas não esteve presente no funeral dos soldados em Metinaro.
Eu sei de um:
MALAI AZUL MARGARIDA DA SILVA DE LOS PALOS
E eu tambem sei de outro:
FRANCISCO XAVIER LOPES DA CRUZ, nascido em Timor-Leste, homem de palavra, que foi Governador no tempo dos Bapas. Acho que ainda pertence a UDT
Sukaer Musan
E eu tambem sei de outro:
FRANCISCO XAVIER LOPES DA CRUZ, nascido em Timor-Leste, homem de palavra, que foi Governador no tempo dos Bapas. Acho que ainda pertence a UDT
Sukaer Musan
Arsenio Bano para Presidente da Republica? Nao me facam rir. Uma coisa e ser Ministro de reinsercao comunitaria outra coisa e ser PR.
Marquem as minhas palavras porque ainda vamos ter um grande problema em eleger o proximo PR.
ao anonimo das 7:31:28 PM que disse: "dude, wake up!!! this guy tried to to remove a legitimately elected government!!!"
Quando e que voce vai reconhecer que o antigo governo nao foi formado atraves de um sufragio universal para as legislativas?
Um governo so pode ser formado pelo partido maioritario no Parlamento eleito por um sufragio universal, livre, directo e secreto. Desde quando e que as eleicoes de 2001 foram realizadas para eleger um Parlamento Nacional?
Acordem e aprendam de uma vez por todas a diferenca entre uma ASSEMBLEIA CONSTITUINTE formada com o mandato unico para redigir uma constituicao e um PARLAMENTO NACIONAL com poderes legislativos e para formar um governo.
So um Parlamento Nacional LEGITIMAMENTE eleito por sufragio universal (Art 93 da CRDTL) pode formar um governo LEGITIMO.
O QUE DEVIA ACONTECIDO:
1- Assembleia Constituinte dissolvida depois de completar o seu mandato (redigir a constituicao)
2- Sufragio universal para eleger um Parlamento Nacional de acordo com o Artigo 93 da Constituicao da RDTL
3- Partido maioritario com assento no Parlamento Nacional (LEGITIMO) forma um governo LEGITIMO.
O QUE ACONTECEU FOI:
1- Sufragio Universal para Assembleia Constituinte com o mandato unico de redigir a constituicao.
2- Assembleia Constituinte AUTO-TRANSFORMOU-SE num Parlamento Nacional (sem legitimidade popular conferida atraves de um sufragio universal como manda o Art 93 da Constituicao da RDTL)
3- Parlamento Nacional ILEGITIMO formou um governo ILEGITIMO
Ja comprendeu? Se mesmo assim ainda e demasiado complicado para a compreensao de alguns posso arranjar maneira de pintar umas figuras de banda desenhada se o Malai Azul prometer coloca-los neste blog.
Anónimo das 10:49:23 PM: você é que não quer compreender que o que é lei é o que estes senhores assinaram e que lhe torno a lembrar:
Constituição da República Democrática de Timor-Leste (...)
Artigo 167.º
(Transformação da Assembleia Constituinte)
1. A Assembleia Constituinte transforma-se em Parlamento Nacional com a entrada em vigor da Constituição da República.
2. O Parlamento Nacional tem no seu primeiro mandato, excepcionalmente, oitenta e oito Deputados.
3. O Presidente da Assembleia Constituinte mantém-se em funções até que o Parlamento Nacional proceda à eleição do seu Presidente, em conformidade com a Constituição.
Artigo 168.°
(II Governo Transitório)
O Governo nomeado ao abrigo do Regulamento da UNTAET n.° 2001/28 mantém-se em funções até que o primeiro Governo Constitucional seja nomeado e empossado pelo Presidente da República, em conformidade com a Constituição.
Artigo 169.º
(Eleição presidencial de 2002)
O Presidente da República eleito ao abrigo do Regulamento da UNTAET n.º 2002/01 assume as competências e cumpre o mandato previsto na Constituição.
Artigo 170.º
(Entrada em vigor da Constituição)
A Constituição da República Democrática de Timor-Leste entra em vigor no dia 20 de Maio de 2002.
Aos 22 de Março de 2002, a Assembleia Constituinte da República Democrática de Timor-Leste, eleita em 30 de Agosto de 2001, aprovou a presente Constituição, a qual vai ser assinada pelos seus oitenta e oito Deputados:
Presidente da Assembleia Constituinte,
Francisco Guterres ‘Lú-Olo’
(Fretilin)
Vice-Presidente,
Francisco Xavier do Amaral
(ASDT)
Vice-Presidente,
Arlindo Marçal
(PDC)
Deputados
ASDT
Afonso Noronha
Feliciano Alves Fátima
Jacinto de Andrade
Maria da Costa Valadares
Pedro Gomes
FRETILIN
Adalgisa Maria Soares Ximenes
Adaljiza Albertina Xavier Reis Magno
Adérito de Jesus Soares
Alfredo da Silva
Ana Maria Pessoa Pereira da Silva Pinto
António Cardoso Machado
António Cepeda
Arão Nóe de Jesus da Costa Amaral
Armindo da Conceição Freitas
Augusto da Conceição Amaral
Cipriana da Costa Pereira
Constância de Jesus
Elias Freitas
Elizario Ferreira
Flávio Maria da Silva
Francisco Carlos Soares
Francisco Kalbuadi Lay
Francisco Lelan
Francisco M.C.P. Jerónimo
Francisco Miranda Branco
Gervásio Cardoso de Jesus da Silva
Gregório Saldanha
Jacinto Maia
Jacob Martins dos Reis Fernandes
Januário Soares
Jerónimo da Silva
Joaquim Amaral
Joaquim Barros Soares
Joaquim dos Santos
José Andrade da Cruz
Josefa A. Pereira Soares
José Maria Barreto Lobato Gonçalves
José Maria dos Reis Costa
José Soares
José Manuel da Silva Fernandes
Judit Ximenes
Lourdes Maria Mascarenhas Alves
Luisa da Costa
Madalena da Silva
Manuel Sarmento
Marí Alkatiri
Maria Avalziza Lourdes
Maria Genoveva da Costa Martins
Maria José da Costa
Maria Solana da Conceição Soares Fernandes
Maria Teresa Lay Correia
Maria Teresinha da Silva Viegas e Costa
Mario Ferreira
Miguel Soares
Norberto José Maria do Espírito Santo
Osório Florindo
Rosária Maria Corte-Real de Oliveira
Rui António da Cruz
Vicente Soares Faria
Independente
António da Costa Lelan
KOTA
Clementino dos Reis Amaral
Manuel Tilman
PD
Aquilino Ribeiro Fraga Guterres ‘Ete Uco’
Eusébio Guterres, SH
Samuel Mendonça
Ir. Mariano Sabino Lopes ‘Assa Nami’
Paulo Alves Sarmento ‘Tuloda’
Dr. Paulo Assis Belo ‘Funu Mata’
Rui Meneses da Costa, SE ‘Lebra’
PDC
António Ximenes
PL
Armando da Silva
PNT
Aires Francisco Cabral
Aliança da Conceição Araújo
PPT
Ananias do Carmo Fuka
Jacob Xavier
PSD
Fernando Dias Gusmão
Leandro Isac
Lucia Maria Lobato
Mario Viegas Carrascalão
Milena Pires
Vidal de Jesus “Riak Leman”
PST
Pedro Martires da Costa
UDC/PDC
Vicente da Silva Guterres
UDT
João Viegas Carrascalão
Quitéria da Costa
http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/Constituicao%20Timor%20Leste.pdf
Margarida:
Essa sua cassete ja cansa!
E por ter sido assinado por todos esses "ricos" senhores quer dizer que e legitimo quando a constituicao diz que o Parlamento deve ser eleito por Sufragio Universal, livre, directo e secreto (Artigo 93 da Constituicao da RDTL)?
E quanto ao argumento de um outro anonimo de que as pessoas sabiam que a assembleia constituinte ia transformar-se num Parlamento Nacional e que por isso a legitimidade popular tinha sido conferida por conhecimento desse acto, aqui esta um exerto de um levantamento, realizado pela ONG internacional "The Asia Foundation", sobre o conhecimento dos eleitores relativamente as eleicoes de 2001 para a assembleia constituinte.
Diz ai que somente 5% dos eleitores sabiam que as eleicoes eram para uma assembleia constituinte e que 61% pensavam que eram para as presidenciais?
95% nem sabia que as eleicoes eram para uma constituinte e querem dizer que sabiam que a tal constituinte que desconheciam se ia transformar em PARLAMENTO NACIONAL? Isso e pior que atirar areia para os olhos. E julgar que os leitores deste blog sao todos uns atrasados mentais.
A margarida percebe muito bem o Ingles por isso nao preciso de traduzir.
*EXCERPT*
"VOTER EDUCATION
• 32% of eligible voters in East Timor have not heard about Civil Registration. Those East Timorese without access to media and in the more remote east and west of the country are least aware.
• While 75% of eligible voters have heard that there will be an election this year, only 30% know that the election is scheduled for August 30.
• Only 5% of eligible voters correctly stated that the election will be for a Constituent Assembly. 61% think the upcoming election is for the presidency.
• 94% of respondents said that they would vote. This does not guarantee a large turnout, though, since a majority believe the election to be for something other than the Constituent Assembly.
• Only a slim majority, 52%, said that voting in the 2001 election will make a difference. Men and better educated East Timorese are more confident of the impact of voting.
• There is a lack of knowledge about the political parties that currently exist.
• Riots and political party-related violence are the two most prominent concerns expressed in relation to the electoral process.
• 56% of respondents indicated that the presence of election observers would increase their confidence that the election will be free and fair.
• While a majority of respondents expressed a preference for both East Timorese and foreign election observers, only 7% specifically expressed a preference for foreign observers."
The complete report available at: http://www.asiafoundation.org/pdf/EastTimorVoterEd.pdf [355k]
Toda a razao ao anonimo das dez da manha. Lembre-se no entanto que nem todos concordaram com a transformacao da Assembleia Constituinte em Parlamento Nacional mas so um nao tomou o seu lugar como deputado.
Anónimo das 11:39:55 PM:
O que os eleitos pelo povo em 2001 decidiram está decidido. Aliás eles foram eleitos precisamente para decidir o destino do seu povo e não há nenhuma jurisdição acima deles. Eles decidiram e mais nada. Ponto final parágrafo.
Eles foram eleitos para redigir a constituicao e para isso foram eleitos para a assembleia constituinte. Nada mais nada menos!
Nao era deles o poder legitimo de transformar a assembleia constituinte em Parlamento Nacional passando por cima do artigo 93 da constituicao que eles proprios redigiram.
O artigo 93 da constituicao estabelece que um Parlamento Nacional da Republica Democratica de Timor-Leste deve ser eleito por sufragio universal, livre, directo e secreto.
O que fizeram foi uma usurpacao do poder soberano do povo. E por isso que o governo da fretilin e ilegitimo.
Nos nem estariamos a ter esta discussao se a fretilin tivesse feito a coisa acertada naquela altura e tivessem aceite eleicoes gerais para as legislativas depois da dissolucao da assembleia constituinte uma vez terminado o seu mandato de ridigir a constituicao.
Tivesse feito isso, hoje ninguem poderia seriamente por em duvida a sua legitimidade para governar.
Decidiram está decidido? Se decidissem pôr na Constituição que Ataúro passava a colónia de férias da FRETILIN também estava decidido?
Pelos vistos ainda não se livrou dos dogmas da usurpação do poder.
É claro que a disposição transitória de metamorfose da Constituinte, contraria o Artº 93º.
Ainda estou para perceber o que os fez ter medo de eleições Legislativas nessa altura.
Terá sido o arrepio de terem assgurados "80%" que depois foram 57%? E se nas seguintes a coisa descia na mesma proporção?
É que entretanto Xanana já tinha sido eleito e com 83%. E se lhe desse para pôr a boca no trombone e esclarecer a população que ele não era FRETILIN (como a FRETILIN propagava que ele era durante a campanha), a coisa podia complicar-se muito.
Brincar com o povo, mais cedo ou mais tarde dá mau resultado.
É sempre assim. Só não percebo porque ainda teimam. Será que pensavam que por ser Ilha (meia ilha), podiam brincar de Fidel?
Se nem esse vai ficar para semente.
Anónimos das 2:04:21, 2:13:59 AM e 3:23:37 AM: Eles foram eleitos para redigir a Constituição e consta da Constituição a transformação da Constituinte em Parlamento Nacional e todos os deputados assinaram o texto constitucional onde isso está escrito com todas as letras.
Dois terços dos deputados podiam aprovar o que quisessem, não há impossibilidade de aprovar fosse o que fosse, havendo os dois terços.
E é óbvio que o artigo 93 é para depois de 2007 e tem exactamente a mesma legitimidade que têm os restantes artigos, porque a legitimidade vem-lhe da aprovação de mais de dois terços dos deputados.
E é óbvio que se os tais mais de dois terços de deputados tivessem decidido que “Ataúro passava a colónia de férias da FRETILIN também estava decidido”. Só que a Fretilin precisamente porque não se quis usurpar do poder não o propôs. Tudo o que a Fretilin propôs na Constituição foi a favor dos interesses da maioria do povo de Timor-Leste, da sua soberania e independência nacional.
Está lá escrito que o artº 93º só vale para 2007?
Onde que eu não vi isso lá escrito?
Os deputados assinaram testemunhando que aquela foi a constituição aprvada, não que dizer que os 88 tivessem votado favoravelmente a constituição.
Porque não aconteceu assim.
E é claro que 2/3 dos deputados não podiam aprovar o que quisessem.
Era só o que faltava.
E se decidissem na Constituição ilegalizar todos os outros partidos, podiam? Claro que não.
E porque não?
Porque há limites materiais em democracia ao que pode e deve constar numa Constituição.
E auto transformar-se numa coisa para a qual não foi eleita não devia ter sido escrito. Foi usurpação do voto popular.
Mas o povo, a seu tempo, vai disso ser muito bem esclarecido. Disto e das restantes mescambelhices na Constituição.
Não se pode usurpar o voto popular e ficar impune.
Pode memorizar isto.
Esteja atenta.
Anónimo das 5:22:57 AM: pois se é em 2007 que estão previstas as eleições para o Parlamento, é óbvio, que o artº 93º só começa a valer nessa altura, não acha?
E se você mesmo diz que os “deputados assinaram testemunhando que aquela foi a constituição aprovada” está a reconhecer que mais de dois terços dos deputados da Constituinte aprovaram a Constituição. Foi precisamente isso que eu disse.
E é claro que 2/3 dos deputados podiam aprovar o que quisessem desde que tivessem os tais 2/3 dos votos, mas se só aprovaram questões abrangentes e democráticas é um mérito que terá que conceder à Fretilin, porque sem a Fretilin é que nada poderia ser aprovado.
E foi exactamente por isso, porque a Fretilin quis uma Constituição abrangente, democrática, moderna e tolerante que os partidos não só não foram ilegalizados, como até foi aprovado que o “povo exerce o poder político através do sufrágio universal, livre, igual, directo, secreto e periódico”, que o “Estado valoriza o contributo dos partidos políticos para a expressão organizada da vontade popular e para a participação democrática do cidadão na governação do país” e que o “Parlamento Nacional é o órgão de soberania da RDTL, representativo de todos os cidadãos timorenses com poderes legislativos, de fiscalização e de decisão política.
Não é nada óbvio porque não está lá isso escrito. Poderiam ser em 2002.
Só não o foram porque depois (em artº posterior), virando o bico ao prego, decidiram que afinal não lhes dava jeito ir a votos em 2002.
O que não abona em favor da democracia representativa.
Eu nunca disse que a Constituiçlão não foi aprovada por 2/3. O que digo e mantenho é que pelo facto de todos terem assinado, tal não significa que todos a tivessem aprovado.
H muito que não lia essas expressões: abrangentes e democráticas. Esqueceu-se das amplas liberdades?
Repito:
Mas o povo, a seu tempo, vai disso ser muito bem esclarecido. Disto e das restantes mescambelhices na Constituição.
Não se pode usurpar o voto popular e ficar impune.
Pode memorizar isto.
Esteja atenta
O anonimo das 10:49:23 representa o povo de Timor Leste!
Voce faz-me rir com tanta trapalhada! O Mundo reconheceu o Governo de Alkatiri! So voce e que nao!
Porque nao organizou marchas para protestar contra essa "ilegitimidade" logo na altura?
Pouco a pouco estou vendo uma replica de Xanana em voce!
Fote Make Riba
Anónimo das 7:11:28 AM: o que foi aprovado foi uma Constituição com 170 Artigos e todos os artigos têm exactamente a mesmíssima legitimidade, que é terem sido aprovados por mais de dois terços dos deputados.
Como aliás para a Constituinte foram eleitos 88 deputados e todos têm a mesmíssima legitimidade que lhes foi dada pelo voto popular.
Nao esquece Mario ou Joao Carrascalao, Jose Luis Guterres.
O mundo não reconhece governos, reconhece estados.
A ONU reconheceu o Estado de Timor-Leste. Tanto fazia que fosse PM o Alkatiri como o Fote Make Riba.
Claro que se fosse este último, o mundo ria-se com vontade.
Concordo com o anonimo 8:17:49.
He..he..he...
Quinta-feira, Agosto 10, 2006 8:17:49 AM
O mundo sempre reconhecem o Governo. O estado funciona atraves dos Governos. O estado nao existe sem Governo e o Governo sem estado.
Ao anonimo das 1:04:07, e evidente e logico! So o anonimo das 8:17 e que diz o contrario! Aliaz ele e contra tudo! Ate diz que o governo de Mari nao era legal! Deve ter sido treinado la para as bandas de Java!
Sukaermusan
O povo tem sempre razão, mas se fosse mais culto, teria muito mais razão.
Mais um pseudonimo a juntar para a lista do Fote Make Riba. "sukaermusan". Torna-se obvio quando insiste em dizer que ha os que defendem a ilegalidade do governo de Mari aqui neste blog.
"Ilegalidade" sim Timor tao rico com os pessoas que comprendem os leis, atraves mais do que sao formados neste disciplina.
Eu ja vi estados sem governo.
Mas ainda nao vi governo sem Estado.
O maior estado sem governo foi quando o Mari foi PM.
E na mesma altura o Horta era MNE! Tem piada! Andava a passear pelo mundo com o dinheiro dele. Qualquer dia, com o que esta a acontecer em Timor, nao havera estado nem governo!
Enviar um comentário