terça-feira, agosto 22, 2006

Dos leitores

Tradução da Margarida.

"As F-FDTL serem a continuação do braço armado da Fretilin é uma grande causa de preocupação para todos nós "

È mesmo ignorante? Tem tão pouco entendimento da história Timorense? É realmente Timorense? Arriscaria dizer que não é, porque com certeza cada Timorense sabe que as FALINTIL são as forças armadas para todos os Timorenses, e não de qualquer partido político. As FALINTIL deixaram de ser o braço armado da FRETILIN nos anos de 1980!!!!!

E a todos os que têm contas a ajustar com as F-FDTL. Deixem-me dizer-lhes duas coisas, o golpe armado não teve sucesso porque o comando das forças armadas se manteve leal a um governo democraticamente eleito, diferente dos traidores Reinado e cª.

As forças armadas precisam de ser estruturadas, mas somente para lhe darem apoio extra tal como tribunais militares e comissões para lideram com assuntos como salários, etc. Se houvesse um tribunal militar já instituído, então Salsinha (que foi despromovido por contrabando, não por ser do oeste), teria sido mandado para a prisão e não estaria numa posição de (poder) explorar a situação e encobrir as suas razões escondidas. Quanto a Taur Matan Ruak e ao comando das forças armadas – merecem elogios por se manterem com o governo Timorense.

O único comando que precisa de ser removido é o da PNTL, que se desintegrou completamente e Paulo Martins precisa de ser detido e investigado.

As F-FDTL - apoie você a FRETILIN, PSD, PD, UDT ou qualquer outro partido político -, lutaram no interesse de todos nós pela independência e mesmo hoje continua a proteger-nos contra os que tentaram lançar um golpe para remover um governo eleito democraticamente. São heróis.

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que as FDTL sejam o exército nacional, isto é, ao serviço do país, estamos todos de acordo.
Nem podia ser outra maneira num país democrático.
Só nos países em que vigoram ditaduras, normalmente de esquerda é que os exércitos tem outras funções além da defesa da integridade do território, como guardas da revolução, cães de fila do partido, etc...

O problema com as FDTL, tal como o PR relatou da conversa que TMR com ele teve, foi a tentativa da FRETILIN em controlar as FDTL, como braço armado do partido. A acrescência do prefixo Falintil na Constituição não foi obviamente inocente e teve como objectivo fazer confundir um exército nacional com o braço armado do partido desde 1975 até 1990.

Porque TMR não se deixou convencer nunca por essa manobra é que a indigitação dele para CEMGFA (que tinha de partir do governo), estava congelada.

Como se vem vendo, as peças encaixam todas que nem um puzle.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.