terça-feira, agosto 22, 2006

2 polícias australianos feridos em Díli, 3 timorenses detidos -GNR

Díli, 22 Ago (Lusa) - Dois polícias australianos sofreram hoje feriment os ligeiros quando as viaturas em que seguiam foram apedrejadas em Díli, num inc idente que resultou na detenção de três dos alegados atacantes, disse à Lusa o c omandante da GNR em Timor-Leste.

O capitão Gonçalo Carvalho contou que efectivos da polícia australiana acorreram a confrontos entre grupos rivais na zona do bairro de Comoro e quando tentavam serenar os ânimos, "foram atacados por jovens que alegadamente estão a viver no campo de deslocados" existente junto ao aeroporto, na saída ocidental d e Díli.

Durante o ataque, feito por cerca de 30 jovens que terão estado envolvi dos nos confrontos com um grupo rival, os polícias australianos "abrigaram-se at rás das viaturas e fizeram disparos com fogo real para o ar", tendo solicitado o apoio da GNR devido à dificuldade em conter os distúrbios.

Quando chegaram ao local, os militares da GNR "efectuaram disparos com munições de borracha para dispersar os atacantes", que terão fugido para dentro do campo de deslocados, o maior da cidade de Díli.

As três viaturas em que seguiam os agentes da polícia australiana ficar am "praticamente destruídas", disse à Lusa o capitão Gonçalo Carvalho.

Após o ataque, ocorrido cerca das 17:45 locais (09:45 em Lisboa), o ace sso à zona do aeroporto internacional Nicolau Lobato a partir do centro da cidad e esteve cortado durante cerca de duas horas, enquanto decorria a operação de id entificação dos alegados atacantes, de que resultou a detenção de três jovens.

A polícia australiana alegou uma "situação muito perigosa" para justifi car o corte da estrada de acesso ao aeroporto.

Em Díli existem quatro campos de deslocados, onde as autoridades estima m que se encontrem 82 mil pessoas.

JCS.

1 comentário:

Anónimo disse...

"foram atacados por jovens que alegadamente estão a viver no campo de deslocados" existente junto ao aeroporto, na saída ocidental de Díli.(...)

Quando chegaram ao local, os militares da GNR "efectuaram disparos com munições de borracha para dispersar os atacantes", que terão fugido para dentro do campo de deslocados, o maior da cidade de Díli."

Pensava que os que se abrigam nos campos de deslocados eram as vitimas dos "golpistas" e agora sao eles tambem que atacam as forcas policiais que procuram restaurar a normalidade? E fazem-no a mando de quem?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.