terça-feira, agosto 22, 2006

Dos leitores

Tradução da Margarida.


Penso que está completamente esquecido do facto de Mari estar preparado para assumir as suas responsabilidades como líder durante a crise. Se as inúmeras alegações contra Mari são fundamentadas ou não deve ser-lhe dado o crédito de ter resignado a pedido dos que não querem parar (face) a nada para alcançar os seus objectivos que se estão a tornar mais claros

Está a chegar a altura de o Presidente ser escrutinado e também de assumir as suas responsabilidades quanto às suas acções antes e durante a crise. Uma das suas acusações mais sérias, que a liderança da FRETILIN era ilegal, já foi declarada incorrecta, pelos os juízes do mais alto tribunal Timorense que deram uma sentença unânime e conclusiva. Um outro exemplo foi a sua comunicação pública em que dividiu as pessoas dos distritos do leste e do oeste (o discurso de Manatuto a Oecussi) e de que resultou o queimar do mercado de Taibessi e o início dos confrontos entre grupos dos distritos do leste e do oeste. Ele deve explicar o pedido de resignação de um Primeiro-Ministro usando um programa duma televisão Australiana como evidência fundamentada e sem o pedido de uma investigação formal. O Presidente deve explicar porque é que os Amotinados/Peticionários continuam a guardar fidelidade ao Presidente, ele está na companhia dos que cujas acções atingiram a subversão ou conspiração contra o Estado (lembre-se que é alegado que o Presidente providenciou habitação para Alfredo que mais tarde foi apanhado com armas).

Há muitas alegações sérias que podem ser levantadas contra o Presidente, ele deve ser responsabilizado por algumas das suas acções durante a crise. Não estou a alegar que o Presidente é culpado de algum erro, o que defendo é que tal como Mari o Presidente deve também assumir as suas responsabilidades e se no fim se concluir que as suas acções foram justificadas então podemos dizer que o que o Presidente fez foi certo para o povo. Timor deve estar pronto para aceitar os factos, o Presidente, o Governo e outras instituições devem ser escrutinadas se queremos descobrir o que realmente provocou a crise corrente.
.

5 comentários:

Anónimo disse...

Continua-se a aguardar qual o Artigo da Constituição que o PR violou, fundamentando-se em que medida esse artigo foi violado.
Até lá, só se pode concluir que teve comportamento exemplar, ou não?

Anónimo disse...

"Há muitas alegações sérias que podem ser levantadas contra o Presidente, ele deve ser responsabilizado por algumas das suas acções durante a crise."

Pode especificar que alegacoes serias sao essas, e quais as bases legais que justificam essa "responsabilizacao" por parte do presidente de que voce fala??

Responsabilizar-se porque?

Anónimo disse...

Mas para se fazer uma investigacao ao PR e preciso mais que alegacoes!

O Rogerio e Mari estao sob investigacao nao so porque o Rai Los disse o que disse. Ele tinha realmente armas na sua posse que disse ter sido fornecidas por Rogerio a mando do Mari; o Rogerio confirmou que pelo menos o RaiLos tinha sido recrutado para servir de "pisteiro" para a PNTL; o Mari confirmou ter tido uma reuniao com o RaiLos no dia 8 de Maio como o Rai Los alegou embora o Mari tenha dito que nao foi com o fim alegado; O Rogerio Lobato confirmou em declaracoes a PGR que o Mari estava a par do armamento do Rai Los o que Mari nega, etc,etc. Quer dizer ha muitas factos ja estabelecidos que justificam uma investigacao mais detalhada para se apurar a verdade.

Agora em relacao ao PR o que eh que existe? Uma alegacao do Alfredo a dizer que o PR eh que lhe deu a casa? Ou que eles sao leais ao PR?
E eh com base nisto que voce quer abrir um inquerito sobre o PR? Vamos ser serios que isto nao eh uma brincadeira!

Anónimo disse...

Anónimo das 9:45:14 PM: releia s.f.f. o discurso à nação do PR de 22 de Junho (está aqui completo no arquivo de 24 de Junho do timor-online) e fale depois.

Anónimo disse...

Quinta-feira, Agosto 24, 2006 9:45:14 PM "Mas para se fazer uma investigacao ao PR e preciso mais que alegacoes!"

Mais uma vez repito: "Ele está na companhia dos que cujas acções atingiram a "subversão" ou "conspiração" contra o Estado (lembre-se que é alegado que o "Presidente providenciou habitação para Alfredo que mais tarde foi "apanhado com armas")."

Penso que o actos de Presidente durante o crise e serio.Estou falar de um inquerito, nunca me disse precisamos um processo Juridica.

Porque o Xanana ésta a proteger esses individous/criminosos?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.