sexta-feira, agosto 11, 2006

Discurso Tomada Posse Membros Governo - PR

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
GABINETE DO PRESIDENTE ALOCUÇÃO
POR OCASIÃO DA TOMADA DE POSSE DOS MEMBROS DO II GOVERNO CONSTITUCIONAL


Palácio das Cinzas
9 de Agosto de 2006
Traduzido do texto original em tetum
--------------------------------------------------------------------------------

Excelências

Com a cerimónia de hoje, concluímos o processo de tomada de posse do elenco governamental do II Governo Constitucional, em tempos de crise. Todo o Povo vive na esperança de que este governo, constituído neste período de crise, como um Governo de Transição para um período relativamente curto, até as próximas eleições gerais a ter lugar em Março ou Abril do próximo ano, seja um governo pequeno, focando no que é mais prioritário para a solução da crise.

É assim que as pessoas pensam, porque para as próximas eleições, até a própria Fretilin terá que se preparar, há-de fazer a sua campanha, o que faz com que todos os programas que este governo submeta ao Parlamento para aprovação, não possam ser cabalmente implementados.

A experiência passada aponta-nos para uma eleição geral onde todo o Governo irá à base fazer campanha, como já se viu até nas eleições de sucos. Mas tudo isso só ocorre nas mentes das pessoas e, hoje, ao concluirmos o estabelecimento do II Governo Constitucional, pergunto a mim mesmo o que poderei dizer aqui, para o Governo e para todo o Povo?

Penso que devo mencionar alguns pontos importantes, tais como:

Um – A Comissão dos Notáveis, que está sob a responsabilidade da Ministra da Administração Estatal, Dra. Ana Pessoa, deverá retomar as suas actividades, iniciar as investigações pertinentes à apuração da legitimidade das reclamações dos peticionários. Todos nós esperamos que o resultado deste trabalho assegure a verdade e a justiça, para impedir que haja situações idênticas no futuro, situações que ameaçam a estabilidade e a Unidade Nacional.

Dois – O Governo deve esforçar-se para, de imediato, divulgar todos os casos que a Inspecção-Geral do Estado já investigou, e publicar os casos já enviados à Procuradoria-Geral da República para submissão ao processo judicial.

Três – O Primeiro-Ministro deve manter os Secretários de Estado das Regiões sob a sua tutela, evitando que estes apenas trabalhem para o Partido e que se concentrem na implementação dos programas destinados aos distritos e sub-distritos.

Quatro – O Ministério da Administração Estatal deve pôr fim ao hábito dos Administradores dos Distritos e Sub-Distritos de apenas focarem nas reuniões do Partido, em vez de se concentrarem na implementação dos programas que visem melhorar o bem-estar do nosso povo.

Cinco – O Conselho de Ministros deve elaborar um programa destinado àaprovação de todas as leis imprescindíveis ao funcionamento das instituições do Estado.

Seis – O Conselho de Ministros deve adoptar uma política justa ecompreensível sobre a ocupação de terras e propriedades, uma questão que ultimamente também se tornou uma motivação para a violência e destruição em Díli. Para tal, peço ao Governo para criar uma Comissão de Arbitragem, um passo importante, com uma composição que inclua membros do Governo e da SociedadeCivil, para merecer a confiança do povo.

Sete - Em 2000 e 2001, alertámos frequentemente os Doadores, quando lhes pedimos apoio financeiro, que não haverá democracia enquanto o povo está com fome. Nesta crise, muitos factores sociais vieram à “tona da água”, demostrando claramente que a educação cívica, os diálogos, os workshops sobre valores democráticos, tolerância e direitos humanos, todos estes princípios, de repente, ficaram sem efeito, substituídos pela violência e intolerância, de uma forma que ainda estamos para saber como vamos resolver. Por isso mesmo, é prioritário que o Governo adopte posturas correctas, conducentes à criação de postos de trabalho para os jovens.

Excelências

Quero dirigir também umas palavras à Sociedade no seu todo.

Apelo aos Líderes políticos para usarem de alguma moderação na linguagem usada para se dirigirem ao público, ao povo. Peço-vos para medirem bem as palavras, no contexto desta crise nacional, para que todos nós possamos contribuir para a solução desta crise.

No meio desta crise, nós estamos bem, não sofremos ou não sofremos tanto como o povo está a sofrer. Se a nossa intenção é diminuir este sofrimento do povo, os Governantes devem reduzir as suas rivalidades políticas, e colocar o interesse nacional acima de tudo.

O interesse nacional de hoje exije a nossa contribuição para resolver este problema de enorme dimensão com que o povo se confronta. Todos nós devemos tentar reflectir na situação das mães, das crianças, que estão nos campos de acolhimento.

Reflictamos na violência que nunca mais cessa e na destruição que ainda continua, na juventude que aguarda pelo nosso apoio, apoio com palavras, com mensagens, com ideias, para ver como podemos encetar, de novo, pelo caminho da mútua aceitação.

Às vezes, os Líderes, os governantes, falam demais, só dizem palavras que não fazem sentido algum, que só exacerbam os ânimos das pessoas, causando mais frustrações e que as convence de que viver num meio de ódio e de vingança é a forma mais correcta.

Peço aos políticos para irem aos campos de acolhimento da população e ouvir o que eles têm a dizer, o que eles querem e o que eles pensam ser necessário fazer para poderem regressar as suas casas. Faço uso desta oportunidade para também pedir aos ministros, aos vice-ministros e aos secretários de Estado, para também contactarem com o povo e escutarem aqueles que vos elegeu sobre o que dizem hoje, para se inteirarem bem da magnitude das suas dificuldades e saberem quais são, na verdade, as suas preocupações.

Por fim, sei que algumas pessoas vão-se zangar comigo, mas peço para pararmos com a venda de tua manas (bebidas alcoólicas) em Díli, até que a situação, em cada bairro, regresse à normalidade.

Apelo aos jovens para não consumirem bebidas alcoólicas, porque sei que às vezes, ou muitas vezes, o álcool sobe para além das orelhas, aquece a cabeça e já não se pensa como deve ser, deixando-se levar pela emoção.

Tentemos todos afastar os pequenos elementos que sejam barreiras para a resolução do problema que é vosso. Eu digo ‘vosso’ porque também é das vossas mães e dos vossos pais, é também dos vossos irmãos mais novos, é também da terra que é de todos nós, é problema da nossa cidade, dos nossos bairros.

Parem e Pensem bem! Aceitem-se mutuamente, para todos podermos ter sossego, de novo.

Só estando todos de novo nas nossas casas, poderemos então abordar outros assuntos, todos os factores que ajudaram a empolar a crise, poderemos falar sobre as implicações de tudo o que se manifestou dentro desta crise e também sobre o que exactamente queremos que seja feito para que este acontecimento tão doloroso jamais se repita nesta nossa querida pátria de Timor-Leste.

Este Povo não deverá, jamais, sofrer assim, não pode chorar, sofrer e morrer desta maneira!

Contudo, uma vez sossegados nas nossas respectivas casas, uma vez erradicados o ódio e a vingança, acolhamos de novo a Unidade Nacional que nos deu força durante a guerra de libertação, para nos juntarmos em Biti Boot, fazermos as nossas promessas e expressarmos os nossos agradecimentos aos nossos antepassados, a quem vamos venerar e honrar!
Muito obrigado.

45 comentários:

Anónimo disse...

Nós sabemos quem está fazendo a política no ponto de sua baioneta.
Nós sabemos por atras de quem se queima abaixo as casas.
Sabemos quem os opportunists são.
Sabemos aqueles que escondem atrás das sombras.
Sabemos quem estão escondendo atrás do façade.
Nós sabemos quem são as vítimas reais.
Nós sabemos quem são proseguidos.
Não squeceremos
Resistir e terminar a violência
Abaixo com os terroristas

Anónimo disse...

"publicar os casos já enviados à Procuradoria-Geral da República para submissão ao processo judicial"

De qual Procuradoria-Geral falará o Presidente?
Será que é daquela para a qual ele nomeou alguém que não é Procurador e tem como melhor habilitação para o cargo as várias acusações de corrupção?
Como irá um Procurador-Geral que está acusado de corrupção gerir inquéritos sobre corrupção?

Anónimo disse...

"O Conselho de Ministros deve elaborar um programa destinado àaprovação de todas as leis imprescindíveis ao funcionamento das instituições do Estado"

Em 9 meses??!!!!

Anónimo disse...

" Conselho de Ministros deve adoptar uma política justa ecompreensível sobre a ocupação de terras e propriedades, uma questão que ultimamente também se tornou uma motivação para a violência e destruição em Díli. Para tal, peço ao Governo para criar uma Comissão de Arbitragem, um passo importante, com uma composição que inclua membros do Governo e da Sociedade Civil, para merecer a confiança do povo"

O que será que isto quer dizer?!
Será que se pede a legalização das ocupações ilegais?

Será que é com base nisto que o Prsidente entregou casas de outros proprietários como se fossem suas a Alfredo Reinado e seus homens?!

Anónimo disse...

"Às vezes, os Líderes, os governantes, falam demais, só dizem palavras que não fazem sentido algum, que só exacerbam os ânimos das pessoas, causando mais frustrações e que as convence de que viver num meio de ódio e de vingança é a forma mais correcta."

Muito bem Senhor Presidente!
Ainda bem que tem noção da gravidade dos seus discursos politicos e não de Chefe de Estado.

Anónimo disse...

"Este Povo não deverá, jamais, sofrer assim, não pode chorar, sofrer e morrer desta maneira!"

Assim deveria ser Senhor Presidente.

Talvez por isso o Presidente da República não devesse proteger criminosos e autores de violência e jantar "lá em casa" muito menos!!!

Anónimo disse...

Mais uma vez o Presidente falou...

E apelar ao cessar da violência???

E dizer que seja quem fôr que viole a lei será punido e julgado?

Não é importante....

Anónimo disse...

Porque será que o Presidente está sempre tão preocupado em atacar a FRETILIN?!

Anónimo disse...

Porque se calhar a FRETILIN foi e continua a ser responsável por tudo o que se está a passar.

Anónimo disse...

Sr Presidente, nao venha agora dar licoes de moral ou outra coisa qualquer. Foi o proprio senhor eque andou a incitar as pessoas para queimarem as casas e fazer porcarias. Quem dividiu o povo? Foi o sr com esta porcaria de lorosae e loromonu. Quem organizou os "demostrassis"? E melhor o sr ficar ai bem calado do que falar e dizer mais asneiras. Ja estamos fartos.

Anónimo disse...

Foi mesmo ele?
E quem distribuiu armas a civis? Foi para unir todos? Só se fosse na mesma vala.

Anónimo disse...

"Dois – O Governo deve esforçar-se para, de imediato, divulgar todos os casos que a Inspecção-Geral do Estado já investigou, e publicar os casos já enviados à Procuradoria-Geral da República para submissão ao processo judicial."

Ai esta! O que o PR queria mesmo dizer com isto e: "onde esta o relatorio sobre o 4 de Dezembro de 2002?"

Anónimo disse...

XANANA!

10/10.BRAVO

Anónimo disse...

Ainda existem anormais neste blog a culpar o presidente pela divisao lorosae-loromonu como se ele tivesse inventado essas expressoes. Nao sejam ridiculos pa! O problema no seio das F-FDTL tem estado a crescer ha varios anos para ca e tudo porque o governo de Mari nunca soube tomar conta do recado. O pior de tudo foi mandarem tropas maioritariamente lorosae para Tasitolo para controlar ex-militares das F-FDTL de loromonu que resultou em pelo menos 5 mortes do lado dos manifestantes loromonu.
Se isso nao foi interpretado, ainda que incorrectamente, como uma declaracao de guerra armada dos lorosae contra os loromonu vou ali e ja volto!
Se analisarmos correctamente os eventos so podemos concluir que foi precisamente o uso de forca militar de um grupo contra outro em Tasitolo que causou uma forte reaccao dos efectivos das duas forcas de seguranca e causou o seu desmembramento. Depois disso os confrontos foram espontaneamente e inevitavelmente alargados as ruas entre vivis dos dois lados.

Parem de fazer acusacoes sem pes nem cabeca contra o PR porque a culpa e somente de quem nao soube governar.

Anónimo disse...

"A Comissão dos Notáveis, que está sob a responsabilidade da Ministra da Administração Estatal, Dra. Ana Pessoa, deverá retomar as suas actividades, iniciar as investigações pertinentes à apuração da legitimidade das reclamações dos peticionários. "

esta afirmação de xanana gusmao mostra desespero. do grande, desespero desesperado...

Anónimo disse...

Este discurso é a face de um não estadista. este discurso é acusador do partido maioritário. acusador de mari em muitos pontos e nos secretarios das regioes. este discurso é qualquer coisa que reflecte a incapacidade do presidente. este discurso é do desesperado culpado que pede para se acabar com o sofrimento do povo mas foi dele que mais uma vez partiu o sofrimento, a intoleranica.

tenho pena de xanana, gosto dele, muito até. nao merecia ter sido empurrado para esta situacao que nao surge da cabecinha dele. xanana é boa pessoa, sabemos isso.

Anónimo disse...

CONGRESSO DA FRETILIN É LEGITIMO E DENTRO DA LEI

A queixa apresentada em tribunal pondo em causa a legitimidade do congresso da fretilin foi INDEFERIDA! e agora?

Anónimo disse...

Mas é evidente que não poderia ser outra a decisão do Tribunal.

É o que dá o Presidente da República ter acessores jurídicos de faz-de-conta.

Anónimo disse...

Contratam os assessores pela "simpatia" e "amizade" e não pela competência.
E os resultados são desastrosos!
Talvez o Presidente aprenda com isto qualquer coisita.

Anónimo disse...

Foi indeferida com base em que fundamentos jurídicos, pode-se saber?
Foi porque estava fora de prazo?
Foi porque quem apresentou a queixa não tinha legitimidade para o fazer?
Foi porque o tribunal interpretou a Lei como a FRETILIN?

Qual foi o acórdão?

Dizer só que foi indeferido é muito pouco.

Anónimo disse...

O PR não tem razão em denunciar o que os secretários das regiões andam a fazer? E o que os administradores dos distritos e sub-distritos fazem?

São pagos pelo erário público para trabalharem para o partido. É isso que está correcto?
É essa a legitimidade da maioria?

Anónimo disse...

O PRESIDENTE CHEGOU, VIU E BOTOU FALADURA E OS RACIONARIOS NAO GOSTARAM.QUANDO NAO FALA ESTA MUITO CALADO.QUANDO FALA NAO DEVE CRITICAR OS "UNTOUCHABLES".

XANANA ES O NOSSO HEROI.

ZE BILIMBE

Anónimo disse...

Tem razao anonimo das 10:51:36 PM.

Viva Kay Rala Xanana Gusmao!
Viva Timor!
Viva a verdadeira democracia em Timor!

Anónimo disse...

BAMIJA!

VOLTO JA.

Anónimo disse...

Anonimo das 10:42:07 PM.

Concordo plenamente consigo. E preciso saber a razao do indeferimento da queixa.

A queixa de Portugal contra a Australia no Tribunal Internacional relativamente a ilegalidade do acordo de Timor Gap assinado entre a Australia e a Indonesia tambem foi indeferida.
Nao queria isso dizer que o Tribunal Internacional achava que o acordo de Timor Gap era legal. Sabiamos todos muito bem, incluindo o Tribunal Internacional, que esse acordo era ilegal.
A queixa foi indeferida simplesmente porque o Tribunal decidiu que nao podia ouvir o caso visto que uma das partes envolvidas (a indonesia) nao reconhecia a jusrisdicao do mesmo. Nao foi assim?

Mas nao pode culpar os camaradas por tentarem fazer uma interpretacao que lhes sirva o proposito. Fazer isso ja e tao normal que ja passou a ser reflexo.

Anónimo disse...

Mas não podemos de deixar de denunciar a distorção dos factos e da verdade, mesmo que já o façam de forma reflexa.

Porque a táctica é velha de quase 100 anos: Uma mentira propagada mil vezes torna-se quase verdade.

Vem no manual do bolchevique.

A queixa de Portugal nem foi indeferida, o Tribunal declarou-se incompetente para julgar, com base nos fundamentos que referiu.

Por isso é importante saber o acórdão do tribunal no caso da eleição da direcção da FRETILIN, mas isso os camaradas não dizem.
Se calhar não lhes convém.

Anónimo disse...

Li o discurso de Xanana e achei piada ao que ele disse no numero 6.
Realmente Xanana, quer dizer: Facam o que eu digo, mas nao facam o que eu faco. Afinal quem e que deu a casa ao muchacho Reinado, casa aonde foi apanhado com aquelas armas todas. Lata tem ele, e muita.
Fote Make Riba

Anónimo disse...

FMR

Você gosta de emprenhar pelos ouvidos (neste caso pelos olhos).

Ele disse que Xanana lhe atribuiu casa, mas você não sabe se ele falou verdade.

Ele já tinha dito que tinha entregue todas as armas e afinal era mentira.

E ter-se acoitado logo ali, cheira-me mais a manobra australiana do que outra coisa.

Que gente é esta que acusa um Presidente eleito com 83% dos votos, sem necessitar de qualquer prova. Só porque não lhes fez o jeito de propagar o que a FRETILIN queria. Ele foi eleito para Presidente de todos os timorenses, não para porta-voz da FRETILIN.

Anónimo disse...

o homen sabe tudo aquilo que disse.portano é um discurco muito bom e konsiliador,,,,isto é o grande presidente..viva xanana viva povo de timor leste

Anónimo disse...

E bem possivel que muitos timorenses ainda nao se aperceberam da sua tremenda sorte em terem o Presidente que tem.
Nem quero pensar o que seria se o PR fosse outro. E so poderia ter sido o outro candidato a PR.
Seria sem duvida uns 50-100 anos de uma ditadura disfarcada em democracia porque o Presidente alternativo nao teria a disposicao nem a coragem para denunciar os planos em marcha do pequeno grupo que controlava a Fretilin.

Viva Xanana!
Viva Timor!

Anónimo disse...

viva jose ramos horta! este sim um verdadeiro estadista e humanista, o resto nao passa de miragem. viva ramos horta.

Anónimo disse...

1- Diz o PR que concluiu o processo da tomada de posse do governo (um mês depois de te empossado o PM e os Vices PM), mas falta ainda ao governo designar um vice-ministro (Transportes e das Comunicações) e um secretário de Estado (Cultura).

2 – Diz que tem esperança que seja “um governo pequeno”, nem reparou que é bem maior que o anterior (passou de 28 a 38 membros).

3 – Ainda nem o Governo está todo nomeado mas já vai adiantando que por causa das eleições “os seus programas”, “não possam ser cabalmente implementados”

4 - E em passe de mágica transforma os objectivos da Comissão de Notáveis que tal como foi lançada em 4 de Maio pelo então PM Alkatiri se destinava “a averiguar da verdade material das alegações dos "peticionários" e agora diz que a mesma se destina “à apuração da legitimidade das reclamações dos peticionários”.

5 – Esquece-se que é da “exclusiva competência legislativa do Governo a matéria respeitante à sua própria organização e funcionamento, bem como à da administração directa e indirecta do Estado”, que compete ao PM ”Dirigir e orientar a política geral do Governo e coordenar a acção de todos os Ministros“ e publicamente, sem o mínimo decoro manda recado ao PM ( “deve manter os Secretários de Estado das Regiões sob a sua tutela “). Esquece-se ainda que compete aos Ministros “Executar a política definida para os seus Ministérios “ e insolentemente aponta ao Ministério da Administração Estatal (“deve pôr fim ao hábito dos Administradores dos Distritos e Sub-Distritos de apenas focarem nas reuniões do Partido”).

6 – Tão depressa aconselha a incluir a “Sociedade Civil” para “merecer a confiança do povo” como conclui que afinal o que fez essa mesmíssima Sociedade “a educação cívica, os diálogos, os workshops sobre valores democráticos, tolerância e direitos humanos, todos estes princípios, de repente, ficaram sem efeito”…

7 – O que de acertado disse, infelizmente é o que não faz: medir bem as palavras, reduzir a rivalidade política, evitar falar demais e não exacerbar os ânimos e principalmente ir aos campos de acolhimento.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:32:24 PM: olhe que foi Goebbels, o propagandista do regime nazi alemão que disse: "Uma mentira, repetida muitas vezes, acaba se tornando uma verdade." E o mesmo Goebbels também disse que uma mentira para passar por verdade tem de ser muito grande e mil vezes repetida.

Anónimo disse...

E o Goebbels copiou isso de quem?

Quem já tinha essa práctica há muitos anos, antes de Goebbles ser o que era?

Ele, além de criminoso era um vaidoso.

Anónimo disse...

Infelizmente o ainda PR nao disse nada de novo neste discurso, estamos habituados a isto desde o tempo da luta armada! O PR ataca, destroi, intriga, isola, manda matar, incendeia! Deve ter lido o Mein Kamp!

Anónimo disse...

Afinal agora o Reinado diz mentiras! Mudam tao rapido de tacticas estes defensores do Bananas.

Anónimo disse...

Anónimo das 7:23:20 PM: convém-lhes! E assim lá se vai mais um pela pia abaixo... Mas temos que estar atentos, há mais uns figurões que ainda andam à solta, o Tara, o Salsinha, o Tilman, o Railós. Esses também têm que responder pelas mentiras que inventaram e pela violência que inflamaram.

Anónimo disse...

Margarida disse: "anónimo das 11:32:24 PM: olhe que foi Goebbels, o propagandista do regime nazi alemão que disse: "Uma mentira, repetida muitas vezes, acaba se tornando uma verdade." E o mesmo Goebbels também disse que uma mentira para passar por verdade tem de ser muito grande e mil vezes repetida."

E a margarida bem sabe disso. Nao tem feito nada senao repetir a mesma coisa ate a exaustao. So para dar um exemplo, famosa lista dos signatarios da constituicao que ja vai perto de mil vezes aqui repetida pela margarida para provar que o governo e legitimo.

Granda lata. Voce estudou Goebbels muito bem!

Anónimo disse...

Anónimo das 1:16:21 AM: limitei-me a ir ao google!

Anónimo disse...

É o que dá a inteligência Tamagoshi.
Não sabe interpretar o que lê.
Não sabe, pergunte. Ignorância não é vergonha. Soberba é que é.
E repetir vezes sem conta, mesmo depois de a terem informado diversas vezes, é soberba ignorante

Anónimo disse...

Anónimo das 7:43:10 AM: já leu o acórdão do Tribunal de Recursos? Olhe que vale a pena.

Anónimo disse...

Referia-me aos signatários da Constituição, que você botava vezes sem conta sem conseguir perceber o significado. Ou então pensava que somos todos tolos.

Quanto ao acórdão, já o li e já o comentei.
Excelente acórdão político.

Anónimo disse...

Anónimo das 9:12:44 AM: repare que está enganado, o que está lá em cima é o Acórdão do Colectivo de Juízes do Tribunal de Recurso composto por Cláudio Ximenes, Jacinta Correia da Costa e Maria Natércia Gusmão Pereira.

Anónimo disse...

Então eu não sei o que comento?

Referia-me a isto que o anonimo das 1:16:21 AM escreveu:
"So para dar um exemplo, famosa lista dos signatarios da constituicao que ja vai perto de mil vezes aqui repetida pela margarida para provar que o governo e legitimo."

Anónimo disse...

Anónimo das 9:40:34 AM: desculpe-me, pensava que se referia ao acórdão. Quanto à crítica do anónimo das 1:16:21 AM, só um reparo: a legitimidade do governo provém da própria Constituição e é de facto que já por algumas vezes aqui postei os últimos artigos da Constituição com o nome de todos os deputados que a assinaram para provar precisamente a legitimidade do Governo e para que os signatários não se ponham de fora. Porque por aí - e não só, por aqui também - há políticos com memória muito curta.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.