domingo, julho 02, 2006

ONG apela para envio urgente de uma nova missão

ONU em Timor, já!

Alterar tamanho
O Instituto para o Acompanhamento e Análise da Reconstrução de Timor-Leste (Institute for Reconstruction Monitoring and Analysis), uma ONG sedeada em Díli, pede às Nações Unidas o envio urgente de uma nova missão da ONU para Timor-Leste.

Num relatório dirigido a semana passada à Missão da ONU e aos estados-membros do Conselho de Segurança da ONU, a organização, conhecida pelo nome de La'o Hamutuk, passa em revista o papel da comunidade internacional em Timor durante o período de transição e explica por que considera indispensável que a próxima missão tenha um mandato de pelo menos cinco anos.

«As forças estrangeiras de segurança, incluídos os contingentes militares e policiais australianos devem ser colocadas sob um comando coordenado da ONU», precisam os autores do relatório.

Concluem: «Desejamos que a crise actual sirva de advertência para a comunidade internacional e para a liderança timorense, e que a próxima missão da ONU no país dê prioridade às necessidades a longo prazo do milhão de pessoas que vivem em Timor-Leste, de forma a apoiar os seus esforços para a estabilidade, democracia e paz».

O relatório, enviado antes da demissão do Primeiro-ministro Mari Alkatiri, recomenda ainda que todas as actividades da ONU sejam desenvolvidas «em cooperação com o governo soberano de Timor-leste».

Nicole Guardiola

Leia o relatório completo.

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Começamos finalmente a conhecer quem de facto defende os interesses de Timor-Leste como nação independente e soberana. Esta organização de nome "La'o Hamutuk" foi anteriormente muito criticada por publicar os seus (excelentes) buletins apenas nas linguas inglesa e indonesia.
Esperemos que outras organizações e ong's timorenses se juntem a esta.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.