domingo, julho 02, 2006

O 'peso' de uma fotocópia na capital dos rumores

DN
2.07-2006


João Pedro Fonseca Em Díli

Atranquilidade voltou a Díli. Só que, na capital mundial dos rumores, uma simples montagem fotográfica, mal amanhada e mal fotocopiada, onde se vê Alkatiri algemado a ser levado por militares australianos, foi o bastante para suscitar uma conferência de Imprensa da Fretilin. "Querem criar instabilidade, querem destruir a dignidade de Alkatiri, pretendem criar confusão nas pessoas através de mentiras, procuram obstaculizar o diálogo político que se iniciou para resolver a crise política."

A conferência de imprensa, na residência do primeiro-ministro, contou com a presença do presidente do partido, Lu-Olo, e de Alkatiri. Mas este não falou. A mensagem que quiseram transmitir era uma só: "A Fretilin está a fazer tudo para se resolver a crise, mas outros continuam a querer desestabilizar." Outros quem? Não sabem. Pediram aos jornalistas para perguntarem aos militares australianos: foram eles que receberam as ditas fotocópias e pediram à Fretilin para desmentir a mensagem.

Para os jornalistas internacionais, aquela conferência parecia até um pouco ridícula. Uma fotocópia mal amanhada? Mas os líderes timorenses sabem como circula a informação no país: primeiro é uma fotocópia manhosa; outro dirá que viu a fotografia, e alguns garantirão que alguém viu o militar a prender Alkatiri. Daí a necessidade de esclarecimento público.

Na casa de Alkatiri estava Arsénio Bano, o ministro do Trabalho, independente, que tem sido falado como altamente provável membro do futuro Governo de iniciativa presidencial.

Ao DN, o presidente do partido disse ter participado numa reunião com Xanana Gusmão, no âmbito de uma comitiva parlamentar da Fretilin. Desse encontro saiu um acordo no sentido de se sentarem esta semana para dialogar sobre a formação do Governo. Ontem mesmo reuniu a Comissão Política da Fretilin, para discutir esta questão. Existe já um pacote de objectivos para apresentar ao Presidente. E o clima no partido é de optimismo, não obstante a insistência em não revelar nomes e a recusa de opinar sobre a possibilidade de Xanana estar já a convidar pessoas para esse Executivo sem ainda ter falado com a Fretilin.

O nome mais provável para chefe de Governo é Ramos-Horta, que já assumiu poder aceitar o cargo se tal for necessário, "suportarei esse fardo", e alguns nomes do actual Governo, nomeadamente independentes, poderão integrá-lo. Os dirigentes da Fretilin, que não falam sobre cenários, aguardando pelos contactos com o Presidente, dizem-se com total abertura para discutir perfis, nomes, políticas, tudo. "Não seremos obstáculo para as soluções desta crise", disse Lu-Olo ao DN.

Na cidade o clima mudou da noite para o dia: miúdos brincam nas ruas, reabriram as lojas, pessoas passeiam à beira-mar, famílias confraternizam sentadas nos quintais. Só uma coisa não mudou: os deslocados teimam em não voltar a suas casas. Desde anteontem que deixaram de correr rumores na cidade, e isso tranquiliza. Mas, sabendo como as coisas mudam de um momento para o outro, preferem não arriscar. Muitos têm as casas destruídas, outros não se sentem seguros em voltar. Nos últimos dias multiplicaram-se os campos de deslocados. Até Ramos-Horta tem umas dezenas de pessoas no seu quintal. Todos os espaços perto de instalações com segurança são bons para ficar. E as instituições humanitárias garantem as refeições que, se calhar, em casa, não teriam...

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois... a Fretilin vai ter de facto de fazer uma grande limpeza.

Parece que Xanana Gusmão sempre esteve pronto para a limpeza que lhe diz respeito. Estão Vs. Exas. aptas para tal cois?

PAgo para ver pois neutralidade é coisa que não irá acontecer neste blog.

João Paulo Esperança disse...

Estive ontem, domingo, no interior e houve quem me viesse perguntar se era verdade que Mari Alkatiri tinha sido preso - a montagem pode ser mal feita mas para uma parte da população que não sabe ler, quanto mais imaginar as potencialidades do Photo Shop, passa por um documento genuíno. Não para todos, no entanto, porque também ouvi gente analisar o conteúdo da tal montagem - que eu ainda não vi - dizendo que o indivíduo algemado estava de fato de treino e que seria pouco provável que Mari Alkatiri andasse por aí de fato de treino...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.