segunda-feira, julho 03, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
13 comentários:
parecem mais um "duzia" de gatos pingados os pro-Alkatiri
Dúzia não, cerca de 4000
mais de 4000
Nada mesmo perto dos 200,000 de Alkatiri ou 50-60,000, do Luolo, ou mesmo os 10-15,000 do Jose Reis que sempre disseram podiam entrar em Dili "em qualquer momento".
O tempo foi passando, as estimativas foram-se minguando e no fim de tudo acabaram mesmo so por aparecer 4000. Nao esta na cara? So nao ve quem nao quer!
Depois vem dizer que mandaram o resto de volta por falta de transporte como a margarida defende de Portugal. Nao me digam que fizeram os 25,000 pobrezitos regressarem a pe para casa. E como e que eles chegaram a metinaro? e estando a um pe de Dili porque nao entraram. Sera que eles nao quiseram mesmo foi fazer parte de uma manif contra o PR, ate porque os jovens que acabaram por ir a Dili mantiveram o tipico respeito que o povo tem por Xanana.
"parecem mais um "duzia" de gatos pingados os pro-Alkatiri"
se estes parecem-se com duzia de gatos pingados os pro-xanana parece-se com o q??intelectuais e estdantes??por favor tenha do, e o nosso povo..
E o nosso povo sim. mas quando os manifestantes pro-Xanana comecaram a sair para as ruas depressa se viu o Malai Azul e outros anonimos do mesmo calibre dizerem que eram putos bebados a quem tinham dado tua sabu cigarros e outras coisa mais para fazerem demonstracoes. Voces e que devem ter do.
Anónimo das 3:11:37 PM: eu tenho por hábito ler tudo e isso permite-me fazer ideia a quem dar credibilidade e a quem não dar. E numa entrevista que o PM deu ao Público na passada sexta-feira e que ontem estava no Timor on-line estava a seguinte passagem (que ninguém por aqui contestou):
"Público: A Fretilin esperava 30 mil pessoas em Dili. As notícias que chegam aqui a Portugal falam em quatro mil. É bastante menos...
Mari Alkatiri: O correspondente da Lusa deve ser míope. Não são quatro mil nem são 30 mil, porque não havia viaturas que chegassem. São para cima de 15 mil".
Como vê não só não inventei nada, como até ninguém aqui contestou esses números. E digo-lhe mais: além de ontem essa entrevista estar em post, estava desde sexta-feira numa caixa de comentários e também lá ninguém contestou. Apetece perguntar-lhe se também é míope...
Ai margarida...: Se nao houve viaturas que chegassem quer dizer que aquela historieta toda de 200,000, 50-60,000, 15-30,000 era so areia para os olhos? ahahahah.... Ja nao se consegue distinguir quando e que o Alkatiri fala a verdade e quando se remete a mentira. Ora quer limpar o mais rapidamente o seu nome ora esconde-se atras da imunidade parlamentar, Ora o grupo de Railos nao existia ora ja e possivel que existiam como "pisteiros". Ja e demais!! O Sr. Alkatiri decida-se ou fala a verdade ou e mentiroso. Mas e mesmo como as coisas sao. Diz tanta coisa que se esquece daquilo que disse e depois e a coitadita da margarida que tem que "pick up the pieces". Das duas uma por favor!!
Mas você conhece melhor do que eu o PM para saber que ele não brinca com o fogo. O incendiário aí são o vosso PR e ministro dos Estrangeiros. Agora, dos xananistas já se viu quantos são e o gabarito deles (Railós, Taras, Salsinhas, Alfredos, Tilmans, mais outros tantos), da Fretilin já se teve uma boa amostra, com malta jovem bonita e inteligente, mas da oposição, ou melhor dos partidinhos da oposição é que nada, rigorosamente nada se viu? Estão na clandestinidade? Meteram-se debaixo do chapéu do Presidente e do Ramos Horta? Cadê a oposição? Quantos são? Levam rock como os xananistas? Preferem o reggae? Da oposição é que nada se sabe, para além dumas tontices que alguns líderes às vezes debitam.
Nao brinca com o fogo? Porque razao foi destituido da sua rica posicao? Fogoooo!
Que amostra e que a fretilin ja deu? Nao devemos estar a falar do mesmo pais. Ai nao. 4,000? mais que 4,000? depois de tantas previsoes de dezenas e centenas de milhares? a qualquer altura?
Nada de comparar com a festa que em Dili se fez quando ouvimos a demissao do PM. Isso sim foi uma grande amostra! dezenas de milhares a festejar contentes com as noticias. E sabe mais, o reggae e mesmo do gosto de gente oprimida, de gente que anseia a justica.
Quanto a oposicao, nesta questao o povo e a oposicao nao a fretilin mas a Mari Alkatiri. Ate mesmo muitissimos da fretilin estavam a festejar. Claro nao os "duros" dos comites e comissoes. Nao esses nao conseguiam parar de solucar.
Anónimo das 3:41:19 AM: o PM destituído? Por quem, como, onde, quando? Ele ainda é PM e concretamente o que escreveu no dia 26 foi:
“ (…)
Declaro:
Pronto a resignar-me do meu cargo de Primeiro-Ministro e do Governo da RDTL para evitar eventual resignação do Presidente da República (…)”
Soletra lá então: “Pronto a resignar-me do meu cargo de Primeiro-Ministro e do Governo da RDTL para evitar eventual resignação do Presidente da República”.
E a oposição é que não deu provas rigorosamente nenhumas: nem um projecto de lei apresentou no Parlamento, nem sequer às eleições locais concorreu, ainda nem uma manifestação decente fez em Dili (prefere mistura-se nas manifestações organizadas pela Igreja/Embaixador dos USA, ou nas dos Salsinhas, Alfredos e tropa fandanga, ou agora na dos xananistas), e o que diz no Parlamento é de bradar aos céus. TUDO o que funciona em Timor-Leste sai do esforço do governo ou dos eleitos locais da Fretilin. Tudo, rigorosamente tudo, até limpar os estragos dos xananistas e cuidar dos deslocados que a sua insânia provocou.
Grande FRETILIN.
Quando os apoiantes do Xanana esteve em Dili, havia um clima do medo, lá estava uma queimadura dos casas, lá estava assaltos em povos inocentes, lá estava umas tentativas de destruir instalações de uma comunicação. É Ironico que quando sairam Dili tornou-se uma cidade calmo.
FRETILIN mostraram disciplina, ordem, tolerância na cara da intimidação durante o seu protestos, mais nunca havia violensia nemhun ate agora. A paz relativa está sendo apreciada agora por residentes de Dili.
E ironico mesmo que paz esta conseguido quando os apoiantes de Xanana sairam de Dili.
Viva FRETILIN
Traz as eleições
Enviar um comentário