segunda-feira, julho 03, 2006

Dos leitores

A Assembléia Constituinte deste guerreiro TImor Leste, afirmou e assinou um documento, em 22 de março de 2002, e fez saber ao mundo que, ela, a assembléia, representando o sonho, o desejo e a vontade do seu povo timorense:

"REAFIRMAM, SOLENEMENTE A SUA DETERMINAÇÃO EM COMBATER TODAS AS FORMAS DE TIRANIA, OPRESSÃO, DOMINAçÃO E SEGREGAÇÃO SOCIAL, CULTURAL OU RELIGIOSA, DEFENDER A INDEPENDÊNCIA NACIONAL, respeitar e garantir os DIREITOS FUNDAMENTAIS dos cidadãos, assegurar o princípio da SEPARAÇÃO DOS PODERES na ORGANIZAÇÃO DO ESTADO e estabelecer regras essenciais da DEMOCRACIA PLURALISTA, tendo em vista a CONSTRUÇÃO DE UM PAÍS JUSTO, PRÓSPERO E O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE SOLIDÁRIA E FRATERNA"!

E, assim dizendo, a Assembléia Constituinte, nessa mesma data, aprovou e decretou a CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO TIMOR LESTE.

É abrir a Constituição, em sua página 10, e ler, e PRATICAR!!!!!! ESTÁ ESCRITO!

VIVA TIMOR LESTE!

Malai Triste
.

4 comentários:

Anónimo disse...

Praticar? pois foi a falta de practica do antigo governo que levou Timor ao estado em que se encontra.

Anónimo disse...

Que me lembre quem levou à crise foi o PR e o Ministro dos Estrangeiros mais a Igreja e os estrangeiros amigos que primeiro tentaram aliciar o topo da hierarquia militar para um golpe de Estado contra o governo e que não os tendo conseguido aliciar depois instrumentalizou Salsinhas, Tilmans, Tara, Alfredos e companhias para se amotinarem e depois os Paulos Martins e outros da Polícias e não satisfeitos armaram guerras nas ruas entre grupos de polícias e de militares. E não satisfeitos, andaram depois em correrias nocturnas por Dili a queimar casas e lojas - de muitos dirigentes e deputados da Fretilin e de residentes oriundos do Leste em geral - além de edifícios públicos e de sedes da Fretilin.

Foi isto que levou Timor-Leste ao estado em que está e os primeiros responsáveis são o PR e o Ministro dos Estrangeiros que apadrinharam os golpistas e com quem partilharam palcos de comícios. A malta viu-os na TV e não esquece fácilmente.

Anónimo disse...

Ja nem vale a pena perder tempo com essas cantigas de carochinha da margarida.

Anónimo disse...

Pena é que os 21 mortos, as dezenas de feridos e as dezenas de milhares de desalojados não sejam carochinhas, mas verdadeiros timorenses de carne e osso.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.