segunda-feira, julho 03, 2006

Dos leitores

.. O mandato que a Fretilin teve foi para governar até 2007. E quanto aos pagamentos para os cofres da Fretilin, já se queixou aos tribunais? Se não o fez está simplesmente a caluniar e a fazer chicana.

E falar-se de "ditadura de partido único" numa democracia que tem mais ONG's por metro quadrado que qualquer outra e doze partidos representados no Parlamento Nacional …

.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sim, o mandato... mas teve esse mandato com os votos do partido maioritário... quer dizer, o próprio se enjeita a ele mesmo! Assim é fácil.

Quanto ao pormenor dos tribunais e de ser neles que se deverão denunciar as coisas irregulares, concordo 100% consigo! Mas como deve saber, quem se mete nesses negócios com tais dividendos tem por tendência calar-se (paga e cala senão...) ou então responde como já o fizeram par memória futura - "Deixe-me ver se recupero o meu dinheiro...".

Não é assim?

Se não é melhor ir devagarinho que Timor-Leste está corrupto ao seu mais alto nível.

Estão 12 partidos representados no Parlamento... mas como sabe quem manda é uma elite... essa elite não debelou a crise que se vislumbrava com o problema dos militares. Ou viu e deixou seguir?

Sobre as ONG's, meu caro, nem vale a pena ir por aí. A quantidade de fundos activados, conseguidos, etc, em nome do apoio e ajuda ao Povo de Timor-Leste deveria sim estar concentrada totalmente nesse Povo. É certo que havendo ONG's nos poderemos questionar se "uma ditadura de partido único" poderia existir. Certo. Mas já fez essa pergunta realmente? É que parece ser isso que está a acontecer desde 2001 em Timor-Leste!

Dúvidas não haveria, tendo em conta a votação para a Constituinte....

Agora, se isso pode ser assim ou não, não me cabe a mim nem a si pelos vistos. Está melhor gente a tentar resolver a crise que Vs. Exas. tanto afirmaram que iria acontecer, não é?

Assim podem entrar em campanhas eleitorais como se nada tivesse acontecido, pois todos dizem que a culpa é dos outros, não é também assim? Acho é que há um gravíssimo problema para os responsáveis governamentais - o povo está desconfiado completamente da sua classe política maioritário, como se arrogam os últimos.

O povo continua com receio mas saberá seguramente escolher. Não o voltem mas é a enganar e aguentem-se. A Fretilin é um partido histórico, lamento que tenha tido aos comandos dirigentes com estes resultados.

Anónimo disse...

Anónimo das 2:59:32 AM: a Fretilin teve os mandatos que teve porque teve 57,37% do voto popular e os outros dividiram-se em 11 partidos. E já nesse ano, em 2001, tinha o Alkatiti como Secretário-geral e o Lu’Olo como Presidente e exactamente por tudo isso um é PM e o outro Presidente do Parlamento Nacional.

Por quem quiser, invoque tudo menos o silêncio dos corruptos. Esse não é um argumento sério. Se há conhecimento de casos de corrupção ou há queixas nos tribunais ou calem-se. Insinuações não são admissíveis.

Não invoque também o argumento das elites. Por aqui foi denunciada a participação dalguns da “elite” na preparação e execução da golpaça e ninguém os contestou. E lembro-me que o Railós e sus muchachos até foi duma fazenda da elite que posaram para o Micael e para as câmaras da Four Corners…

Claro que nos compete a todos – a si e a mim também – opinar sobre tudo isto. Somos ambos seres humanos racionais. E francamente não descortino quem é a “gente melhor” que está a tentar resolver a crise… fora os da Fretilin a maioria que vejo a falar e a fingir que faz mas só complica é gente que foi “dialogar” com assassinos confessos, como por exemplo com o Alfredo.

Quem não deve não teme. Se a Fretilin foi e é de facto a única organização política sensata, moderada, abrangente que tudo fez para aliviar o sofrimento do povo – que ainda hoje aí está a dar assistência nos campos de deslocados, que accionou o pedido para apoio humanitário na União Europeia e na ONU – se foi a única organização política que apesar de perseguida, apesar de ter sedes queimadas e dirigentes e deputados seus igualmente desalojados porque lhe queimaram as habitações, não apelou à vingança, e sempre tratou com civilidade os restantes órgãos de soberania, porque teria a Fretilin de ir, novamente, para o esclarecimento eleitoral com medo ou com problemas? Além de que facilidades foi coisa que a Fretilin nunca conheceu nem na clandestinidade nem já em liberdade, depois da independência. Como grande partido da resistência, da libertação e da democracia a Fretilin vai continuar junto do povo a trabalhar. Disso não tenha dúvidas.

Anónimo disse...

Meus senhores, nada mas mesmo nada fizeram para debelar na raiz os problemas que se estavam a levantar no seio da estrutura militar!

O que decidiram fazer foi a maior asneira de que haverá memória! 40% dos militares - prá rua que já lá estavam!

Desculpem, só podem estar a par das consequências.

A essas juntou-se toda a sujidade adjacente... e agora andamos todos para aqui de um lado para o outro, ainda bem que é só com palavras, e Timor-Leste continua como se de uma partida de futebol-pol´tico se tratasse.

Foi o falhanço total deste Governo perante os problemas que lhe surgiam à frente.

Agora dialoguem, não têm outra solução.

E não se esqueçam que devem punir todos os responsáveis, após provada a sua contribuição.

Um beco sem saída...

Anónimo disse...

Anónimo das 5:02 AM: mas ainda não percebeu que depois dos comandantes militares se terem oposto a liderar um golpe contra o governo que esse foi o plano B do Xanana, Ramos Horta, Igreja e estrangeiros? Já que os comandos não alinham, vamos parti-los por dentro, era a ideia, e que NUNCA, comando militar algum em qualquer parte do mundo podia tomar outra medida que não fosse essa, porque quem desertou foi pago para desertar e nunca para acordar fosse no que fosse com a hierarquia militar? Ou já se esqueceu que a reivindicação deles passou a ser a demissão do PM, a partir de determinada altura? Sabe o que acontece noutros países onde as tropas se amotinam? No mínimo, prisão militar com eles! Porque fazer-se um motim contra um governo legítimo é um crime de lesa-pátria. As forças armadas servem para defender a nação não servem para derrubar governos legítimos e foi o levantamento dos 600 contra o PM legítimo da República Democrática de Timor-Leste que deu o pretexto para a entrada dos Australianos. Imagine só o que aconteceria se num qualquer quartel da Austrália, ou da Indonésia, ou dos USA, 600 soldados desertassem e ainda se dessem ao luxo de se irem manifestar contra os legítimos governos desses países? É mesmo capaz de imaginar o que lhes acontecia e aos seus cabecilhas? Se não é capaz de imaginar pergunte a quem sabe.

Anónimo disse...

Margarida disse: "Ou já se esqueceu que a reivindicação deles passou a ser a demissão do PM, a partir de determinada altura?" Sera que voce pode ser tao mas tao burra ou sera tao tendenciosa? Concerteza que apos o MASSACRE (e nao deixa de ser massacre por terem sido so cinco mortos como o ex-governo dizia e 60 feridos baleados) o que se deveria mesmo exigir era a demissao do idiota que tinha sido responsavel por esse MASSACRE. Quem mais senao o Prime Miniature Mari Aklatiri?

mais: "As forças armadas servem para defender a nação não servem para derrubar governos legítimos" (deve-se aumentar) mesmo quando esses governos violam as leis e os mandam massacrar civis indefesos. Realmente e essa a funcao das forcas armadas seguir ordens mesmo que sejam ordens inconstitucionais. sera?

Imagine a margarida o que seria do PM em qualquer lado do mundo Australia, Indonesia, USA ou mesmo Portugal se ele violasse a lei do pais e mandasse as forcas armadas massacrar civis indefesos? "Se não é capaz de imaginar pergunte a quem sabe."

Anónimo disse...

Anónimo das 2:27:09 PM: Afinal de repente os 60 passam a cinco. Parece-me ser a primeira vez que o reconhecem. E parece que desses cinco uns eram forças pró-governamentais atacados pelas costas. E não foram só com armas que atacaram, mas também com granadas. O importante é que se apurem mesmo os autores do massacre e o lamentável é que só hoje mais de dois meses depois dos incidentes e pela primeira vez, alguém da oposição admita que afinal foram cinco os mortos.

Mas ainda não é capaz de admitir que os participantes nessa manifestação eram os desertores mais os seus apoiantes e para carregar as cores continua a chamá-los de civis. Curiosamente civis com armas e granadas. Pois. E claro responder o que é que numa democracia se faz a soldados que se amotinam ele não responde. Quando lhes interessa chama-lhes “600 soldados despedidos”, quando não lhes interessa chama-lhes “civis indefesos”. Com granadas e armas, mas sempre indefesos. Este anónimo é um patusco.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.