REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
________________________________________________________________________
MEDIA RELEASE
22 Julho 2006 For immediate release
O PM ENCORAJADO PELO NOVO ENTUSIASMO E VIGOR NA COMUNIDADE
O Primeiro-Ministro Dr José Ramos-Horta expressou a sua satisfação pela resposta positiva que recebeu dos sectores privados e públicos e da comunidade em geral à nova direcção do seu Governo.
“Tenho sido encorajado pelo novo entusiasmo e vigor encontrado por todo o Timor-Leste,” disse o Dr Ramos-Horta. “Tráz bons augúrios para o futuro do nosso país.
“O nível da cooperação dos meus dois Vice Primeiros Ministros, Eng Estanislau da Silva e Dr Rui de Araújo, é muito elevado e tem sido benéfico no estender os nossos serviços ao povo, e isso por sua vez parece ter revigorado a ética de trabalho de todos os ministérios,” disse.
Como exemplo disso, o Dr Ramos-Horta citou o trabalho do Ministro do Trabalho e Reinserção Comunitária, Arsénio Bano, que nas últimas semanas, tem coordenado a assistência humanitária aos muitos milhares de Timorenses deslocados.
“Agora o Ministro Bano dirige, em cooperação estreita com grupos de ajuda e as forças internacionais em Timor-Leste, o plano do governo para o seguro e sustentado regresso dos nossos cidadãos às suas comunidades,” disse o Primeiro-Ministro.
O Dr Ramos-Horta estava deliciado com os esforços do Ministério da Educação que respondeu ao seu pedido, muito rapidamente e organizou eficientemente os exames de fim de ano lectivo para os estudantes de todo o país, excepto Dili e Atauro, onde se espera que os exames tenham lugar na segunda semana de Agosto.
“No último fim-de-semana num admirável exercício de logística, e com a ajuda do meu gabinete que facilitou a segurança e transporte pelo helicóptero da UNOTIL para Oe-Cusse, os funcionários do Ministério da Educação distribuíram os boletins de exame em todas as escolas de Timor-Leste, mesmo nas mais pequenas e remotas aldeias e os exames realizaram-se de 17 a 21 de Julho,” disse o Dr Ramos- Horta.
“Isto permitiu a 43,146 estudantes ter exames – 22,706 do 6º grau; 12,796 do 9º grau; e 7,644 do 12º grau.
“Conhecerão os resultados em 6 de Agosto. Tenho esperança que as últimas semanas não tenham dificultado muito a sua preparação para os exames e desejo a todos a melhor sorte. São o futuro do nosso país.
“Congratulo os funcionários do Ministério, professores e estudantes pelo seu trabalho duro e dedicação,” disse o Primeiro-Ministro Ramos-Horta.
Entretanto, o Dr Ramos-Horta continuou o seu programa de visitas a todos os ministérios para aprender sobre o trabalho e para conhecer o pessoal e trocar ideias em como melhor servir a comunidade. Depois da sua visita ao Ministério da Justiça na Terça-feira, também visitou o Ministério do Plano e Finanças e a Autoridade de Pagamento e Bancária de Timor-Leste.
O Primeiro-Ministro Ramos-Horta continuou a encontrar-se com grupos representativos da comunidade.
Teve discussões com o Conselho Nacional de Jovens de Timor-Leste, que representa 32 organizações juvenis de todos os distritos, durante a qual foram discutidos assuntos como a criação de empregos. Educação e ideias para a reconciliação.
Hoje, o Dr Ramos-Horta presidiu a uma Consulta da Comunidade de Negócios para ouvir as visões da comunidade de negócios para o desenvolvimento económico de Timor-Leste.
“As minhas discussões têm o objectivo de criar um ambiente amigável para os negócios em Timor-Leste,” disse Dr Ramos-Horta. “Precisamos das suas ideias, dos seus investimentos e das suas tecnologias para ajudarem a desenvolver o nosso país, criar empregos, ajudar-nos a todos a ter um futuro melhor.
“É tempo de deixarmos de dificultar a vida à comunidades dos negócios e de deixarmos que não se sintam bem-vindos futuros investidores estrangeiros. Eles estão a ajudar-nos no nosso desenvolvimento económico.”
Os distritos também não foram esquecidos tendo o Primeiro-Ministro viajado para Baucau na Quinta-feira.
Estava acompanhado do Ministro do Trabalho e da Reinserção Comunitária, Arsénio Bano (para tratar de assuntos de ajuda humanitária e de planos para um regresso seguro a casa dos Timorenses deslocados); o Ministro dos Recursos Naturais, Minerais e Política Energética, José Teixeira (para explicar os planos de electrificação na região); e o Vice-Ministro para as Finanças e Plano (para explicar o Orçamento para 2006/2007).
O Primeiro-Ministro Ramos-Horta visitou o Bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento, com quem teve discussões muito positivas em relação com o trabalho social, económico e educacional que a Igreja Católica desenvolve na região. Também se encontrou com muitos líderes tradicionais e do governo local e com muitos membros do público.
O Dr Ramos-Horta continuou as suas reuniões regulares com o Presidente Xanana Gusmão e presidiu à reunião semanal do Conselho de Ministros.
Ontem participou na cerimónia de tomada de posse do seu sucessor na pasta dos Negócios Estrangeiros, José Luis Guterres, e do novo Vice-Ministro do Interior, José Agostinho Sequeira, ‘Somotxo’.
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
________________________________________________________________________
MEDIA RELEASE
23 Julho 2006 For immediate release
ENGAGEMENTO COM PARCEIROS REGIONAIS MARCA A PRIMEIRA VIAGEM AO ESTRANGEIRO DO DR RAMOS-HORTA COMO PRIMEIRO- MINISTRO
O Laureado do Nobel da Paz Dr José Ramos-Horta fará esta semana a sua primeira visita ao estrangeiro como Primeiro-Ministro de Timor-Leste para conversações com parceiros regionais chave em Jakarta e Kuala Lumpur.
Num gesto cheio de significado simbólico a primeira paragem do Primeiro-Ministro Ramos-Horta é em Jakarta onde terá conversações com o Presidente da República da Indonéia, Susilo Bambang Yudhoyono.
“Apesar de ter falado ao telefone com o Presidente Susilo e – ele foi o primeiro líder a telefonar-me imediatamente depois de ser nomeado Primeiro-Ministro – quando o Presidente Susilo me convidou aceitei de imediato o convite porque queria exprimir-lhe pessoalmente a profunda apreciação de Timor-Leste pelo apoio moral, politico e humanitário que nos foi dado pelo Governo e o povo da República da Indonésia durante a crise recente,” disse o Primeiro-Ministro Ramos-Horta.
“Devo também agradecimentos especiais ao Ministro dos Estrangeiros Hassan Wirayuda pelo seu igualmente constante apoio e amizade, “ disse o Dr Ramos-Horta.
O Dr Ramos-Horta disse que discutirá questões bilaterais, incluindo o começo do regime de autorizações de fronteira, que reforçarão relações familiares, comunitárias, económicas e sociais entre cidadãos dos dois países, e o completar da demarcação da fronteira terrestre.
“Na minha curta estadia na capital da Indonésia darei importância ao encontro com líderes importantes da comunidade de negócios para explorar o possível envolvimento no desenvolvimento económico de Timor-Leste,” disse o Dr Ramos-Horta.
A acompanhar o Primeiro-Ministro Ramos-Horta a Jakarta estarão o Ministro dos Recursos Naturais, Minerais e Política Energética, José Teixeira, o Chefe do Pessoal do Primeiro-Ministro, Marcos da Costa, e o Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nelson Santos.
O Primeiro-Ministro Ramos-Horta viajará então para a capital da Malásia Kuala Lumpur para participar no Fórum Regional da ASEAN, um grupo para discutir assuntos políticos e de segurança, onde assinará o pedido formal de acesso de Timor-Leste à Associação de 10 membros das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). O processo de acesso demorará cerca de cinco anos.
Timor-Leste tem sido convidado do AMM (ASEAN Encontro Ministerial) desde 2002 e no ano passado juntou-se ao ASEAN Fórum Regional.
Em adição aos membros da ASEAN Brunei, Cambódia, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname, estão no ASEAN Fórum Regional Austrália, Canadá, China, União Europeia, Índia, Japão, Mongólia, Nova Zelândia, Coreia do Norte, Papua Nova Guiné, Paquistão, Rússia, Coreia do Sul, USA e agora Timor-Leste.
O Primeiro-Ministro Ramos-Horta juntar-se-à em Kuala Lumpur ao seu sucessor na pasta dos Negócios Estrangeiros, José Luís Guterres, que parte no Domingo para a capital da Malásia para participar no Encontro Ministerial da ASEAN como convidado do Director e mais tarde com o Primeiro-Ministro no ASEAN Fórum Regional.
A acompanhar o Ministro dos Negócios Estrangeiros Guterres a Kuala Lumpur estão Juvêncio Martins, o Embaixador designado para a Malásia, João Câmara, Director dos Assuntos Multilaterais-Regionais, Tenente Coronel Filomeno Paixão, Secretário Permanente do Ministério da Defesa.
Em Kuala Lumpur, está previsto o encontro do Primeiro-Ministro Ramos-Horta com o seu parceiro da Malásia, Abdulla Ahmad Badawi e com o Vice Primeiro-Ministro, Najib Tun Razak, para lhe agradecer e ao povo da Malásia, pela ajuda a Timor-Leste num momento de crise grave.
Responderam sem hesitação ao pedido de ajuda de Timor-Leste e graças à pronta intervenção das forças Malásia e outras forças estrangeiras, a vida regressa à normalidade e estão a ajudar a consolidar a paz no país.
.
1 comentário:
Com os 70.000 IDP em Dili, eu sou certo que são muito pessoas confiáveis no PM.
Enviar um comentário