segunda-feira, julho 24, 2006

Comunicado de Imprensa - PM - Tradução da Margarida


REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
________________________________________________________________________

MEDIA RELEASE

22 Julho 2006 For immediate release


O PM ENCORAJADO PELO NOVO ENTUSIASMO E VIGOR NA COMUNIDADE

O Primeiro-Ministro Dr José Ramos-Horta expressou a sua satisfação pela resposta positiva que recebeu dos sectores privados e públicos e da comunidade em geral à nova direcção do seu Governo.

“Tenho sido encorajado pelo novo entusiasmo e vigor encontrado por todo o Timor-Leste,” disse o Dr Ramos-Horta. “Tráz bons augúrios para o futuro do nosso país.

“O nível da cooperação dos meus dois Vice Primeiros Ministros, Eng Estanislau da Silva e Dr Rui de Araújo, é muito elevado e tem sido benéfico no estender os nossos serviços ao povo, e isso por sua vez parece ter revigorado a ética de trabalho de todos os ministérios,” disse.

Como exemplo disso, o Dr Ramos-Horta citou o trabalho do Ministro do Trabalho e Reinserção Comunitária, Arsénio Bano, que nas últimas semanas, tem coordenado a assistência humanitária aos muitos milhares de Timorenses deslocados.

“Agora o Ministro Bano dirige, em cooperação estreita com grupos de ajuda e as forças internacionais em Timor-Leste, o plano do governo para o seguro e sustentado regresso dos nossos cidadãos às suas comunidades,” disse o Primeiro-Ministro.

O Dr Ramos-Horta estava deliciado com os esforços do Ministério da Educação que respondeu ao seu pedido, muito rapidamente e organizou eficientemente os exames de fim de ano lectivo para os estudantes de todo o país, excepto Dili e Atauro, onde se espera que os exames tenham lugar na segunda semana de Agosto.

“No último fim-de-semana num admirável exercício de logística, e com a ajuda do meu gabinete que facilitou a segurança e transporte pelo helicóptero da UNOTIL para Oe-Cusse, os funcionários do Ministério da Educação distribuíram os boletins de exame em todas as escolas de Timor-Leste, mesmo nas mais pequenas e remotas aldeias e os exames realizaram-se de 17 a 21 de Julho,” disse o Dr Ramos- Horta.

“Isto permitiu a 43,146 estudantes ter exames – 22,706 do 6º grau; 12,796 do 9º grau; e 7,644 do 12º grau.

“Conhecerão os resultados em 6 de Agosto. Tenho esperança que as últimas semanas não tenham dificultado muito a sua preparação para os exames e desejo a todos a melhor sorte. São o futuro do nosso país.

“Congratulo os funcionários do Ministério, professores e estudantes pelo seu trabalho duro e dedicação,” disse o Primeiro-Ministro Ramos-Horta.

Entretanto, o Dr Ramos-Horta continuou o seu programa de visitas a todos os ministérios para aprender sobre o trabalho e para conhecer o pessoal e trocar ideias em como melhor servir a comunidade. Depois da sua visita ao Ministério da Justiça na Terça-feira, também visitou o Ministério do Plano e Finanças e a Autoridade de Pagamento e Bancária de Timor-Leste.

O Primeiro-Ministro Ramos-Horta continuou a encontrar-se com grupos representativos da comunidade.
Teve discussões com o Conselho Nacional de Jovens de Timor-Leste, que representa 32 organizações juvenis de todos os distritos, durante a qual foram discutidos assuntos como a criação de empregos. Educação e ideias para a reconciliação.

Hoje, o Dr Ramos-Horta presidiu a uma Consulta da Comunidade de Negócios para ouvir as visões da comunidade de negócios para o desenvolvimento económico de Timor-Leste.
“As minhas discussões têm o objectivo de criar um ambiente amigável para os negócios em Timor-Leste,” disse Dr Ramos-Horta. “Precisamos das suas ideias, dos seus investimentos e das suas tecnologias para ajudarem a desenvolver o nosso país, criar empregos, ajudar-nos a todos a ter um futuro melhor.

“É tempo de deixarmos de dificultar a vida à comunidades dos negócios e de deixarmos que não se sintam bem-vindos futuros investidores estrangeiros. Eles estão a ajudar-nos no nosso desenvolvimento económico.”
Os distritos também não foram esquecidos tendo o Primeiro-Ministro viajado para Baucau na Quinta-feira.

Estava acompanhado do Ministro do Trabalho e da Reinserção Comunitária, Arsénio Bano (para tratar de assuntos de ajuda humanitária e de planos para um regresso seguro a casa dos Timorenses deslocados); o Ministro dos Recursos Naturais, Minerais e Política Energética, José Teixeira (para explicar os planos de electrificação na região); e o Vice-Ministro para as Finanças e Plano (para explicar o Orçamento para 2006/2007).

O Primeiro-Ministro Ramos-Horta visitou o Bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento, com quem teve discussões muito positivas em relação com o trabalho social, económico e educacional que a Igreja Católica desenvolve na região. Também se encontrou com muitos líderes tradicionais e do governo local e com muitos membros do público.
O Dr Ramos-Horta continuou as suas reuniões regulares com o Presidente Xanana Gusmão e presidiu à reunião semanal do Conselho de Ministros.

Ontem participou na cerimónia de tomada de posse do seu sucessor na pasta dos Negócios Estrangeiros, José Luis Guterres, e do novo Vice-Ministro do Interior, José Agostinho Sequeira, ‘Somotxo’.


REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
________________________________________________________________________

MEDIA RELEASE

23 Julho 2006 For immediate release


ENGAGEMENTO COM PARCEIROS REGIONAIS MARCA A PRIMEIRA VIAGEM AO ESTRANGEIRO DO DR RAMOS-HORTA COMO PRIMEIRO- MINISTRO

O Laureado do Nobel da Paz Dr José Ramos-Horta fará esta semana a sua primeira visita ao estrangeiro como Primeiro-Ministro de Timor-Leste para conversações com parceiros regionais chave em Jakarta e Kuala Lumpur.
Num gesto cheio de significado simbólico a primeira paragem do Primeiro-Ministro Ramos-Horta é em Jakarta onde terá conversações com o Presidente da República da Indonéia, Susilo Bambang Yudhoyono.

“Apesar de ter falado ao telefone com o Presidente Susilo e – ele foi o primeiro líder a telefonar-me imediatamente depois de ser nomeado Primeiro-Ministro – quando o Presidente Susilo me convidou aceitei de imediato o convite porque queria exprimir-lhe pessoalmente a profunda apreciação de Timor-Leste pelo apoio moral, politico e humanitário que nos foi dado pelo Governo e o povo da República da Indonésia durante a crise recente,” disse o Primeiro-Ministro Ramos-Horta.

“Devo também agradecimentos especiais ao Ministro dos Estrangeiros Hassan Wirayuda pelo seu igualmente constante apoio e amizade, “ disse o Dr Ramos-Horta.

O Dr Ramos-Horta disse que discutirá questões bilaterais, incluindo o começo do regime de autorizações de fronteira, que reforçarão relações familiares, comunitárias, económicas e sociais entre cidadãos dos dois países, e o completar da demarcação da fronteira terrestre.
“Na minha curta estadia na capital da Indonésia darei importância ao encontro com líderes importantes da comunidade de negócios para explorar o possível envolvimento no desenvolvimento económico de Timor-Leste,” disse o Dr Ramos-Horta.

A acompanhar o Primeiro-Ministro Ramos-Horta a Jakarta estarão o Ministro dos Recursos Naturais, Minerais e Política Energética, José Teixeira, o Chefe do Pessoal do Primeiro-Ministro, Marcos da Costa, e o Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nelson Santos.

O Primeiro-Ministro Ramos-Horta viajará então para a capital da Malásia Kuala Lumpur para participar no Fórum Regional da ASEAN, um grupo para discutir assuntos políticos e de segurança, onde assinará o pedido formal de acesso de Timor-Leste à Associação de 10 membros das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). O processo de acesso demorará cerca de cinco anos.
Timor-Leste tem sido convidado do AMM (ASEAN Encontro Ministerial) desde 2002 e no ano passado juntou-se ao ASEAN Fórum Regional.

Em adição aos membros da ASEAN Brunei, Cambódia, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname, estão no ASEAN Fórum Regional Austrália, Canadá, China, União Europeia, Índia, Japão, Mongólia, Nova Zelândia, Coreia do Norte, Papua Nova Guiné, Paquistão, Rússia, Coreia do Sul, USA e agora Timor-Leste.

O Primeiro-Ministro Ramos-Horta juntar-se-à em Kuala Lumpur ao seu sucessor na pasta dos Negócios Estrangeiros, José Luís Guterres, que parte no Domingo para a capital da Malásia para participar no Encontro Ministerial da ASEAN como convidado do Director e mais tarde com o Primeiro-Ministro no ASEAN Fórum Regional.

A acompanhar o Ministro dos Negócios Estrangeiros Guterres a Kuala Lumpur estão Juvêncio Martins, o Embaixador designado para a Malásia, João Câmara, Director dos Assuntos Multilaterais-Regionais, Tenente Coronel Filomeno Paixão, Secretário Permanente do Ministério da Defesa.

Em Kuala Lumpur, está previsto o encontro do Primeiro-Ministro Ramos-Horta com o seu parceiro da Malásia, Abdulla Ahmad Badawi e com o Vice Primeiro-Ministro, Najib Tun Razak, para lhe agradecer e ao povo da Malásia, pela ajuda a Timor-Leste num momento de crise grave.

Responderam sem hesitação ao pedido de ajuda de Timor-Leste e graças à pronta intervenção das forças Malásia e outras forças estrangeiras, a vida regressa à normalidade e estão a ajudar a consolidar a paz no país.


.

1 comentário:

Anónimo disse...

Com os 70.000 IDP em Dili, eu sou certo que são muito pessoas confiáveis no PM.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.