sexta-feira, junho 09, 2006

Jornalista timorense da AP detido por soldados australianos

Díli, 09 Jun (Lusa) - O jornalista timorense da Associated Press José Belo foi hoje detido por soldados australianos que o mantiveram algemado mais de quatro horas no Centro de Detenção temporário, em Díli, disse o próprio à agência Lusa.

José Belo explicou que estava na zona do hospital de Díli quando foi confrontado com uma patrulha militar australiana que lhe pediu identificação alegando que era habitual vê-lo em zonas de confrontos em Díli.

"Mostrei a minha identificação da AP mas eles disseram que era falsa. E prenderam-me. Levaram-me para o centro de detenção e mantiveram-me algemado quatro horas", disse à Lusa o repórter da APTV.

O jornalista timorense só acabou por ser libertado depois da intervenção de um jornalista estrangeiros da AP que se deslocou ao local para confirmar que José Belo era correspondente da agência desde 1999.

Ironicamente, um das últimas reportagens em que José Belo participou foi sobre os incidentes em Díli na qual deu apoio a um jornalista australiano do canal estatal SBS.

A Lusa tentou, sem êxito, contactar um responsável do contingente militar australiano destacado em Timor-Leste para obter um comentário ao incidente.

ASP.
Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.