sexta-feira, junho 09, 2006

Comunicado à Imprensa - PM

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO

INFORMAÇÃO À IMPRENSA


Chefe de Estado Maior das Forças Armadas da Malásia faz visita de cortesia ao Primeiro Ministro, Mari Alkatiri

Pelas 10:30 de hoje, sexta-feira, 9 de Junho, o Primeiro Ministro de Timor-Leste, Mari Alkatiri, recebeu em audiência o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas da Malásia, Almirante Mohd Anwar bin Hj. Mohd Nor, que se fez acompanhar pelo, entre outros, Secretário Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Malásia.

Neste encontro, que decorreu em ambiente de amizade e de grande entendimento, o Primeiro Ministro teve oportunidade de agradecer a rápida resposta dada pela Malásia no envio de um contingente militar para restabelecimento da ordem pública em Timor-Leste.

No decorrer desta reunião, foi ainda proposto que as forças da Malásia estreitassem a cooperação com as Forças de Defesa de Timor-Leste (FDTL), nomeadamente na integração de elementos das FDTL nas operações atribuídas à Malásia, em Díli. Esta proposta deverá ainda ser discutida com o Ministro da Defesa da RDTL e com o Brigadeiro General das FDTL, Taur Matan Ruak. Também o envio, para Timor-Leste, de 250 elementos da polícia malasiana, para patrulhas de proximidade em Díli, foi bem acolhida.

Por fim, foi solicitado apoio à reparação de veículos das FDTL e formação de mecânicos para aquela Instituição, uma vez que, aquando da visita do então Primeiro Ministro Mahatir Muhammad a Timor-Leste (Outubro de 2003), aquele País ofereceu às FDTL veículos de fabrico malasiano.


Assinado Acordo entre Timor-Leste a União Europeia

O Primeiro Ministro presidiu hoje à assinatura de um acordo entre Timor-Leste e a União Europeia, no valor de 18 milhões de euros.

Após a assinatura do Acordo, foi lida uma mensagem do Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Comissário Europeu para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel. Nesta mensagem foi expresso o “total apoio e solidariedade” da União Europeia para com Timor-Leste, bem como foram elogiados os “tremendos resultados alcançados pelo Governo de Timor-Leste” na construção da Nação Timorense.

Após a assinatura deste acordo, o Primeiro Ministro reuniu-se com os responsáveis da União Europeia, nomeadamente com o Chefe de Departamento da Região do Pacífico, Direcção para o Desenvolvimento, Valariano Diaz, sediado em Bruxelas, dando-lhe conta da actual situação do País e próximas acções a desenvolver para restabelecimento da normalidade em Timor-Leste.

Primeiro Ministro reúne-se com o Representante Regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados

Ontem o Primeiro Ministro, Mari Alkatiri, esteve reunido com o Representante Regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Robert Ashe, que se fez acompanhar de responsável pela ajuda de emergência daquela Organização, Johann Siffointe.

Neste encontro, o ACNUR anunciou a vinda de um avião com equipamento e material para ajuda a cerca de 3000 refugiados, ao Hospital Nacional Guido Valadares e a algumas instituições religiosas que acolheram deslocados e, foi ainda discutida, a necessidade de melhorar as condições de acolhimento e de segurança nos campos de deslocados.

Díli, 9 de Junho de 2006

3 comentários:

Anónimo disse...

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados discute "a necessidade de melhorar as condições de acolhimento e de segurança nos campos de deslocados",outras organizações entregam arroz e os autralianos distribuem uns papelitos para os deslocados usarem, normalmente nas trazeiras dos edifícios públicos, após a defecação.
Porra... os timorenses assim nunca mais vão pra casa!!!
Bem me parece que as tripas australianas serão necessárias por long time.

Anónimo disse...

All of you, those pro-Alkatiri should be quite now dogs and do not appear in this forum in very hysterik way to blame for australian forces are wrong doing with concerning the security task forces to be done for East Timor People.

We, the real genuine Maubere People, have to thanksgiven to the Australian Authority and Army Forces that are now accomplish their task force to give good assistance to the poor and weakness people of East Timor, but not defending the butchery leadership of Alkatiri and Luolo.

You gays the atheist, herejes, materialist followers of the your political father "Darwin" gonna to the hell, because our people would like prevail their culture and identity as the real People in their real nation East Timor.

Long Life to Heros Commanders Alfredo and other Comrades, real defenders of the Maubere People interest in east Timor Land, but not defending the psychopata and paranoid leadership dominated by irrational ones namely butcheries Alkatiri and Luolo. No longer Maubere People will destroy all infames clikes of the Alkatiri and Luolo. Their days in fact are counted now by the People Power and they will removed in very ashammed way from leadership of East Timor's People and Nation.

Anónimo disse...

No início desta crise lembro-me de ver no telejornal da RTP uma professora portuguesa da cooperação, em Dili, a explicar a indisciplina que reinava no quartel do Reigado e de dizer que ele arrogantemente nunca pôs os pés em qualquer aula de português. Pela amostra aí em cima parece que também pouco frequentou as aulas de inglês na Austrália.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.