terça-feira, maio 13, 2008

UM VULCÃO CHAMADO TIMOR-LESTE

Blog PORTUGAL DIRECTO
Domingo, 11 de Maio de 2008

Contrariamente ao que possa parecer a acalmia em Timor-Leste não corresponde à realidade das energias contidas que parecem não se irem libertando por obstrução provocada pelo governo AMP do primeiro-ministro José Alexandre Gusmão, Xanana.

A sintomatologia indica-nos, por experiência, que quando tudo parece estar a deslizar sobres os carris… vem lá borrasca.

Ocorre exactamente assim com os vulcões, quando um valente pedregulho impede que o magma se liberte a espaços que possam contribuir para evitar uma grandiosa e terrível explosão causadora de centenas de vítimas, quando não milhares delas.

A frequência com que acontece o descalabro de um momento para o outro já é conhecida. Recorde-se quando parecia tudo muito bem e em minutos Ramos Horta viu-se às portas da morte num atentado claro à sua integridade física.

Recorde-se também que Xanana afirmou ter padecido do mesmo – um atentado - mas não conseguiu ainda provar a veracidade daquilo que afirmou. Pelo contrário, tem recusado a formação de uma Investigação Independente Internacional aos Atentados, apesar de aprovado por maioria no Parlamento timorense.

Não é por acaso que soa a sua eventual cumplicidade nas ocorrências de 11 de Fevereiro. É o que consta internacionalmente com alguma insistência, mas também em Timor-Leste, podendo ser factor contributivo para estar a minar a confiança que os timorenses nele depositaram em tempos.

Algumas vozes se vão erguendo contra a governação do governo “martelado” de Xanana Gusmão. Não só pela sua inoperância – provável incompetência – mas principalmente pela falta de decoro que os mais altos responsáveis governativos vão exibindo.

A corrupção alastra e são já algumas as vozes oponentes.

Mário Carrascalão, deputado do PSD timorense, que faz parte da AMP, denunciou há menos de um ano que Xanana estava rodeado de oportunistas, vigaristas e malandros no partido CNRT. Partido que é “filho das marteladas” e golpadas xananistas nos anos 2006 e 2007.

Pois Carrascalão avisou, contudo isso não o impediu de se aliar à AMP (Aliança de Maioria Parlamentar) e ao CNRT dos vígaros.

Que ninguém se admire porque o carácter de Mário Carrascalão é assim mesmo. Muito menos o critiquem… Tudo que faz é por sacrifício e para bem dos timorenses e de Timor. Assim foi quando foi governador dos indonésios e embaixador da Indonésia e assim sempre será.

Abnegado Mário (olá homónimo!) vai a todas e sai-se sempre bem. O mesmo já não acontece com os irmãos, infelizmente.

Pois então este governo AMP está a rebentar com a escala da corrupção. Quero dizer: tem lá muitos corruptos e corruptores? Mário avisou.

Mas, esta é outra perspectiva de como está a situação em Timor-Leste, o presidente da ASDT, Francisco Xavier, anunciou uma aliança com a Fretilin, apesar de fazer parte da AMP, e ter militantes seus no governo xananista.

Diz Xavier que está zangado. Farto de ver os ministros na “maior” a gastar à toa e os timorenses sem casas e a passarem fome. Ah, valente!

Francisco Xavier refere a corrupção e os gastos inúteis de Xanana como causa do seu desencanto e do seu partido. Ficámos a saber que mais tarde ou mais cedo a AMP vai estourar… como o tal vulcão entupido.

O pedregulho obstrutivo é Xanana Gusmão que como pode lá vai evitando a explosão… até um dia.

É que parece que o PSD também não está a gostar dos rumos que certas coisas estão a tomar, pelo que soa…

Enquanto isso, a Fretilin continua o seu percurso de provocar desgastes aos seus adversários. Essa é uma das funções dos partidos de oposição.

Recorde-se que a Fretilin foi o partido político mais votado nas eleições legislativas de 2007 e que só não é governo por engenharias políticas de Ramos Horta com Xanana e todos aqueles que formaram a “martelada” AMP, com o intuito de ostracizar a Fretilin.

Afinal não conseguiram.

Em vez disso têm conseguido desentender-se no interior da periclitante AMP. A solda que ainda a mantém aparentemente unida chama-se Detenção do Poder, mas abrindo-se outras perspectivas tudo cairá.

A ver vamos.

Postado por Mário Motta

1 comentário:

Anónimo disse...

Senhor Mario Mota, parabens porque voce fala verdade.Mas nao entendo porque muito pessoal nao deu contas e divulga noticias para o mundo para ver corrupcao de Xanana e amigos dele? pobres como nos falta lingua portugues e ingles para espressar. Voce que escreve bem devia procura meios para acabar com tantas corrupcao.Se nao voltou outravez para tempo do indonesio de Soeharto que tudo para mulher, filhos, sobrinhos,afilhados, parentes e amigos. Quem pior? Mafia de Alkatiriou ou mafia de Xanana? Se nao voce escreve escreve mas ninguen liga, Xanana continua ate rebentar mas muitos vao sofrer

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.