segunda-feira, março 31, 2008

PR interino: Reinado "tentou golpe de estado"

Díli, 31 Mar (Lusa) - As investigações aos ataques de 11 de Fevereiro revelaram, "em geral, que foi uma tentativa de golpe de estado", afirmou hoje o Presidente da República interino de Timor-Leste.

Fernando "La Sama" de Araújo disse também que os disparos sobre o Presidente José Ramos Horta, feitos por um elemento do grupo do major Alfredo Reinado, não foram um acontecimento imprevisto.

"Alfredo Reinado foi até lá, entrou no recinto do Presidente, tirou as armas dos guardas que estavam lá. Foi uma acção planeada. Não é uma coisa que espontaneamente apareceu naquela manhã", declarou o chefe de Estado interino.

"Todas as partes envolvidas têm que ser investigadas", afirmou Fernando "La Sama" de Araújo, entrevistado hoje em Díli pela agência Lusa e a Rádio Renascença.

"Se o procurador-geral da República conseguir evidências fortes, a posição do Estado é levar tudo a tribunal, para enfrentarem processo de julgamento", explicou.

O chefe de Estado interino avisou também que "a partir de amanhã" (terça-feira), qualquer tentativa de apoio a Gastão Salsinha e aos seus homens será considerado pelas autoridades como um crime, como aliás está previsto no Código Penal.

"As investigações estão a correr bem e em conformidade com o princípio que o Estado declarou, sobre pretender uma investigação profunda aos acontecimentos", afirmou Fernando "La Sama" de Araújo.

"Esperamos a rendição de Gastão Salsinha porque ele é o segundo homem do atentado. O primeiro é Alfredo Reinado", que morreu no ataque à residência de José Ramos-Horta.

Fernando "La Sama" de Araújo teve hoje um encontro com o brigadeiro-general Taur Matan Ruak, chefe do Estado-Maior-general das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL).

O Presidente interino recebeu também os comandantes da Polícia Nacional, das Forças de Estabilização Internacionais (ISF, sob comando australiano) e da Polícia das Nações Unidas.

"É quase certo que Gastão Salsinha está na área de Ermera", adiantou o Presidente interino, referindo que o grupo do ex-tenente se movimenta nas áreas de Ermera e Bobonaro.

O comando da operação conjunta "Halibur" de captura de Gastão Salsinha "continua a tentar convencê-lo a render-se".

O Presidente interino adiantou que as forças envolvidas na operação "ainda não têm ordens para disparar" e explicou que pretende que o fugitivo "seja apanhado vivo para contar tudo o que sabe e tudo o que planeou com o ex-major Alfredo".

O grupo de Salsinha tem "cerca de 15 armas e cerca de vinte elementos", pelas informações disponíveis, disse o Presidente interino.

PRM
Lusa/Fim

4 comentários:

Anónimo disse...

Alo Dili

Presidente Interino Lasama nao eras tu que estavas apoiar o Alfredo do tal ajudo humanitario que falaste no parlamento.O apoio da campanha com o grupo do Movimento da unidade e Justica que sao todos do PD ligados ao Alfredo.Depois de morto abres a boca trocaste a camisa tao depressa.So agora depois de o Horta abrir a boca querendo um investigacao profunda sobre o atentado.

Adeus

De Aikurus

Anónimo disse...

Muito bem dito caro Aikurus, foi então este patetao quem orquestrou todo este plano mafioso e sangrento com seu padrinho Xanana e agora vem dizer merdas ao público, só canalhas do seu partido que possam ir ao seu encalço, mas não nos homens do bom senso. A justiça deve ser feita aos três palhaços da actual liderança da RDTL, são eles; Xanana ou Bananas, Lasama ou kuda sama e Longuinhos ou manguitos! São eles os mentores de toda esta crise, deste modo a justiça não deve isentar-se esses imorais indivíduos da real justiça, quer sim quer não, os três devem ser ouvidos nos tribunais e para tal primeiro de tudo devem ser exonerados dos cargos que neste estão exercendo.

Um Abraço de Ramkabia

Anónimo disse...

Então seus filhos das putas do Bairro Alto como e que não postaram os nossos comentários. Esperam de que chegara um dia vocês todos os donos deste maldito blogue irão levar no cu. Cães e cadelas merdas, parecem que estão já a cheirar muito mal seus panaleiros e raboles.

Anónimo disse...

Parece-me que este meu amigo está muito chateado e incomodado com os comentários anteriormente referidos.Quem fica assim porque já não tem mais razões para acrecentar,oh meu caro amigo,a razão é a arma mais forte que alguma vez existe e vai continuar!
se você acha que já não tem razão porque que continua defender os criminosos?

Maubere Lian

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.