segunda-feira, março 10, 2008

Konis Santana

(via blog Timor Lorosae Nação)

Timor-Leste [Memória]
Documentos da Resistência Timorense

O Comandante das FALINTIL, Nino Konis Santana, nome gentílico, nasceu em 1957 em Veru, sub-distrito de Tutuala, distrito de Lautém, próximo de Lospalos. Morreu a 11 de Março de 1998, no seu abrigo da Luta contra a ocupação indonésia, em Mirtuto, Ermera. Filho de Poko Tana e de Jee Makaru, foi baptizado, na Capela de Tutuala, a três de Março de 1964, sob o nome de Antoninho Santana.

As primeiras letras aprendeu-as num posto escolar de Tutuala, tendo transitado para o colégio dos padres salesianos de Fuiloro, onde completou a 4ª classe. Posteriormente foi para uma escola particular em Dili, fundada por Xavier do Amaral - nomeado presidente da República Democrática de Timor-Leste aquando da proclamação unilateral da independência em 1975 - tendo completado o curso de professor primário no ano de 1974-1975, na Escola Canto Resende.

Aderiu à FRETILIN em finais de 1975, tendo sido dirigente da UNETIM (União Nacional dos Estudantes de Timor-Leste) e membro da OPJT (Organização Popular da Juventude Timorense).

Aquando da invasão de Dili pelas forças indonésias, a sete de Dezembro de 1975, Konis exercia já profissão de professor primário, na sua terra natal, de par com uma intensa actividade de formação política das populações.

A chegada das forças indonésias à Ponta Leste obriga a resistência a refugiar-se em Matebian, de onde se retira em Novembro de 1978, com a queda da última Base, data em que Konis já exercia as funções de Delegado do Comissariado Político.

Entre avanços e recuos estratégicos no território, Konis Santana chega às áreas de Ermera em 1991, a fim de proceder à reorganização daquela zona, a partir de onde comanda a Luta.

Aquando da sua morte, em 11 de Março de 1998, exercia as funções de Chefe do Conselho Executivo da Luta/Frente Armada-CEL/FA, cargo para o qual foi nomeado aquando do desaparecimento de Keri Sabalae, em 29 de Junho de 1995.

1 comentário:

Anónimo disse...

VIVA O SAUDOSO QUERIDO IRMÃO NINO KONIS SANTANA!!!! HUSI ALIN SIRA NEBE ULUK HALAO FUNU TUIR MAUN NIA HANOIN NEBE HALAI HUSIK HELA RAI DOBEN TIMOR HODI MAI IHA EMA NIA RAI. OS ASSILOS POLITICOS JOVENS MATE RESTU SIRA

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.