domingo, fevereiro 10, 2008

Juiz brasileiro é selecionado para Tribunal Internacional da ONU

Última Instância.com.br

Sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O juiz-auditor da Justiça Militar Federal e professor universitário José Barroso Filho foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para exercer o posto de juiz internacional em Timor-Leste. O processo seletivo internacional contou com a participação de juízes de várias nacionalidades.

O magistrado julgará processos cíveis e criminais, incluindo os crimes de guerra praticados durante a ocupação da Indonésia e atuará como mentor dos juízes timorenses. “Será uma honra representar o Brasil e a Justiça Militar da União no processo de construção do Judiciário Leste-Timorense”, comentou Barroso.

Em 2007 o magistrado lançou o livro “Desenvolve Amazônia – Reflexões sobre o nosso futuro”, no qual aponta soluções administrativas para a exploração sustentável da maior floresta verde do mundo. José Barroso Filho é doutorando em Administração Pública pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha), mestre em Direito pela Unversidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Direito Público pela Unifacs, pós-graduado pela Escola Judicial Edésio Fernandes (MG) e pela Escola de Formação de Magistrados da Bahia e pela Escola Superior de Guerra (RJ); professor da Escola de Magistrados da Bahia; conferencista da Escola de Administração do Exército (Esaex), diretor científico do Centro de Cultura Jurídica da Bahia (CCJB); membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Público.

NOTA DE RODAPÉ:

Esperemos que este juiz saiba melhor o que vai fazer para Timor-Leste do que o jornalista.

Primeiro, não vai exercer funções num Tribunal Internacional, porque não existe, e em segundo lugar, não vai julgar crimes de guerra...

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas tu é uma besta mesmo. Onde é que está que ele vai trabalhar em um tribunal internacional? Ele tem o POSTO de juiz internacional (pelo fato de ser estrangeiro) como todos os que lá estão mas não é por isso que ele vai trabalhar em um tribunal internacional.

Antes de falar dos outros, aprenda.

Anónimo disse...

O Dr. Barroso é um juiz conceituado e muito contribuirá para o fortalecimento do sistema judicial leste-timorense.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.