domingo, fevereiro 10, 2008

Helicóptero resgata presidente do Timor em estrada bloqueada

Díli, 09 Fev (Lusa) - Um helicóptero das Forças de Estabilização Internacionais (ISF) retirou o presidente do Timor Leste, José Ramos Horta, da região de Maliana (oeste do país), após um deslizamento de terra que bloqueou a estrada no distrito.

Ramos Horta, acompanhado pelo embaixador de Cuba em Díli, Ramón Hernández Vásquez, estava em Maliana para a inauguração do novo hospital.

"Foi com satisfação que as ISF puderam ajudar nesta situação, chamando um helicóptero", informou em comunicado o comandante do contingente australiano e neozelandês no Timor Leste, brigadeiro James Baker.

"O deslizamento de terras realça a importância de as ISF continuarem as suas operações nos distritos, particularmente agora durante a estação das chuvas", acrescentou o brigadeiro australiano.

Segundo o comandante, "as ISF e o Centro Nacional de Catástrofes precisam de ter boa informação sobre o estado das estradas, pontes e outras estruturas civis nestas áreas, para o caso de serem chamados a responder a um desastre ou a uma evacuação médica".

Incidente

Em outro comunicado, o brigadeiro James Baker agradeceu "a colaboração dos três deputados em ajudar a acalmar o conflito potencial" na quarta-feira com o grupo do major fugitivo Alfredo Reinado, que devia se reunir com uma delegação parlamentar da Aliança para Maioria Parlamentar.

Após o encontro "casual", em que Alfredo Reinado disparou vários "tiros de aviso", os deputados "foram à Base Avançada de Operações das ISF em Gleno [sudoeste de Díli], pedindo desculpas pelo incidente e agradecendo por os soldados australianos não terem deixado escalar o conflito".

"Esta ação insensata de Alfredo Reinado e o seu grupo tinha o potencial para uma escalada de violência e trazer danos a todas as pessoas no seu grupo", afirmou ainda o comandante das ISF.

O major Alfredo Reinado, ex-comandante da Polícia Militar, está foragido desde agosto de 2006.

O brigadeiro James Baker ressaltou que "não há acordo das ISF com nenhum outro grupo no país, exceto o governo do Timor Leste" e que o contingente sob comando australiano "não tem nenhuma operação em curso contra Alfredo Reinado".

Atualmente, as Forças de Estabilização Internacionais têm no país asiático quase mil soldados.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.