quinta-feira, janeiro 24, 2008

Maioria das doenças pode ser tratada

Correio da Manhã
2008-01-22 - 13:25:00

Dez milhões de crianças morrem anualmente
Cerca de 26 mil crianças morrem todos os dias no mundo

Cerca de 9,7 milhões de crianças morrem todos os anos antes do quinto ano de vida devido a doenças como a pneumonia ou a malária, alerta esta terça-feira a UNICEF, na apresentação do relatório “A Siutação Mundial da Infância 2008: A Sobrevivência Infantil”, em Genebra, Suíça.

A cada dia, 26 mil crianças morrem devido a doenças, a maioria das quais evitável, através da sua prevenção. África, Ásia do Sul e o Médio Oriente são as zonas onde a taxa de mortalidade infantil é mais elevada, com dois terços do total de crianças mortas.

De acordo com o relatório da UNICEF, na região africana do Sub-Sahara, uma em cada seis crianças tem a possibilidade de sobreviver além dos cinco anos de vida. Apenas Cabo Verde, Eritreia e nas Seichelles devem atingir em 2015 a meta de sobrevivência de crianças, apontada pela UNICEF, reduzindo a mortalidade infantil para metade.

A UNICEF destaca a importância de promover tratamentos de prevenção, nomeadamente em doenças como a pneumonia, diarreia, malária, mal-nutrição e HIV, que poderiam ser desenvolvidos através de vacinação. Água imprópria para consumo e sistemas sanitários deficientes são as principais causas apontadas para a propagação deste tipo de doenças.

A organização mundial salienta ainda o desenvolvimento de sistemas nacionais de saúde que “podem salvar a vida” de muitas crianças. De acordo com o relatório, “Um factor comum no número de mortes de crianças é a saúde das mães, das quais mais de 500 mil morrem anualmente devido a complicações associadas à gravidez ou parto”.

A UNICEF aponta com exemplos os casos de Timor-Leste, Nepal, Haiti e Etiópia que conseguiram reduzir a taxa de mortalidade infantil, apesar dos seus níveis de pobreza.

1 comentário:

Anónimo disse...

"A UNICEF aponta com exemplos os casos de Timor-Leste, Nepal, Haiti e Etiópia que conseguiram reduzir a taxa de mortalidade infantil, apesar dos seus níveis de pobreza."

Certamente são já resultados da governação da AMP...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.