Notícias Lusófonas - 1 de Outubro de 2007, 17:19
O massacre de Balibó, ocorrido em 1975 em Timor-Leste, vai ser transposto para o cinema através do cineasta australiano Robert Connoly, devendo as filmagens começar no início de 2008.
Segundo a edição de hoje do diário Sidney Morning Herald, o papel principal será desempenhado pelo actor Anthony La Paglia, que interpretará Roger East, o jornalista assassinado em 1975, em Díli, quando investigava a morte dos cinco camaradas de profissão, ocorrida cerca de mês e meio antes.
Descrito como um intenso "thriller" político, "Balibó", tal como se intitula o filme, vai recriar os acontecimentos que rodearam a morte dos cinco jornalistas - Brian Peters, Greg Shackleton, Gary Cunningham, Malcolm Rennie e Tony Stewart.
Os cinco jornalistas morreram quando, a 16 de Outubro de 1975, se encontravam em reportagem naquela localidade próxima da fronteira com a Indonésia, no início da invasão das tropas e milícias de Jacarta ao território timorense.
No entanto, e mais de 30 anos volvidos, há ainda muitas dúvidas sobre as circunstâncias que rodearam as suas mortes, com versões contraditórias.
Um relatório independente das Nações Unidas, elaborado em 2006, concluiu que, "provavelmente", os cinco jornalistas - dois australianos, dois britânicos e um neozelandês - foram mortos pelos soldados indonésios.
Jacarta, porém, nega as acusações e tem insistido na ideia de que os jornalistas foram mortos num fogo cruzado entre as tropas indonésias e milícias timorenses.
A morte de Roger East, todavia, é menos conhecida e aconteceu a 08 de Dezembro de 1975, quando o jornalista da Australian Associated Press (AAP), então com 51 anos, se encontrava em Díli a investigar a morte dos seus colegas, acabando capturado pelas tropas indonésias, que o executaram em público.
Chegado a Díli poucos dias após a notícia da morte dos seus cinco colegas, a sua estada foi acompanhada pelos jornalistas Michael Richardson, do "The Age" (australiano), e de Jill Jolliffe, "freelance" australiana que trabalhava então para a Reuters e que, mais tarde, colaborou com vários órgãos de comunicação social portugueses e de outros países.
Segundo relatos da imprensa então publicados, quando se tornou claro que a invasão indonésia estava iminente, Richardson e Jolliffe decidiram abandonar Díli e regressaram em conjunto com os representantes da Cruz Vermelha para Darwin (Austrália), mas Roger East optou por ficar na capital timorense.
Ainda segundo esses relatos, Roger East planeava seguir para as montanhas a acompanhar a retirada da Fretilin, mas acabou capturado pelo exército indonésio, que o juntou a outros prisioneiros e, de acordo com testemunhas, foi executado por um pelotão de fuzilamento em frente ao porto de Díli.
Alguns relatos dão ainda conta de que Roger East tentou enviar uma última notícia a partir do Centro da Marconi no aeroporto de Díli, quando começaram a aterrar os páraquedistas indonésios.
A Indonésia invadiu a antiga colónia portuguesa em 1975, administrando-a até 1999, ano em que um plebiscito resultou numa votação esmagadora a favor da independência do território, que se concretizaria em 2002.
Segundo o jornal, será a primeira participação de La Paglia num filme australiano desde 2001, quando apareceu em "Lantana", interpretação que lhe valeu o prémio de melhor actor nos "AFI Awards", da Austrália.
La Paglia fará, nesse sentido, uma interrupção do programa "Without a Trace", num canal de televisão norte-americano, para desempenhar Roger East.
O argumento de "Balibó", baseado no livro "Cover UP - The Inside story of the Balibó Five", de Jill Jolliffe, foi redigido conjuntamente por David Williamson e Robert Connely, que vai dirigir também o filme produzido pela Film Finance Corporation.
terça-feira, outubro 02, 2007
Massacre de Balibó vai dar origem a filme na Austrália
Por Malai Azul 2 à(s) 06:21
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário