domingo, setembro 30, 2007

Timor-Leste: Federação Internacional insiste na anulação da Comissão da Verdade e Amizade

Lisboa, 01 Out (Lusa) - A Federação Internacional para Timor-Leste insistiu no encerramento das sessões da Comissão da Verdade e Amizade (CVA), que investiga desde Janeiro último a onda de violência no país antes durante e depois do referendo de autodeterminação, em 1999.

Numa intervenção feita sábado em Díli, Charles Scheiner, director da Federação, sustentou que a Comissão "é incapaz de encontrar a verdade" e de "fazer aumentar o grau de amizade" entre os povos timorense e indonésio, pelo que é necessário criar um Tribunal Internacional.

"Pelo contrário, está a permitir a propagação de mentiras e a exacerbar tensões entre as pessoas e as respectivas autoridades oficiais", afirmou Scheiner, pedindo aos membros da Comissão que "tenham a integridade suficiente" para reconhecer que os seus esforços fracassaram.

A Comissão, criada em Janeiro deste ano, está impossibilitada, de acordo com os seus termos de referência, de formular acusações e já ouviu dezenas de testemunhos, entre eles os principais dirigentes políticos, militares, milicianos e da sociedade civil de Timor-Leste, Indonésia e Austrália.

"A Comissão tem sido incapaz de satisfazer as necessidades dos povos de Timor-Leste e da Indonésia para que se ultrapasse os traumas provocados pelos horríveis acontecimentos registados em 1999 e nos 24 anos precedentes", acrescentou.

Scheiner propõe, nesse sentido, a criação de novos mecanismos judiciários e judiciais para encontrar e julgar os responsáveis pelos massacres.

"A luta contra a impunidade pode levar anos, mas, às vezes, consegue ter êxito. Um exemplo: recentemente (em Setembro último), foram detidos altos responsáveis no Peru e Cambodja. O ex-presidente Alberto Fujimori e o "número dois" dos Khmers Vermelhos, Nuon Chea, estão agora na prisão a aguardar julgamento após terem andado fugidos à justiça por vários anos", sustentou.

Exigindo aos presidentes timorense, José Ramos-Horta, e indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, o encerramento da Comissão, Scheiner defendeu a reabertura do Painel Especial para Crimes Graves em Díli ou a criação de um tribunal internacional.

O painel, no entender de Scheiner, deverá ter autoridade para proceder a detenções e levar a julgamento os responsáveis pelos crimes cometidos durante a ocupação indonésia, independentemente do local onde actualmente residem.

"Já em Outubro de 1999 que era do conhecimento geral que os líderes políticos e militares indonésios foram os arquitectos da grande maioria dos crimes contra a humanidade cometidos em Timor-Leste. A Federação não vai para com a luta para os trazer a tribunal", avisou.

Por isso, Scheiner insistiu na solicitação já feita em Julho de 2006, quando pediu às Nações Unidas e à comunidade internacional para "mostrarem empenho político, financeiro e legal para resolver" os crimes contra a humanidade cometidos durante a ocupação indonésia, bem como durante e depois do referendo de 1999.

A Federação Internacional para Timor-Leste, criada em 1991, engloba mais de três dezenas de organizações não governamentais, de mais de 20 Estados, ligadas aos direitos humanos e que estão directa ou indirectamente àquele país.

JSD/PRM.
Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.