sábado, julho 28, 2007

Reinado: a armadilha montada

Expresso, 21 JUL 07

Micael Pereira, enviado a Timor-Leste

O cerco australiano ao major rebelde nas montanhas vai continuar indefinidamente. Querem vencê-lo pela fome, mas para já vão-lhe valendo os cocos.
As ISF não vão pousar as armas até Reinado se render ou ser capturado

Desde o dia 8 de Julho, quando concedeu uma entrevista ao Expresso, que o major Alfredo Reinado está cercado por um contingente de militares australianos em Alas, perto de Same, numa operação que já dura há duas semanas.

Segundo o seu advogado, o líder rebelde e o grupo de 19 homens que o acompanham viram ser-lhes cortado qualquer contacto com a população local, a quem recorriam até à altura para se reabastecerem de comida. Agora, pelo menos de acordo com a informação que o escritório de advogados vai recebendo do mato, a única comida disponível tem sido os cocos das árvores.

O Expresso apurou que as indicações dadas ao comando das ISF (Forças Internacionais de Estabilização), liderado pelo brigadeiro australiano Rerden, são para prosseguir com o cerco por tempo indeterminado, até que o major rebelde desista e entregue as armas que estão na posse do seu grupo.

O poder judicial não pode ser desautorizado
O juiz português Ivo Rosa, que tem o caso Reinado consigo, enviou entretanto esta semana um despacho dirigido ao brigadeiro Rerden com a renovação do mandado de captura ao major e com uma longa nota de esclarecimento jurídico. «A decisão proferida pelo tribunal é de cumprimento obrigatório para todas as entidades e só pode ser alterada, suspensa ou revogada por decisão judicial.

Ou seja, nem o Parlamento Nacional, nem Governo, nem a Presidência da República e nem o senhor Procurador-geral da República têm poder para interferir no conteúdo e execução da decisão proferida pelo juiz do processo», pode-se ler no despacho, numa clara referência a ingerências feitas pelo presidente Ramos-Horta e pelo procurador-geral da República Longuinhos Monteiro, que chegou a emitir salvo-condutos para alguns homens de Reinado.

«A decisão do senhor Procurador-geral da República (…) constitui uma grave violação e interferência no poder judicial e das regras do estado de direito democrático», diz ainda o documento.

Em resposta, o brigadeiro Rerden assegurou que os militares australianos farão para que o mandado de captura seja executado.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.