terça-feira, julho 10, 2007

Porque Ramos-Horta deve convidar a FRETILIN para formar Governo

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "FRETILIN deve apresentar Governo":

Se a Constituição fosse interpretada como Xanana quer, a democracia seria subvertida porque assim nunca o partido vencedor poderia formar Governo, desde que não conquistasse maioria absoluta e o conjunto dos partidos perdedores se juntasse num "coligação", como muito bem exemplificou o colega Anónimo das 2:34 PM.

Ora isto teria como efeito prático institucionalizar a maioria absoluta como condição necessária para se governar, apesar de a Constituição não a exigir, e permitir que os partidos menos votados forjassem coligações pós-eleitorais não submetidas ao escrutínio popular, com o único intuito de impedir o partido mais votado de exercer o seu legítimo direito de formar Governo.

Passaríamos a ter apenas Governos formados por muitas minorias juntas, não necessariamente por uma maioria.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.