terça-feira, julho 10, 2007

Que tal darem o exemplo?!

Rodolfo TOR: “there will be a penalty for members of the PNTL”

At a press conference held by the Human Rights and Justice Provedor (PDHJ) on Friday (6/7) in Caicoli, Dili, the UNPol Commissioner, Rodolfo TOR stated that they will investigate the members of PNTL who have abused their power.

“Firstly we will investigate and evaluate, and this will include penalties for the guilty members of PNTL, so that the Timorese people can be confident in us,” said Mr. Tor. (in DN 9.07.2007)


Diz o roto ao nú, porque não te vestes tu?...

A UNPOL, e nomeadamente o seu Police Commissioner, Rodolfo Tor, receberam ao longo destes meses várias queixas contra polícias da UNPOL, de cidadãos timorenses e estrangeiros.

A maior parte destas queixas nem sequer foram entregues pela UNPOL à Procuradoria-Geral da República como lhes compete.

A resposta da UNPOL tem sido, de que dão início a uma investigação, em que nem todas as testemunhas são ouvidas (nalguns casos são ouvidas as testemunhas mas esquecem-se de ouvir as declarações das vitímas) e passadas umas semanas fica tudo na mesma.

Os polícias envolvidos continuam a fazer patrulhas e a terem comportamentos de violência policial e abuso de autoridade com toda a impunidade, prestando um péssimo exemplo aos polícias da PNTL que os acompanham nas patrulhas.

Ainda na semana passada, dois polícias da UNPOL, um deles australiano, entraram em casa de uma estrangeira às 2 da manhã e agrediram-na, exigindo a sua identificação. Esta estrangeira teve de ser assistida por um médico.

Mesmo que tivessem algum mandado de captura, não poderiam ter entrado em casa dela. Isto é considerado não só ilegal mas um crime.

O que fez a UNPOL ou a UNMIT desde que foi entregue a queixa? Estamos a investigar... e nem um pedido de desculpas ou pedirem para a vitíma e as testemunhas prestararem declarações.

O que é certo é que os polícias continuam a fazer patrulhas tendo já tentado intimidar e ameaçar a estrangeira em causa depois dos incidentes...

Imaginamos a importância que devem dar a queixas de timorenses dos campos de refugiados...

Portanto, Sr. Tor, ponha sua casa em ordem e comece por dar o exemplo aos polícias da PNTL.

Ninguém tem dúvidas da importância que teve para a crise a fraca e má preparação da PNTL por parte das Nações Unidas, que por acaso foram formados pelas mesmas pessoas que se encontram novamente a dar-lhes formação e que ocupam outra vez os mesmos lugares de chefia ...

Mais do mesmo.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.