segunda-feira, julho 09, 2007

Dos Leitores

Comentário na sua mensagem ""Não vamos tolerar não ir para o governo"": FRETILIN está mandatada pelo Povo para Governar Timor-Leste

A entrevista ao jornal Expresso, pelo Secretário Geral da FRETILIN, demonstra o elevado sentido de Estado que caracteriza o Dr. Marí Alkatiri e a FRETILIN.

Perante esta demonstração de elevação política, só se pode concluír que Timor-Leste tem um timoneiro que poderá conduzir o país ao desenvolvimento e a uma afirmada soberania. É precisamente, neste ponto, da soberania e afirmação nacionais, afirmadas pela FRETILIN, que países como a Austrália e os Estados Unidos, não perdoam a veleidade de líderes dotados de inteligência.

A crise de 2006 foi orquestrada por Ramos-Horta e por Xanana Gusmão, em cumprimento de decisões estratégicas de australianos e americanos.

Afirmar um Estado novo, envolto em carências humanas brutais, é um desafio maior que só pode ser interpretado por grandes e fortes estadistas: Marí Alkatiri é um desses exemplos. Sem ele muito se perderá em Timor-Leste, ou tudo se perderá do sonhado e conquistado com o sacrifício de 200 mil vidas.

A comunidade internacional tem demonstrado estar a aproveitar-se da confusão do Povo, nesta sua nova experiência civlizacional, para o enfraquecer retirando dessa fragilidade os pilares de edificação de uma Nação.

Nesta votação, onde o CNRT, de um malfadado Xanana Gusmão - ambicioso e instrumentalizado por Ramos-Horta a soldo dos australianos e americanos -, pagou ao Povo dinheiro sem fim e prometeu o inferno mascarado de paraíso, ficamos com a certeza de que os timorenses entre a razão e a mentira optam pela primeira. A maioria clara da FRETILIN demonstra o sentido nacional de afirmação do conquistado ao longo de anos de luta.

Sem a FRETILIN, acredito, Timor-Leste naufragará na figura do protectorado asutraliano cujas forças civis e militares já ocupam o país de lés-a-lés.

Marí e Lu'olo sabem-no muito bem, Lassama também.

Mário Carrascalão ainda sonha com o cargo de primeiro-ministro, mas são sonhos vãos que a bem de Timor-Leste jamais poderão ser realizados. Assim como, Xanana Gusmão, levará mais morte e sofrimento ao país e o atirará para a pobreza extrema. Mandela soube perceber as suas limitações, Xanana Gusmão parece ser bem mais temoso o que se deve exclusivamente à sua incapacidade intelectual.

Xanana não serve o país, serviu, já não serve, tem o seu lugar na história a bem e a mal. Mas quem pode esquecer Xanana vendido ao ocupante em carta e em apelos televisivos para a rendição das FALINTIL? qual a razão que leva a esquecer a forma abusiva com Xanana tem usado os sentimentos do povo do qual provém? E as mortes já causadas pelas imponderações de Xanana Gusmão? Xanana habituou-se a usar da palavra sem olhar a consequências. Xanana habituou-se a mordomias estranhas e a alianças duvidosas.

Quem lhe pagou a campanha? A dele e a de Ramos-Horta? Quanto se gastou? Quanto lhe foi dado e o que prometeu em troca? E Ramos-Horta, quanto prometeu a retalhos do país ao qual pertence mas que não é um feudo seu? Turismo, petróleo e afns.

Para finalizar,deixo uma questão de pertinência actual: onde estão os "mudanças".

Finalizo como comecei: Timor-Leste tem um timoneiro com elevado sentido de Estado em nome de um partido político que é a raíz da Nação, a FRETILIN.

Que se governo em minoria e que parta, se necessário, para novas eleições. Afinal, em democracia é assim que se trabalha. A FRETILIN que governe no mandato que o Povo lhe concedeu e se os políticos pretenderem inviabilizar o programa do Governo que o façam, pois o ónus da crise é uma fez mais deles.

João Porventura

1 comentário:

Anónimo disse...

It is time for Fretlin and Mari Alkatiri to show the world just how great a party and a statesman they are, by taking the first step along the road of true democracy and the rule of law. Let the people of East Timor see who is behind Gusmao and let them see what a bunch of self-seeking carpetbaggers his alliance partners are. Then at the next election the choice will be clear.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.