quarta-feira, junho 06, 2007

Violência pré-eleitoral deixa três mortos no Timor-Leste

EFE – 5 Junho 2007 - 02:04

Díli - Pelo menos três pessoas morreram nos violentos incidentes entre militantes do partido governamental Fretilin e do Conselho Nacional de Reconstrução do Timor (CNRT), os dois favoritos nas eleições legislativas de 30 de junho, informou hoje a Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

O sacerdote Martinho Gusmão, porta-voz da CNE, disse à imprensa que dois membros do Fretilin, de 18 e 24 anos, foram mortos a tiros por um policial no domingo. Os dois estavam bloqueando uma estrada em Viqueque, 250 quilômetros a leste de Díli.

Gusmão confirmou além disso que a terceira vítima, Alfonso Guterres, um encarregado da segurança do CNRT, foi baleado por dois policiais fora de serviço durante um ato de campanha eleitoral no domingo, também em Viqueque.

"Isto não é uma campanha parlamentar, e sim uma campanha criminal. Pedimos ao Procurador-geral que investigue os incidentes", disse Gusmão.

O religioso denunciou que "alguns policiais não são imparciais e se tornaram militantes do Fretlin, usando as armas do Estado para assassinar seu povo".

Gusmão acrescentou que a tensão em Viqueque e em vários distritos da cidade aumentou após as três mortes. Além disso, militantes do Fretilin teriam organizado um desfile para celebrar a morte de Alfonso Guterres.

No entanto, o porta-voz do Fretilin, José Texeira, disse à Efe que não houve o desfile. Ele também negou qualquer participação de seu partido no assassinato de Guterres.

1 comentário:

Anónimo disse...

NOTA 1: É AFONSO Guterres e não "Alfonso"

NOTA 2: "durante um ato de campanha eleitoral" - "ato" é Castelhano. Em Português, diz-se "cerimónia", "sessão", "reunião", etc.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.