terça-feira, junho 05, 2007

Video da SBS do incidente de Viqueque

Veja aqui.


E pode constatar:

1. A vítima estava a agredir ao soco e a pontapé várias pessoas e tinha atirado ao chão e estava a agredir o homem que disparou contra ele, que se consegue levantar do chão e dispara seis tiros.

2. Que aparece um civil armado com uma automática a falar para a camara, que não está fardado e parece um segurança do CNRT.


O que nos faz perguntar quem estava a provocar quem e porque razão é que existem civis armados com automáticas como seguranças de um partido...

7 comentários:

Anónimo disse...

xANANA ESTA A CONSTRUIR O CAMINHO PARA PRIMEIRO MINISTRO SOBRE CADAVERES DE APOIANTES E ADVERSARIOS. QUE VERGONHA...

Anónimo disse...

Perguntas muito pertinentes, com as respostas vãs da parte do CNRT ou das autoridades políciais, que querem tapar o sol com a peneira fazendo-se de coitadinhos.

Anónimo disse...

Devo presumir que:
1- Considera legítima defesa matar com arma de fogo (3 tiros na cabeça!) em resposta a uma agressão "a soco e pontapé".
2- Que condenam o facto de haver um civil armado nao fardado que parece (?) um segurança do CNRT, mas defendem o facto de haver outro individuo armado nao fardado (o policia alegado homicida).

Como é possível que, em vez de repudiarem o que aconteceu, procurem desculpabilizar o assassino?
Já sei que nao vao publicar este comentario, mesmo sendo um comentario educado e ponderado, apenas por não ser concordante.

Não me importa, na verdade apenas quero que saibam que eu, como muita gente, estou quase a desistir de acreditar em Timor.
E o resultado é previsível: ficarão entregues a vossa sorte, pois nao faltam outros paises e povos a necessitar da ajuda dos poucos malais que ainda se importam e se preocupam.

É pena. Quando se arrependerem, será tarde, muito tarde.

Anónimo disse...

Que xanana nao se sente o unico heroi de Timor Leste que pode fazer tudo e mais alguma coisa, esta a comecar mal com o partido de CNRT.
O CNRT esta com individuos assasinios ,criminosos,corruptos que nao querem nada saber da lei e da ordem do estado foi por isso que o Nencio Carvalhodisse na sua entrevista com jornalista Martinkus:Xanana para conseguir os objectivos usa medidas violentas tais como anarquismo,
intimidacao e matansas aos seus
oponentes.
Veja la e assim que vamos ter um primeiro ministro? Ele conduz Timor Leste para o abismo.

Anónimo disse...

O tal Germano da Silva, o organizador da campanha do CNRT em Viqueque apressou-se a espalhar para tudo quanto era media que «O polícia acertou primeiro numa perna e depois deu três tiros na cabeça do segurança».

A Ângela de Freitas, porta-voz do presidente do CNRT, foi rapidíssima em alertar os media que "é uma tentativa de assassinato da Polícia local contra Gusmão. Não usavam uniformes, mas os reconhecemos como policiais do distrito de Uatulari".

No entanto o filme mostra que nem sequer Xanana estava perto do incidente como até estava rodeado por bastantes polícias, incluindo da PNTL, num ambiente até de alguma deferência. E a vítima afinal foi baleada na barriga e peito e não na cabeça. E que é verdade que havia "seguranças" civis com armas automáticas.

No entanto até agora ainda não vi nem Xanana nem ninguém do CNRT a desmentirem nem o Germano, nem a Ângela nem o Ramos Horta.

Anónimo disse...

DIZ COM QUEM ANDAS DIR-TE-EI QUEM ÉS!
por: Ana Loro Metan
MARTINHO Germano da Silva GUSMÃO
PORTA-VOZ DA CNE É RESPONSAVEL DA CAMPANHA DO CNRT!
A falta de isenção da Comissão Nacional de Eleições timorense está seriamente posta em causa uma vez mais. Durante as eleições presidenciais deparámos com o ineditismo do porta-voz da CNE tomar posição preferencial por determinado candidato – Lasama - em vez de manter a sua isenção por respeito ao cargo que desempenha.
Desta vez a realidade veio demonstrar a impunidade com que Martinho Gusmão, aliás, Germano da Silva, aliás, sacerdote e docente da diocese de Baucau, aliás, responsável de campanha do CNRT, aliás, porta-voz da CNE de Timor-Leste, acumula todos estes cargos e faz da trapaça, da ocultação e deslealdade o seu oficio.
Em declarações prestadas à Lusa, em Viqueque, após os incidentes, Martinho Gusmão tinha vestido a pele de Germano da Silva, sendo referido pelo repórter assim: «O polícia acertou primeiro numa perna e depois deu três tiros na cabeça do segurança», relatou à Lusa, poucos minutos após o incidente, Germano da Silva, um dos organizadores da campanha do CNRT em Viqueque.”
Um dia depois, na qualidade de porta-voz da CNE, sobre este endiabrado sacerdote constava de um despacho da Efe o seguinte: ”O sacerdote Martinho Gusmão, porta-voz da CNE, disse à imprensa que dois membros do CNRT, de 18 e 24 anos, foram mortos a tiros por um polícia no domingo. Os dois estavam bloqueando uma estrada em Viqueque, 250 quilómetros a leste de Díli.” E mais à frente: "Isto não é uma campanha parlamentar e sim uma campanha criminal. Pedimos ao Procurador-geral que investigue os incidentes", disse Gusmão. ”E ainda: “O religioso denunciou que "alguns policias não são imparciais e tornaram-se militantes da Fretilin, usando as armas do Estado para assassinar o povo".
Afinal, como se pode acreditar num aldrabão tão multifacetado, de tripla personalidade, que tenta enganar tudo e todos trocando os seus nomes e apelidos, exercendo cargos partidários ao mesmo tempo que pertence à CNE. Onde estará a isenção deste grande aldrabão? E da CNE?
Quem põe cobro a isto?Xanana Gusmão poderá dizer, com verdade, que não sabe desta tramóia? Que não sabe que existem armas automáticas na sua campanha? Que não sabe que as verdades são como o azeite e que ele já não pode fazer que ignora que o CNRT está repleto de facínoras e aldrabões? Não basta ter razão quando aponta defeitos e erros cometidos pelos seus adversários políticos, Fretilin. Xanana e o CNRT têm de dar provas que estão de boa fé, que são gente de bem, patriotas e que os interesses dos timorenses estão acima dos interesses e promoções pessoais. Assim não acontece, estando Xanana e o CNRT a mostrar aquilo que pretendem para Timor: instabilidade, dependência, miséria!
Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és!
Blog timor-lorosae-nacao

Anónimo disse...

Caros leitores,
Depois de ver o vídeo do incidente, só tenho pena do povo timorense e principalmente dos simpatizantes da Fretilin tendo pessoas como Malai azul. Basta ver os comentários desse senhor(a)percebe-se logo o tipo de pessoa. Acho que já estamos cada vez mais fartos dessa vossa ignorância. Eu que não sendo timorense sempre defendi a vossa libertação, e sempre desejei um dia ver Timor independente como a minha Cabo-Verde. Mas cheguei a conclusão de que os partidos que surgiram em 1975 excepto Fretilin, eram os mais cautelosos e inteligentes ao defender uma autonomia progresiva até atingir uma independêcia total, porque sabiam que Timor não estava preparado e maioria eram analfabetos e tinham visão como o Malae Azul. É pena...Talvez não é má ideia a Indonésia governasse de novo ou mesmo a Austrália. Pensem nisso...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.