terça-feira, junho 05, 2007

DIZ COM QUEM ANDAS DIR-TE-EI QUEM ÉS!

Blog timor-lorosae-nacao
por: Ana Loro Metan
MARTINHO Germano da Silva GUSMÃO

PORTA-VOZ DA CNE É RESPONSAVEL DA CAMPANHA DO CNRT!

A falta de isenção da Comissão Nacional de Eleições timorense está seriamente posta em causa uma vez mais. Durante as eleições presidenciais deparámos com o ineditismo do porta-voz da CNE tomar posição preferencial por determinado candidato – Lasama - em vez de manter a sua isenção por respeito ao cargo que desempenha.

Desta vez a realidade veio demonstrar a impunidade com que Martinho Gusmão, aliás, Germano da Silva, aliás, sacerdote e docente da diocese de Baucau, aliás, responsável de campanha do CNRT, aliás, porta-voz da CNE de Timor-Leste, acumula todos estes cargos e faz da trapaça, da ocultação e deslealdade o seu oficio.

Em declarações prestadas à Lusa, em Viqueque, após os incidentes, Martinho Gusmão tinha vestido a pele de Germano da Silva, sendo referido pelo repórter assim: «O polícia acertou primeiro numa perna e depois deu três tiros na cabeça do segurança», relatou à Lusa, poucos minutos após o incidente, Germano da Silva, um dos organizadores da campanha do CNRT em Viqueque.”

Um dia depois, na qualidade de porta-voz da CNE, sobre este endiabrado sacerdote constava de um despacho da Efe o seguinte: ”O sacerdote Martinho Gusmão, porta-voz da CNE, disse à imprensa que dois membros do CNRT, de 18 e 24 anos, foram mortos a tiros por um polícia no domingo. Os dois estavam bloqueando uma estrada em Viqueque, 250 quilómetros a leste de Díli.” E mais à frente: "Isto não é uma campanha parlamentar e sim uma campanha criminal. Pedimos ao Procurador-geral que investigue os incidentes", disse Gusmão. ”E ainda: “O religioso denunciou que "alguns policias não são imparciais e tornaram-se militantes da Fretilin, usando as armas do Estado para assassinar o povo".

Afinal, como se pode acreditar num aldrabão tão multifacetado, de tripla personalidade, que tenta enganar tudo e todos trocando os seus nomes e apelidos, exercendo cargos partidários ao mesmo tempo que pertence à CNE. Onde estará a isenção deste grande aldrabão? E da CNE?

Quem põe cobro a isto?Xanana Gusmão poderá dizer, com verdade, que não sabe desta tramóia? Que não sabe que existem armas automáticas na sua campanha? Que não sabe que as verdades são como o azeite e que ele já não pode fazer que ignora que o CNRT está repleto de facínoras e aldrabões? Não basta ter razão quando aponta defeitos e erros cometidos pelos seus adversários políticos, Fretilin. Xanana e o CNRT têm de dar provas que estão de boa fé, que são gente de bem, patriotas e que os interesses dos timorenses estão acima dos interesses e promoções pessoais. Assim não acontece, estando Xanana e o CNRT a mostrar aquilo que pretendem para Timor: instabilidade, dependência, miséria!

Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és!

5 comentários:

Anónimo disse...

Conforme a alínea 4 do Artigo 5º da LEI N.O 5/2006 de 28 de Dezembro
ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO ELEITORAL:

“Só podem ser nomeados ou eleitos para a CNE cidadãos de reputada idoneidade e carácter que não tenham responsabilidades de direcção em partido político ou em candidaturas eleitorais.”

Caso se confirme o que corajosamente a Ana Loro Metan denuncia resta ao Martinho Germano da Silva Gusmão avançar com a sua demissão e ser substituído pelo seu suplente. Não o fazendo de imediato e voluntariamente também eu penso que a isenção da CNE está seriamente posta em causa.

Anónimo disse...

Concordo com a Margarida. Afinal o escândalo parece ser ainda maior do que eu pensava.

Se isto é assim com a Fretilin no Governo, imaginem como seria com o CNRT...

Unknown disse...

Germano da Silva é uma pessoa. Martinho Gusmão é outra.
Germano estava em Viqueque e apareceu perto de Xanana, é mebro do CNRT de quem é porta-voz.
Martinho Gusmão, o padre, está em Díli e é o porta-voz da CNE.
Para quê criar confusão e falar do que não se sabe?
Francamente!

Anónimo disse...

O Germano agora passou a "porta-voz"? Quando? Segundo as notícias ele é um dos "coordenadores do CNRT no distrito de Viqueque". Quer o Marco s.f.f. esclarecer-nos afinal qual é o cargo do Germano da Silva e de que Germano da Silva está a falar?

Unknown disse...

Margarida, não seja fanática. o fanatismo cega!
Se você não conhece as pessoas de que serve esclarecer?
O Germano é membro do CNRT!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.