segunda-feira, abril 16, 2007

Timor-Leste anuncia hoje resultados provisórios

Público - Segunda-feira, 16 de Abril de 2007

A contagem dos votos da primeira volta das presidenciais deverá ser oficializada até sexta-feira. A segunda volta está marcada para dia 8 de Maio

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Timor-Leste só hoje deverá anunciar os resultados provisórios das presidenciais de dia 9, depois de ter concluído a análise das actas eleitorais e dos votos nulos. O excesso de votos contabilizados no distrito de Baucau foi atribuído a um erro técnico no escrutínio da pequena secção eleitoral de Vae-Gae.

Um dia depois de o porta-voz da CNE, padre Martinho Gusmão, ter aludido à existência de situações "ilógicas" e "inexplicáveis", Faustino Cardoso, presidente da entidade, explicou que o processo de revisão das actas e de decisão sobre os votos nulos e reclamados das 705 secções terminou cerca das 04h30 locais de ontem (20h30 de sábado em Lisboa). Foi um processo "meticuloso e demorado", face à constatação de erros técnicos na forma como foram escrutinados e registados os votos em várias secções.

Faustino Cardoso explicou que "as actas originais, as actas electrónicas, o envelope com os votos nulos, o envelope com os votos reclamados, as reclamações, o livro de presença de eleitores e a lista de presença dos oficiais eleitorais deveriam ter sido empacotados separadamente, o que não aconteceu em todos os casos.

Esta situação, mais comum nos distritos de Baucau, Ermera, Manufahi e Oecussi, obrigou à abertura das urnas, "sob as orientações dos comissários responsáveis do distrito e na presença de fiscais de candidatura e de partidos políticos e de observadores nacionais e internacionais".

Inúmeros problemas

Faustino Cardoso explicou que durante a revisão das actas foram constatados inúmeros problemas, que atrasaram ainda mais o escrutínio final. "Um grande número das actas de estação de votação apresentaram inconsistências aritméticas que exigiram muito tempo a resolver. O número de votos nulos apresentados por estação de votação foi muito elevado, atingindo em alguns casos mais de cem por cento."

Perante esta situação, os comissários foram obrigados a rever cada um dos votos para decidir se eram nulos ou válidos. Outras actas surgiram sem a informação necessária para serem processadas de imediato. Nalguns casos, não constava o resultado obtido por cada candidato, apenas o total de votos válidos; noutros existia discrepância entre o total de votos válidos e o de votos distribuídos por candidato. A situação mais caricata ocorreu em Baucau, onde o total de votos registados era três vezes superior de eleitores recenseados.

1 comentário:

Anónimo disse...

a segunda volta e no dia 9 de Maio nao 8 de Maio

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.