segunda-feira, abril 16, 2007

Resultados provisórios na segunda-feira

TSF – 15 de Abril de 2007, 17:14

Os resultados provisórios das presidenciais de Timor-Leste vão ser divulgados já na segunda-feira. Luís Martinez assegurou ainda que os resultados definitivos vão aparecer até sexta-feira, pois no domingo começa a campanha para a segunda volta.

O vice-chefe da Missão de Observadores da União Europeia em Timor-Leste indicou que o anúncio dos resultados provisórios das eleições presidenciais será mesmo feito na segunda-feira.

Ouvido pela TSF, Luís Martinez explicou que este anúncio será feito na segunda-feira para que não esteja em causa a realização da segunda volta destas eleições marcada para 8 de Maio.

«Os resultados provisórios serão conhecidos amanhã com uma série de recomendações para o Tribunal de Recurso que tem 24 horas para decidir. Uma vez tomada a decisão há um novo prazo de 24 horas para que os candidatos apresentem reclamações e depois mais 24 para que o Tribunal as aceite ou não», acrescentou.

Perante estes prazos, Luís Martinez acredita que os resultados finais da primeira volta das presidenciais sairão na quinta ou na sexta-feira, algo que é «obrigatório por lei, porque a campanha para a segunda volta começa no domingo».

«Se não houvesse resultados até sexta-feira seria um problema, mas, em princípio, será possível respeitar os prazos», adiantou o vice-chefe da missão, que diz nunca se ter confrontado com qualquer problema relacionado com manipulação.

«O que vimos foram muitos erros humanos. Acreditamos que o problema é o sistema que é muito sofisticado e parecido ao que é usado em Portugal e em toda a Europa Continental. Aqui é usado por timorenses que têm um nível de educacional muito baixo. Por isso, os erros são frequentes», adiantou. Em declarações à agência Lusa, um dos membros da Comissão Nacional de Eleições (CNE) explicou que uma deficiente introdução de um dado relativo a uma estação de voto com apenas 350 eleitores.

Tudo se passou na estação de voto de Vae-Gae, distrito de Baucau, onde um técnico eleitoral introduziu o código da estação (03-113-01) no lugar onde deveria constar o número de votantes, fazendo com que estes "disparassem" para 311301, quando neste distrito estão recenseados apenas 60552 eleitores.

Durante a assembleia plenária da CNE deste domingo, o presidente deste organismo, Faustino Cardoso, explicou que estavam em cima da mesa mais de uma centena de casos de «inconsistência» ou «incompletude» dos documentos de votação.

Entretanto, este domingo, a CNE anunciou o fim da análise das actas e dos votos nulos e reclamados das presidenciais, o que não termina, contudo, com o escrutínio, não havendo para já resultados a anunciar.

Faustino Cardoso admitiu, em declarações à agência Lusa, que a «qualidade dos recursos humanos» foi um dos problemas durante o apuramento dos resultados.

Este responsável assinou também que a criação tardia da CNE, apenas a funcionar desde 15 de Janeiro, também foi um problema.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.