segunda-feira, abril 16, 2007

Comissão eleitoral de Timor critica desorganização do pleito

Reuters/Último Segundo (Brasil) – 13/04 - 11:10
Dili - A comissão eleitoral do Timor Leste criticou na sexta-feira a entidade responsável pela organização da votação presidencial desta semana por não ter dado treinamento adequado aos funcionários e esclarecimentos ao eleitorado.

A votação de segunda-feira foi tranquila, mas durante a semana surgiram várias acusações de irregularidades, levando alguns candidatos a pedir uma recontagem.

'O Stae (Secretariado Técnico para a Administração Eleitoral) e as autoridades de campo não levaram a sério o cumprimento de seus trabalhos', disse em entrevista coletiva Martinho Gusmão, porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), encarregada de supervisionar o processo.

'As autoridades das seções eleitorais cometeram erros graves, e os eleitores não sabiam como depositar seus votos.'

Gusmão disse que em vários distritos, inclusive na capital, Dili, os números do comparecimento eleitoral não batem com o de votos nas urnas. 'Houve muitas inconsistências eleitorais, e o CNE tem de resolver as coisas dentro de 72 horas.'

Os resultados preliminares indicam que haverá um segundo turno, em 8 de maio, entre o ex-guerrilheiro Francisco Guterres, o Lu-Olo, do partido governista Fretilin, e o independente José Ramos-Horta, Nobel da Paz e atual primeiro-ministro, que apontou várias irregularidades e disse que o pleito deveria ter sido organizado pela ONU.

'A palavra 'caótico' é apropriada diante do que sabemos agora', disse ele a jornalistas. 'Fiz um alerta há meses ao Conselho de Segurança (da ONU) e ao meu próprio governo de que seria melhor que as Nações Unidas gerenciassem completamente a eleição. Podemos ver agora que há sérias dúvidas, dúvidas graves, sobre a integridade do Stae.'

A CNE rejeitou os pedidos de cinco candidatos para que houvesse recontagem, mas disse que todas as queixas serão submetidas à Justiça. Os observadores da União Européia declararam que a eleição transcorreu normalmente, com elevado comparecimento.

O exaustivo processo eleitoral e as posteriores acusações podem complicar novamente a governabilidade deste miserável país, independente há cinco anos e ainda marcado por profundas divisões.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.