segunda-feira, abril 16, 2007

Na sequência das eleições presidenciais: Moçambique dá nota positiva aos timorenses

Jornal Noticias (Maputo) - Sábado, 14 de Abril de 2007
David Filipe, em Dili

Os dois observadores que representaram Moçambique nas eleições presidenciais da passada segunda-feira em Timor-Leste deram nota positiva ao processo, embora sublinhando alguns problemas de carácter organizativo que rodearam e salpicaram a campanha eleitoral e o escrutínio. Moçambique fez-se representar por dois observadores integrados nas missões internacionais de observação convidadas para supervisionar o processo pelas autoridades timorenses, nomeadamente Geraldo Chirindza, embaixador moçambicano na Indonésia e em Timor-Leste, e António Carrasco, director do STAE.

Entrevistados em separado pelo "Notícias" em Díli, para uma primeira avaliação da forma como decorreram as segundas eleições presidenciais em Timor-Leste, Chirindza e Carrasco convergiram na apreciação positiva do processo, embora o director do STAE tenha considerado que a violência registada durante a campanha eleitoral "manchou de certa maneira o processo", porque nalguns casos ela "foi premeditada e planeada".

"De uma forma geral, o processo foi positivo", considerou António Carrasco, reconhecendo, todavia, que durante a campanha eleitoral "houve muita violência", sobretudo entre os seguidores dos dois principais candidatos, Ramos-Horta, apoiado pelo presidente da República, Xanana Gusmão, e pela Igreja Católica timorense, e Francisco Guterres "Lu Olo", candidato da FRETILIN, o partido governamental.

Carrasco censurou o apoio assumido e público do Chefe do Estado timorense à candidatura de Ramos-Horta. Mais grave ainda, segundo Carrasco, foi o facto de o candidato presidencial ter repetidamente violado a própria Constituição timorense e a Lei Eleitoral do país, durante a sua campanha eleitoral.

O perito moçambicano reprovou ainda o alegado "tratamento desigual" dispensado pelo Chefe do Estado aos oito candidatos à sua sucessão, com Xanana Gusmão a apelar publicamente ao povo "para votar maciçamente em Ramos-Horta".

Ramos-Horta o favorito

"Por outro lado, da análise que fizemos, como observadores deste processo, constatámos que cerca de 80 porcento das notícias diárias divulgadas pela "media" local favoreciam claramente a candidatura do dr. Ramos-Horta ", denunciou António Carrasco, condenando também o facto de o bispo de Díli ter aparecido publicamente com este candidato nas vésperas da votação, numa acção de propaganda eleitoral.

"Isto é claramente uma violação à Lei Eleitoral timorense, que, infelizmente, nenhum órgão dos que supervisionam o processo apareceu a denunciar", disse.

Numa análise específica ao desempenho da Comissão Nacional de Eleições (CNE), António Carrasco elogiou o seu trabalho, mas censurou a parcialidade do seu porta-voz, "que nos seus pronunciamentos institucionais, antes e depois da votação, apareceu várias vezes com um discurso que denunciava o seu sentido de voto, favorável ao dr. Ramos-Horta. Isso é uma atitude condenável. É uma forma de influenciar o próprio processo eleitoral. A CNE é uma instituição imparcial, que deve dar tratamento igual a todos os candidatos. Infelizmente, não foi isso que verificámos aqui em Díli, onde o padre Martinho Gusmão tem feito pronunciamentos que ameaçam a estabilidade do processo eleitoral", considerou António Carrasco.

O director do STAE foi igualmente peremptório quando lhe perguntámos se esses problemas terão de certa forma influenciado o resultado final da votação: "Não tenho dúvida nenhuma", respondeu, acrescentando: "Com estas manipulações, o maior valor acrescentado vai, sem dúvida, para Ramos-Horta.

Por isso, para Carrasco, estas eleições foram, sim, pacíficas, ordeiras e transparentes, "mas não foram justas, porque o tratamento aos candidatos não foi igual".

O embaixador Geraldo Chirindza preferiu, por seu turno, destacar o grande civismo demonstrado pelos eleitores neste processo, considerando que mais uma vez o povo de Timor-Leste provou ao mundo e aos seus políticos que o que quer é a paz e estabilidade do seu país.

"Ao dirigirem-se em massa e de forma ordeira às mesas de votação, os timorenses fizeram uma demonstração inequívoca de que querem a paz e estabilidade do seu martirizado país", referiu Chirindza, destacando o facto de vários eleitores terem percorrido longas distâncias a pé para ir votar na assembleia eleitoral mais próxima.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.