sábado, março 31, 2007

Mais do mesmo. E a imparcialidade da UN. Consequências? Nenhumas...

The UN’s ‘neutral’ mouthpiece in East Timor

A prominent United Nations functionary in Timor Leste is covertly organising support for Jose Ramos Horta in the run-up to the presidential election.

UNMIT spokesperson Alison Cooper was overheard in a Darwin restaurant encouraging Horta’s former media officer Julian Swinstead to return to Dili to “help with Jose’s campaign”.

Swinstead told his fellow Australian that the pay wasn’t good enough to get him back to Dili.

The conversation occurred on Saturday morning 24 March at the Roma Bar in Cavenagh St.

Cooper’s indiscretion raises questions about the supposed neutrality of some UNMIT staff in Timor Leste and their relationship to the clique of Australian operatives who have attached themselves to the Horta camp.

Cooper is a former Darwin journalist and Swinstead is a former managing editor of Darwin’s Northern Territory News. He was later appointed public relations officer for the Territory’s right-wing Country Liberal Party.

Australian Liberal Party president Shane Stone, a confidant of Prime Minister John Howard, recruited Swinstead to the Horta cause.

It was an Australian business associate of Horta’s, Wayne Thomas, who asked Stone to find a media officer for Horta. Thomas and Horta jointly own a motor boat now beached in Dili and Thomas owns a tourist resort in Lospalos.

Swinstead’s pay packet was the subject of a row last year between Australian Ambassador to Timor Leste and former intelligence officer, Margaret Twomey, and the Dili office of Ausaid, the Australian government’s overseas aid arm.

Local Ausaid people were incensed by Twomey’s strenuous efforts to have Ausaid foot the bill for Swinstead as part of Australia’s ‘aid’ effort in Timor Leste.

(fonte Timor-Online)

1 comentário:

Anónimo disse...

Tradução:
Mais do mesmo. E a imparcialidade da UN. Consequências? Nenhumas...
O porta-voz ‘neutro’ da ONU em Timor-Leste

Um funcionário de topo da ONU em Timor-Leste está secretamente a organizar o apoio de José Ramos Horta na corrida para as eleições presidenciais.

A porta-voz da UNMIT foi escutada num restaurante em Darwin a encorajar o antigo funcionários para os media de Horta, Julian Swinstead, a regressar a Dili para “ajudar na campanha do José”.

Swinstead disse aos seus colegas Australianos que o salário não era suficientemente bom para ele voltar a Dili.

A conversa ocorreu na manhã de Sábado, 24 de Março, no Bar Roma na rua Cavenagh.

A indiscrição de Cooper levanta questões acerca da suposta neutralidade de algum do pessoal da UNMIT em Timor-Leste e das suas relações com a clique dos operacionais Australianos que se ligaram ao campo de Horta.

Cooper é uma antiga jornalista de Darwin e Swinstead é um antigo editor chefe do Northern Territory News de Darwin. Foi mais tarde nomeado funcionário de relações públicas do Partido Liberal, da ala direita do Território do Norte do país.

O presidente do Partido Liberal Australiano, Shane Stone, um confidente do Primeiro-Ministro John Howard, recrutou Swinstead para a causa de Horta.

Foi um sócio de negócios Australiano de Horta, Wayne Thomas, quem pediu a Stone para encontrar um funcionário para os media para Horta. Thomas e Horta conjuntamente, são donos de um barco a motor que agora está ancorado em Dili e Thomas é dono de um refúgio de turismo em Lospalos.

O salário de Swinstead motivou uma discussão no ano passado entre a embaixadora Australiana em Timor-Leste e antiga funcionária dos serviços de informações, Margaret Twomey, e o escritório em Dili da Ausaid, o instrumento do governo Australiano para ajuda no estrangeiro.

Pessoas locais da Ausaid estavam iradas pelos esforços tenazes de Twomey de ser a Ausaid a pagar a factura (do salário) de Swinstead como parte do esforço da ‘ajuda’ da Austrália em Timor-Leste.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.