Lisboa, 30 Mar (Lusa) - A Guarda Nacional Republicana (GNR) despediu-se hoje em ambiente de festa dos 77 militares que vão reforçar o Subagrupamento Bravo em Timor e que partem no início da semana.
O quartel do Batalhão Operacional (BOP) da GNR, em Lisboa esteve engalanado com bandeiras, banda de música, viaturas blindadas, todo-o-terreno novos e fardas reluzentes na despedida dos 77 guardas agora de boina azul-turquesa, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os militares escutaram perfilados o discurso do tenente general Mourato Nunes, comandante da GNR, com as famílias espalhadas pelo recinto.
O tenente Gonçalves, um dos três militares que vão pela primeira vez para Timor, diz que aceitou o convite do general [Mourato Nunes] "pela experiência gratificante ao nível profissional e pessoal".
O tenente Baptista Hermenegildo espera contribuir para "um clima de segurança e que possa trabalhar para o sucesso da missão no teatro de operações".
O tenente Lopes disse estar "consciente do risco" e desabafou: "A família vê a minha ida com preocupação mas motivou-me a aceitar".
"Que a sorte vos acompanhe", disse o general Mourato Nunes no final do discurso proferido aos homens em parada.
O Subagrupamento Bravo, que vai integrar estes 77 militares, alarga o contingente português para 220 homens a partir da próxima semana com o objectivo de reforçar o policiamento para a realização das eleições em Timor-Leste, a 9 de Abril.
Os meios logísticos e as 12 viaturas embarcaram em Lisboa na quarta-feira num avião de carga Boeing 747 fretado pelas Nações Unidas que já chegou à Austrália.
O voo não foi directo para Timor-Leste em virtude de o aeroporto de Internacional Nicolau Lobato, em Díli, não ter capacidade para receber aviões de grande porte.
Assim que as viaturas, tendas, equipamento médico e demais material forem transportados de Darwin, Austrália, para Timor-Leste por barco, os militares da GNR embarcam no Aeródromo de Transporte nº1 (AT1), de Figo Maduro, disse à Lusa fonte do Comando Geral da GNR.
MZPC-Lusa/Fim
sábado, março 31, 2007
GNR despediu-se em festa dos 77 militares que partem para a semana
Por Malai Azul 2 à(s) 10:27
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
1 comentário:
Cometeu Fraude em 1999. A UNTAET em 2001 E VAI COMETER NO DIA 9 DE ABRIL E DEPOIS EM AGOSTO DE 2007... Nao me admira nada que as eleições de 9 de Abril os resultados já estejam cozinhados ....e bem empacotados .
Enviar um comentário