http://bloguitica.blogspot.com/
Paulo Gorjão
24.2.07
[328] -- «As declarações de Ramos-Horta, ontem em Singapura, dizendo que conta com o apoio de Xanana parecem confirmar a ideia, que circula há algum tempo, de que o ainda Presidente se prepara para enfrentar os seus hoje arqui-inimigos da FRETILIN em dois tabuleiros -- o presidencial, através de Horta; e o parlamentar, através de um novo partido, que daria pelo curioso nome de CNRT e que ele próprio encabeçaria.
A escassas semanas do arranque eleitoral, estas notícias afiguraram-se positivas.
«Perigosa luta de galos», Adelino Gomes (PÚBLICO, 23.2.2007: 20).
Começo com duas notas laterais. A primeira para salientar que Ramos-Horta também fez questão de salientar que conta com o apoio importantíssimo dos dois bispos timorenses e, logo, da poderosa Igreja Católica timorense. A segunda para realçar, caso se confirme, a jogada de mestre de Xanana Gusmão que seria ir repescar a sigla CNRT, carregada de simbolismo político e histórico.
Sobre o essencial, ao contrário de Adelino Gomes, se o percebi correctamente, tenho sérias dúvidas de que a potencial entrada em cena de Xanana Gusmão no tabuleiro parlamentar seja uma boa notícia. É verdade que nada se faz sem audácia. Se Xanana Gusmão não se empenhar no combate parlamentar, em circunstâncias normais, a vitória da FRETILIN é garantida. Independentemente de quem seja o vencedor da contenda -- Xanana Gusmão ou a FRETILIN -- o que me preocupa é o day after. Numa disputa entre Xanana Gusmão e a FRETILIN é impossível não haver um derrotado claro e inequívoco. (Um derrotado político com peso sociológico, note-se.) Tendo em conta, como nota e bem Adelino Gomes, que estamos a falar de arqui-inimigos, os riscos de descontrolo político e militar parecem-me evidentes. Tenho sérias dúvidas que a FRETILIN -- ou que sectores da FRETILIN, pelo menos -- aceite pacificamente uma derrota contra Xanana Gusmão. E tenho sérias dúvidas, igualmente, que Xanana Gusmão consiga controlar todos os seus apoiantes em caso de derrota.
Sejamos claros. Pessoalmente tenho tendência para ver um copo meio-vazio onde outros tenderão a ver um copo meio-cheio. Dito isto, vejo com muito receio uma disputa parlamentar/legislativa entre Xanana Gusmão e a FRETILIN. Pior. Admito que nesta fase possa ser alarmista, mas como hipótese de trabalho numa contenda Xanana Gusmão/FRETILIN não afastaria do horizonte político um eventual cenário de golpe de Estado ou de guerra civil.
Espero -- espero mesmo -- estar profundamente enganado.
domingo, fevereiro 25, 2007
A SORTE SORRI AOS AUDAZES?
Por Malai Azul 2 à(s) 23:56
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário