domingo, fevereiro 18, 2007

Japão doa 720 mil dólares para ajudar realização eleições

Tóquio, 16 Fev (Lusa) - O Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês anunciou hoje em Tóquio que vai doar 720 mil dólares para ajudar ao financiamento das próximas eleições presidenciais e legislativas em Timor-Leste.

A doação será feita através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), lê-se no comunicado, distribuído hoje à imprensa.

"O Japão tem vindo a prestar assistência a Timor-Leste no sentido de consolidar a paz e os esforços de reconstrução do país, partindo do princípio de que a estabilidade e o desenvolvimento em Timor-Leste são extremamente importantes para a paz e segurança na região Ásia-Pacífico", destaca-se no comunicado.

As eleições presidenciais e legislativas em Timor-Leste "são a pedra-de-toque para o sucesso do processo de consolidação do Estado", acentua o documento.

O Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, marcou as eleições presidenciais para dia 09 de Abril, mas as legislativas anda não têm data marcada.

O actual Parlamento Nacional timorense conta com 88 deputados, mas nas próximas legislativas apenas serão eleitos 65, tendo por consenso sido aprovado pelo Parlamento Nacional que apenas elegerão parlamentares os partidos que obtiverem pelo menos três por cento dos votos expressos.

Nas eleições realizadas em 2001, para a eleição da Assembleia Constituinte, e em que a FRETILIN foi o partido mais votado, com 57 por cento dos votos, concorreram 16 partidos, mas apenas 12 elegeram deputados.

Relativamente às presidenciais, realizadas em Abril de 2002, Xanana Gusmão venceu com uma margem folgada, tendo recolhido 82 por cento dos votos expressos.

EL-Lusa/Fim
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.