Comentário sobre a sua postagem "Comício da FRETILIN em Gleno":
É uma vergonha que esse tal senhor Reinado continue impune amedrontando o povo em Timor Leste. É uma vergonha para o Estado Timorense e para os titulares dos órgãos de soberania. É uma vergonha para as Nações UNidas que não têm vontade para impor a ordem e deter os bandidos. É uma vergonha para as forças militares internacionais que estão no país e que não impõem a sua autoridade, detendo os bandoleiros.
Porque não foi o veículo, propriedade do Estado, e objecto de furto, apreendido?!!
Porque não respondem os autores de tal ilícito em Tribunal pelo crime de furto?
Os inquéritos e acusações que a PGR promove parece bem que têm cor política!!
O problema em Timor Leste como cada dia que passa desde Abril de 2006 tem demonstrado nunca foi de ditadura (como alguns quiseram fazer crer), nem de abuso do poder por parte de quem o exercia. O problema em Timor Leste foi de falta de autoridade do Estado. Autoridade. Palavra que nada tem a ver com autoritarismo.
A ordem que existe é a Fretilin que a assegura. O respeito que existe é cultivado pela Fretilin. A segurança que há é a Fretilin que a promove.
A Fretilin vencerá. Timor Leste vencerá!
.
domingo, fevereiro 18, 2007
Dos leitores
Por Malai Azul 2 à(s) 14:09
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
4 comentários:
Situação insustentável
Bispo de Díli acusa Governo de se apropriar de arroz e de empurrar timorenses para a fome
18.02.2007 - 10h08 PUBLICO.PT
O porta-voz do bispo de Díli D. Xíimenes Belo, o padre Domingos Soares, acusou ontem o Governo timorense de estar a apoderar-se de todo o arroz que chega a Timor Leste e com essa atitude a empurrar o povo timorense para a fome.
Em declarações ontem à TSF, o padre Domingos Soares afirmou que a situação está a tornar-se insustentável. O bispo acusa o governo timorense de apoderar-se de todo o arroz disponível para depois distribuir apenas aos apoiantes da FRETILIM.
Domingos Soares, pede agora ajuda a Portugal e também à Comunidade Internacional.
“Todo o arroz que os barcos trouxeram foi apropriado pelo Governo, que é quem tem dinheiro, mas é dinheiro do Estado. Depois distribuem entre os membros da FRETILIM, e a população vai às lojas e não encontra arroz para o seu consumo”, denuncia o Bispo.
“É uma situação muito grave e por isso apelamos aos portugueses e ao mundo exterior para nos ajudar a sair desta situação de fome”, apela Domingos Soares.
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1286030&idCanal=15
Aos portugueses nao acrediten neste padre politico, mentiroso, ingratos aos portugueses ( ainda se lembram os assaltos aos portugueses na manifestacao da igreja? este homen padre Dominggos susu lasan Maubere eh o cerebro desta agressao!).
Agora comeca a utilizar o nome do povo para pedir dinheiro que depois vai ficar para ele mesmo e as suas familias e relativos em Ermera! Este homen eh um corruptor do dinheiro que foi oferecido pelo bispo de Braga e igreja portugues!
Prova esta no atraso da construcao da chamada maiores igrejas em Timor em ermera e suai! Ele pediu milhoes e milhoes aos portugueses e a igreja portugues so para depois utilizando-o para andar passeando fora de Timor e distribuir uma monte deste dinheiro pelas suas familias!
Agora comesa a utilizar o odio pessoal e motivacao politica anti fretilin que ele tem, utilizando a capa de comunismo com o pretexto da fome do povo para atacar e defamar o nome da fretilin junto do povo e a comunidade internacional.
Mas o palhaco eh sempre um palhaco que so sabe nos fazer rir, pensando ele que n'os todos somos uns burros que nao acompanhamos as suas manobras como instrumento da oposicao politica da batina branca que aproveita a situacao miseravel que se vive a populacao para os seus intresses vergonhosos pelo dinheiro e poder!
Vai trabalhar oh padre politico! Em vez de utilizar e levar a populacao para fazer manifestacao, eh melhor leva-los a plantar arroz, e mandioca para nao passar fome!
Se o povo nao eh utlizado para passar dois anos inteiros a fazer politico sujo, ao qual vcs os chamados homens de deus eh arquitecto, em mais que obvio nao haveria a ameaca de fome e miseria!
Nao culpem agora o governo! Nao vale a pena ! Pois a causa desta tal fome eh devido ao prologanmento da clima da inseguranca, desordem, instabilidade e anarquia que se vive ate neste momento! A populacao la em lorosae nao consegue ter acesso ao mercado em fronteira para comprar os bens necessitados tais como alimentos, acucar e etc.. porque o medo da ameaca, da vinganca, e odio instigado contra lorosae a quem, este padre politico tamben responsabiliza! Agora vem ele atirando toda a culpa a fretilin!
Vai pro o inferno pah oo padre mentiroso, coruptor e politicamente motivado!
Este Público não existe. Será que ainda não sabe que o Bispo de Díli é o Ricardo e não o Ximenes Belo?
Já agora que fiquem a saber que o Bispo Ricardo é aquele que tem na sua residência oficial o Pd Filomeno Jacob a viver com a namorada a Fernanda Borges.
Também não podemos esquecer que o Padre Maubere (vulgo Domingos Soares) é o mesmo que encabeçou a manifestação d aIgreja contra o anterior Governo apoiado por partidos da oposição como o PSD que andou no estrangeiro a solicitar fundos para pagar as despesas com os manifestantes contratados. João Gonçalves vê-lo na Austrália e Lucia Lobato por terras de Macau e Indonésia.
Já agora o Lino Lopes emprestou o atrelado de uma camioneta para palco e também era dele o gerador.
Padre Domingos Soares foi aquele que formou um centro de tortura em plena residência do Bispo Ricardo Anão, por onde passaram dois incautos portugueses - 1 professor e um colaborador da ENSUL.
Domingos Soares, Maubere, é bem conhecido em Ermera e pelas suas posições contra Governo e a sua amizade pessoal pelos desordeiros a monte.
esta acusação é vl e demonstra uma vez mais a falta de seriedade da Igreja católica em Timor. O Vaticano cala e consente pois esta é a desordem que lhes interessa. Afinal, estão no meio de muçulmanos.
O meu conselho para o Domingos Maubere é: que vá tomar conta dos seus filhos legitimos espalhados pelas suas abençoadas paroquianas!
Queria dizer filhos ilegitimos, senhor anonimo das 2:22AM?
Ze Cinico
Enviar um comentário