segunda-feira, janeiro 22, 2007

Austrália vai assinar pacto da ONU sobre Timor-Leste

(Tradução da Margarida)

O papel dos polícias e militares da Austrália em Timor-Leste será posto numa base mais sólida com a assinatura de um novo acordo com a ONU, diz o Ministro dos Estrangeiros Alexander Downer.

O Sr Downer, correntemente em Nova Iorque, disse no Sábado que tinha discutido com o novo Secretário-Geral da ONU Ban Ki-Moon a situação em Timor-Leste, onde há uma missão da ONU a trabalhar ao lado dos Australianos e de outro pessoal estrangeiro.

Disse que a Austrália estava prestes a assinar um memorando de entendimento com Timor-Leste e a ONU que formalizará os laços entre as Forças de Defesa Australianas e outras forças internacionais comandadas por Australianos e o destacamento da ONU em Timor-Leste.

"Isto será feito nos próximos dias," disse aos repórteres.

O Sr Downer sublinhou que a Austrália tinha uma forte relação com a ONU na questão da mais jovem nação da Ásia, Timor-Leste, desde 1998.

"Têm feito um bom trabalho em circunstâncias difíceis," disse. "Disse ao Secretário-Geral que a ONU pode continuar a jogar, e deve jogar, um papel muito importante na monitorização e aconselhamento da liderança política Timorense. "É difícil governos internacionais individuais fazerem isso com outros governos, por razões óbvias, mas é um papel que a ONU pode particularmente ter e para o qual está habilitada"

AAP – Janeiro 19, 2007
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.