(Tradução da Margarida)
Relatos dos Media Nacionais
TP - Timor Post
DN - Diario Nacional
STL - Suara Timor Lorosae
RTTL - Radio e Televisão de Timor-Leste
Mario Carrascalão: se fosse Mari Alkatiri, seria tímido em ir para o PN
O presidente do PSD, Mário Viegas Carrascalão disse que se fosse Mari Alkatiri, não iria para o Parlamento Nacional como deputado, porque Alkatiri saiu da posição de Primeiro-Ministro devido a alegações de distribuição de armas.
Entretanto, o Procurador-Geral Longinhos Monteiro declarou que ficou surpreendido quando o Presidente do PN anunciou que Mari Alkatiri era deputado.
Em relação ao caso de Leandro Isac, Longinhos, declarou que a carta de notificação do procurador público ainda não tinha sido enviada a Leandro, mas que seria enviada a ele depois do PN autorizar Leandro a atender uma audição no gabinete do procurador público. (TP, JN-Diario)
Paulo: a acusação do Procurador Português a Abílio foi ilegal
Ambos o Dr. Paulo dos Remédios e o Dr. Nelson de Carvalho, conselho de defesa de Abílio Musquita Mausoco, rejeitaram a acusação que o seu cliente setinha na sua posse armas ilegais, conforme declarou o Procurador Português. Os defensores declararam que as armas em posse de Abílio eram armas da PNTL e não armas ilegais.
Deputado Manuel Tilman: mudança dos deslocados para local de emergência, necessário ver as condições
Manuel Tilman deputado do KOTA declarou que o governo deve analisar os novos locaos que foram identificados para re-colocação dos deslocados antes de os empurrar dos quatro campos identificados, nomeadamente o do aeroporto, porto de mar, obrigado barracks e hospital nacional. (STL)
PM Horta: significativo o orçamento do Estado para a educação e saúde
O PM Ramos Horta em resposta a um relatório da UNICEF, declarou que o governo planeia orçamentar duas áreas importantes: educação e saúde. Horta declarou que o governo continua a fazer esforços para empurrar todas as crianças a terem acesso às escolas, de modo que no ano 2015 a pobreza e o analfabetismo possam ser minimizados. (STL, JN-Diario).
Notícias da Radio e da TV
A Comissão de Inquérito da Verdade e Reconciliação lamenta-se ao Parlamento Nacional
A Comissão de Inquérito da Verdade e Reconciliação teve um workshop de um dia para discutir o desenvolvimento das recomendações do relatório. Os comissários lamentaram que o relatório tenha sido silenciado pelo Parlamento Nacional. Pedem reconhecimento e compensação para as vítimas de crimes de Guerra de 1975 a 1999. O Governo e a ONU /Comunidade Internacional investiram muito tempo e dinheiro neste projecto e no fim não houve qualquer impacto nas vidas das vítimas, em particular, e no país em geral, disse um dos Comissários, o Sr. José e Stevon em Balide Raihun depois da conferência. Em resposta, o Presidente do PN disse que na verdade o Parlamento considera a importância do trabalho da CAVR e as suas recomendações mas que o Parlamento dá prioridade a outros pedidos essenciais e urgentes para o país. O Parlamento Nacional não tem qualquer intenção de impeder a implementação das recomendações, acrescentou o Sr. Lu'Olo.
Comissão A do Parlamento Nacional concordou em mandar o Sr. Leandro Isac para o Gabinete do Procurador-Geral
Ontem, a Comissão A do Parlamento Nacional reuniu e decidiu autorizar o deputado Leandro Isac a declarar no Gabinete do Procurador-Geral em relação ao ataque contra a casa do Brigadeiro Taur e por posse de armas ilegais. O Sr. Leandro Isac é o primeiro deputado do Parlamento Nacional que é acusado e tem autorização formal para ir ao Gabinete do Procurador-Geral.
O Tribunal do Distrito de Dili enfrenta muitos desafios
A segurança imprevisível e a situação política em Dili coloca muitos desafios aos Tribunal do Distrito de Dili. Há muitos casos pendentes devido às circunstâncias não evitáveis enfrentadas pelo Tribunal.
A maior parte das vezes as testemunhas e até os acusados não vêem às audições. As testemunhas receiam pela sua segurança porque a situação não lhes permite viajar das suas localidades para o tribunal.
Diálogo entre grupo de jovens de Alihun e Becusi
Ontem, houve um diálogo entre grupos de jovens em Becusi. O diálogo correu bem e participaram muitos jovens da área, membros da UNPOL, irmãs e outros representantes da sociedade civil. Eram dois os objectivos do diálogo: 1) criar oportunidades para a reconciliação entre a juventude porque são vistos pela sociedade como os autores da divisão e da violência em Dili; e 2) acabar com a violência e restaurar a paz e a estabilidade no país.
.
quinta-feira, dezembro 14, 2006
UNMIT Revista dos Media Diários – Quinta-feira, 14 Dezembro 2006
Por Malai Azul 2 à(s) 23:36
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
1 comentário:
Será que só agora é que o Procurador-Geral de Timor-Leste descobriu que de facto Mari Alkatiri foi eleito nas últimas eleições? É que não vejo mais nenhuma razão para se ter surpreendido por Mari Alkatiri retomar o seu lugar de deputado no Parlamento Nacional.
Enviar um comentário