quarta-feira, novembro 08, 2006

Representantes dos USA querem missão de Timor totalmente integrada

Tradução da Margarida.

ETAN.org

Congresso dos Estados Unidos
Washington, DC


Outubro 24, 2006


À Ilustre Condoleezza Rice
Secretária
Departamento de Estado dos USA
2201 C Street NW
Washington, DC 20520

Cara Senhora Secretária:

Como sabe, As Nações Unidas expandiram recentemente substancialmente a sua missão Timor-Leste. Como apoiantes de há muito tempo da nova nação, temos esperança que a nova Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) será tão efectiva quanto possível a ajudar Timor-Leste a restaurar a segurança e a continuar no caminho para uma democracia pacífica que foi interrompido pela violência recente.

Em Agosto, desacordos no seio do Conselho de Segurança da ONU levaram a deferir uma decisão sobre se a componente militar internacional, liderada agora pela Austrália, deve ser totalmente integrada na missão da ONU ou permanecer sob comando separado. Uma decisão final sobre a estrutura de comando militar será tomada depois do relatório do Secretário-Geral sobre a questão à volta de 25 de Outubro.

Elogiamos o governo Australiano pela velocidade com que respondeu ao pedido de ajuda de Timor-Leste em Maio de 2006. Contudo, temos preocupações que uma força sob um comando separado não só dificulta a coordenação, como reduza a confiança e a segurança que o povo de Timor-Leste necessita da UNMIT nesta altura difícil. O Secretário-Geral da ONU também expressou o seu apoio a uma missão totalmente integrada. Incluir todas as componentes militares no seio da UNMIT será também consistente com missões anteriores da ONU em Timor-Leste. Em 1999, quando a InterFET, o destacamento liderado pelos Australianos ajudou a pôr fim à violência no pós-referendo, estava integrado na força de manutenção da paz da UNTAET em poucos meses.

Quando o Conselho de Segurança considerar a questão outra vez, pedimos-lhe respeitosamente que os USA apoiem uma bem integrada e efectiva missão da ONU em Timor-Leste, com todos os soldados internacionais sob comando da ONU. Agradecemos a sua consideração desta matéria e ficamos à espera da sua resposta.

Patrick J. Kennedy
Nita M. Lowey
George Miller
James P. Moran
Sam Farr
James P. McGovern
Steven R. Rothman
Donald M. Payne
Robert Wexler
James R. Langevin
Tammy Baldwin
Jim McDermott
James L. Oberstar
Ellen O. Tauscher
Joseph Crowley
Lane Evans
Allyson Y. Schwarz
Raul M. Grijalva
Jane D. Schakowsky
Earl Blumenauer
Edolphus Towns

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Convém explicar que não se trata de vulgares "representantes", sendo todos congressistas (deputados do Congresso, a câmara baixa do sistema parlamentar americano)

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.