quarta-feira, novembro 08, 2006

Actualização Nº 4 – Tempestades e inundações - Revista

Tradução da Margarida.

Fonte: Federação Internacional da Cruz Vermelha e Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC)

Data: 06 Nov 2006

A missão da Federação é melhorar as vidas de gente vulnerável mobilizando o poder da humanidade. É a maior organização humanitária do mundo e os seus milhões de voluntários estão activos em 185 países.

Em Resumo

Apelo No. MDRTP001; Actualização de Operações no. 04;
Período coberto: Julho – Setembro 2006; cobertura do apelo: totalmente coberto

História do Apelo:

- Apelo de Emergência lançado em 23 Fevereiro 2006 para CHF 569,685 (USD 431,253 ou EUR 364,016) para assistir cerca de 8,400 beneficiários durante seis meses.

- Em Actualização de Operações 3 (postado 27 Julho), a Federação alargou a operação até 30 Novembro 2006 – um alargamento de somente três meses – por causa do recente desassossego civil.

- Orçamento revisto para cima para CHF 709,841 (USD 567,872 ou EUR 446,440) em Actualização de Operações 4 (primeira emissão em 9 Outubro e re-emitido com orçamento revisto em 6 Novembro 2006) para estar alinhado com a resposta positiva dos dadores.

- CHF 200,000 foram distribuidas do Fundo para Auxílio de Emergência e Desastres (DREF)

Emergência relacionada ou Apelos Anuais:

Apelo Timor-Leste 2006-2007 MAATP001, Apelo Regional da Ásia do Sudeste 2006-2007 MAA51001 Resumo de Operação: A resposta dos parceiros ao Apelo de Emergência tem sido fora de série. A Cruz Vermelha de Timor-Leste (CVTL) tem assistido milhares dos afectados por tempestades e inundações. Contudo, a recente instabilidade em curso, causou atrasos significativos. Os poucos recursos da CVTL foram esticados e, na verdade, desviados para dar apoio às dezenas de milhares de pessoas deslocadas pela violência. Ultimamente, as actividades estão a voltar ao normal. A melhoria da segurança, com o apoio de forças internacionais da Malásia, Austrália, Nova Zelândia, Portugal e missões da ONU, tem possibilitado uma aproximação operacional mais robusta para apoiar comunidades vulneráveis. Foi antecipado que apesar da fragilidade da situação de segurança, a operação estará completa no fim do período alargado. A delegação da Federação em Timor-Leste continua a apoiar a emergência em curso da CVTL como uma efectiva organização humanitária. A parceria tanto com as comunidades vulneráveis como com o governo está a aumentar. Entretanto, o orçamento do apelo foi re-alinhado para se ajustar à resposta poderosamente positiva de dadores (pressionar aqui para o orçamento revisto junto).

Fundo de actuação

Uma série de tempestades e de inundações desde o final de Dezembro 2005 através de Janeiro de 2006 afectou cerca de 8,400 pessoas em Timor-Leste, do que resultou perdas severas de sustento e de abrigos. Desde então, a Cruz Vermelha de Timor-Leste (CVTL) tem estado na vanguarda para ajudar milhares desses afectados. Com base numa operação de seis meses os planos focaram-se e as actividades foram implementadas no aprovisionamento de água potável, na reconstrução de abrigos, meios de vida e capacidade de construção da sociedade nacional. Contudo, o conflito interno parou projectos a meio do caminho do programa. A chegada da missão militar liderada pelos Australianos, com apoio de Portugal, Nova Zelândia, Malásia e as missões da ONU melhoraram a situação e os projectos começaram a ser implementados outra vez. Foi pedido o alargamento de três meses do programa na última actualização. Por essa altura a CVTL deverá ter providenciado apoio significativo a comunidades afectadas e será preparado um relatório final com o gráfico da história da operação, incluindo realizações e lições aprendidas. Contudo, haverá a necessidade de arranjar recursos para o programa de gestão de desastres no apelo anual, que se concentra em capacidade de construção (Apelo Timor-Leste 2006-2007). Estão em curso discussões com parceiros para requerer o seu acordo. Esta flexibilidade garantirá que a CVTL emergirá desta operação mais forte em termos da sua competência da gestão de desastres bem como na prestação de serviço completos a beneficiários em distritos designados.

Desenvolvimento Operacional

Apesar do conflito interno, as actividades re-ganharam momentum com progressos significativos até à data. A CVTL fez enormes esforços para prestar serviços antes, durante e depois das tensões. Algumas 280 famílias que perderam as suas casas receberam materiais de construção acompanhados com o projecto de demonstração. Os beneficiários começaram a construir as suas próprias casas e algumas famílias já se começaram a mudar para as suas novas casas. No muito atingido enclave comunitário de Oe-cusse, os técnicos de água da CVTL estão a trabalhar com as comunidades para instalar sete poços profundos em novas localizações consideradas seguras de inundações futuras. Mais avaliações da equipa de gestão de desastres da CVTL e ramos do distrito identificaram mais 103 famílias para receber conjuntos de materiais para abrigos. Planeou também construir mais seis poços em Oe-cusse. Está correntemente em curso um processo negocial para o aprovisionamento de conjuntos de materiais para abrigos e para poços. Foi antecipado que pelo fim de Outubro e durante Novembro que as famílias receberão os seus materiais de abrigo.

Acções da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

Fornecimento de assistência de auxílio imediata (itens não alimentares)

Objectivo 1: 500 famílias em Oe-cusse estão protegidas de ameaças imediatas à saúde em termos de água não potável e de mosquitos.

Realizações

- As equipas de construção têm estado de volta aos sítios para completar a instalação de sete poços profundos apesar de perturbações por causa do conflito interno. As novas localizações são consideradas seguras em inundações futuras.

- Recebeu-se suficiente financiamento para se construírem poços adicionais. Por isso, vão ser construídos mais seis poços. Esperam-se propostas de potenciais fornecedores. É antecipado que os materiais para os novos poços estejam no local em meados de Outubro.

- Imediatamente depois da inundação, as comunidades estiveram vulneráveis a ameaças à saúde, exacerbadas por falta de água potável. A CVTL tornou seguros para uso 100 poços. Os aldeões receberam também 2,000 mosquiteiros. Foi identificada a necessidade de mais 1,000 mosquiteiros e estão a ser distribuídos. 1,000 jerry cans estão também a ser distribuídos a famílias para poderem recolher água potável para beber e cozinhar.

Fornecimento de materiais para abrigos (4 Distritos)

Fornecer materiais de abrigo às famílias mais afectadas em quatro distritos - Baucau, Ainaro, Viqueque e Maliana – foi uma das actividades centrais do apelo. O governo geralmente tem o papel maior na reconstrução das vidas das famílias afectadas. Contudo, a falta de recursos e a dificuldade na prestação de serviços provaram ser um obstáculo. Com boas parcerias e o reconhecimento do seu papel e experiência de trabalhar com gente em tais situações, a CVTL for requisitada para prestar assistência suplementar. Até à data a CVTL forneceu 280 conjuntos de materiais de abrigo em quatro distritos. Uma demonstração de construção de alojamentos foi feita para elevar as técnicas de construção. Procuram-se mais 103 conjuntos de materiais de alojamento depois de se ter feito uma revisão orçamental adequada. Deverão ser distribuídos em meados de Outubro.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.