Tradução da Margarida.
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
COMUNICADO PARA OS MEDIA
Dili, Novembro 3 2006
Uma melhor compreensão da gestão da nossa mais importante fonte de rendimento
Membros do Parlamento de Timor-Leste e do Governo, empregados civis, jornalistas e líderes comunitários participarão numa série de workshops intensivas dobre a gestão dos rendimentos do petróleo que se estão a realizar em Dili organizados pelo Gabinete do Mar de Timor, o Gabinete do Primeiro-Ministro e o Banco Mundial.
Os rendimentos do petróleo são a mais importante fonte de rendimentos do país e espera-se que cresçam rapidamente nos próximos anos e as workshops têm a intenção que todos na sociedade compreendam estas questões.
“Timor-Leste é muito afortunado por ter estas fontes de rendimento e é crucial que não desperdicemos esta oportunidade que Deus nos deu,” disse o Primeiro-Ministro Dr José Ramos-Horta, que hospeda o evento.
“Estes workshops explicarão aspectos críticos da gestão dos rendimentos do petróleo aos parceiros, incluindo membros do Parlamento e do Governo, líderes cívicos, jovens líderes, jornalistas e académicos.”
O primeiro workshop intitulado Workshop para Representantes da Sociedade Civil realiza-se na Segunda e Terça-feira (Novembro 6 e 7). O Workshop para os Membros do Parlamento na Quinta e Sexta-feira (Novembro 9 e 10). Ambos terão lugar no Salão do Merorial da Independência em Dili.
“as sessões serão de nível alargado e cobrem questões de fundo histórico sobre os recursos do país, incluindo Bayu Undan, Greater Sunrise, e os bçocos postos recentemente em leilão na zona exclusiva de Timor-Leste,” disse o Dr Ramos-Horta.
“Pedi que a workshops se concentrasse particularmente numa visão geral da moldura legal, incluindo as provisões gerais da Lei do Petróleo, o Tratado do Mar de Timor e outras leis e regulações relevantes.
“Uma sessão focará no conjunto, audição e relatos públicos sobre as taxas do petróleo, pagamentos e rendimentos e os desafios institucionais que se enfrentam na concretização deste trabalho.
“Os meus colegas e amigos, o Ministro dos Recursos Naturais Sr José Teixeira, e o Vice-Ministro e o Ministro do Planeamento e Finanças, Sr Aicha Bassarewan, dirigirão essas sessões.”
Entre outros oradores estão o Conselheiro de topo do Petróleo e Gás do Banco Mundial, Charles McPherson; o Director do Serviço de Rendimentos de Timor-Leste, Ângelo de Almeida; o Director do Gabinete do Mar de Timor, Manuel de Lemos; e o Director da Direcção Nacional do Petróleo e do Gás, Amândio Gusmão Soa.
Têm sido muitos os pedidos para participação nos workshops mas os organizadores têm mantido os números entre 30 e 35 para os tornar geriveis.
“Quero que a nossa sociedade compreenda a riqueza da sua própria nação,” disse o Dr Ramos-Horta.
“Estes rendimentos devem ser geridos para os nossos filhos e para o futuro de Timor-Leste. Devem ser investidos sabiamente e usados para criar riqueza e eliminar a pobreza. Estas workshops são os primeiros passos para garantir que toda a gente conheça exactamente o que está a acontecer com os rendimentos do nosso petróleo.”
NOTA: Agora nem o nome de Timor-Leste aparece em português no cabeçalho do comunicado.
DEMOCRATIC REPUBLIC OF TIMOR-LESTE...
.
Sem comentários:
Enviar um comentário