sábado, agosto 19, 2006

O WFP promete continuar a apoiar o Governo de Timor-Leste

Tradução da Margarida.

REUTERS

18 Agosto 2006 12:46:00 GMT
Fonte: WFP

Apontando a importância vital da assistência alimentar a pessoas deslocadas pela recente crise política em Timor-Leste, um funcionário de topo da WFP encontrou-se com o Primeiro-Ministro José Ramos Horta para reafirmar o compromisso deste órgão internacional com a segurança alimentar do povo em Timor-Leste.

Este encontro seguiu-se à recente assinatura do “Acordo Básico” entre o Governo/UNWFP reconhecendo a relação oficial entre o Governo e a WFP com base na Convenção da ONU.

Avaliando o impacto da crise

Chegando ontem a Dili, o objectivo primário de Mr Anthony Banbury era ver em primeira mão o impacto da crise humanitária sobre o povo de Timor-Leste e na sua visita de dois dias teve encontros com Ministros do Governo, dadores, agências da ONU e representantes da igreja.

Alimentando deslocados

Para apoiar mais os esforços do Governo em responder às necessidades alimentares dos deslocados e de grupos vulneráveis, o WFP até à data forneceu 1,155 toneladas de bens de alimentação variados a mais de 152,000 deslocados e grupos vulneráveis em Dili e nos distritos fora de Dili.

A WFP foi uma das primeiras agências a responder à crise humanitária avançando imediatamente com bens armazenados de reservas estratégicas em 29 de Abril – um dia depois da crise ter começado – para fornecer assistência alimentar a deslocados em Dili e gerando apoio de dadores para fornecimentos extra de alimentação.

Doações

“A resposta dos dadores tem sido incalculável,” disse Mr Tarek Elguindi, representante do WFP em Timor-Leste.

“Contribuições dos Governos da Austrália, Japão, USA, e da Comissão Europeia, entre outros, garantiram que o WFP pode continuar a fornecer alimentação para distribuições de emergência bem como continuar com as suas actividades regulares.”

A Austrália foi o primeiro país a oferecer assistência ao WFP e muito recentemente providenciou cerca de 196 toneladas de feijões para ajudar a assistência alimentar de emergência.

Reconciliação

O WFP também está comprometido com o processo de reconciliação.

“Além de fornecer a assistência alimentar de emergência, o WFP está comprometido em assistir o Governo de qualquer modo possível e apropriado com os seus esforços para reintegrar os deslocados de volta às suas comunidades,” disse Mr Banbury.

As distribuições alimentares de emergência são parte do seu programa geral em Timor-Leste para com os mais vulneráveis através da Alimentação Escolar, alimentação suplementar para a Saúde Maternal e Infantil e o estabelecimento de reservas estratégicas no país para responder a emergências (naturais e provocadas).

O Governo tem sido o principal parceiro do WFP.

Até à data a operação da WFP em Timor-Leste recebeu contribuições de: Austrália, Canadá, Comissão Europeia, Islândia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Singapura, Fundo de Resposta de Emergência da ONU, e os USA.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.