sábado, agosto 19, 2006

FRETILIN pede "tratamento adequado" para indisciplina interna

Díli, 18 Ago (Lusa) - A Comissão Política Nacional da FRETILIN classifi cou hoje como um "acto de indisciplina" a iniciativa de um grupo de militantes q ue pretende convocar um congresso extraordinário do partido, solicitando do resp ectivo órgão de jurisdição o "tratamento adequado".

Num comunicado distribuído em Díli, o órgão de cúpula do partido maiori tário em Timor-Leste sustenta que depois de pretender realizar um congresso extr aordinário por alegada violação dos estatutos na votação por braço no ar no cong resso de Maio - que reelegeu Mari Alkatiri como secretário-geral da FRETILIN -, o grupo liderado por Vítor da Costa está agora a cometer ilegalidades.

"Ao avançar neste sentido, ignorando as decisões do II Congresso e, mai s recentemente, do Tribunal de Recurso, o grupo chefiado por Vitor da Costa reve la claramente que os seus actos não assentam na legalidade e na legitimidade e b aseiam-se antes na vontade dos mesmos de aceitarem ser instrumentos de outros na tentativa de enfraquecer e desagregar a FRETILIN", sustenta, sem especificar qu em são os manipuladores.

"Vitor da Costa e o seu grupo não têm nenhuma legitimidade para convoca r qualquer Congresso da FRETILIN nem mesmo convidar membros e quadros da FRETILI N para reuniões de qualquer órgão do Partido", lê-se na nota.

O comunicado foi divulgado depois de o grupo de Vítor da Costa ter conv ocado para sábado, em Díli, uma reunião para a qual foram convidados quadros do partido e que alegadamente serviria para encontrar apoios para a convocação de u m congresso extraordinário.

"Assim, ao usarem os atributos da FRETILIN para convocar um +Congresso+ , Vitor da Costa e o seu grupo violam a Lei. O seu acto é de usurpação dos poder es e competências atribuídos por lei e pelos Estatutos da FRETILIN aos órgãos le gitimamente constituídos do Partido", refere a nota da Comissão Política.

O grupo de Vítor da Costa e Vicente Ximenes "Maubosi" é acusado pela Co missão Política da FRETILIN de "frustração" pela derrota no segundo congresso do partido, em Maio passado, e de se ter "aliado aos manifestantes de rua" para de sacreditar a força política.

O comunicado especifica também que o grupo que ora é apresentado como " FRETILIN mudança" ou "FRETILIN renovador" integra ex-membros do Comité Central d o partido além de membros do "Governo da RDTL [República Democrática de Timor-Le ste] e amigos".

A votação por braço no ar do congresso da FRETILIN foi confirmada como válida e legal pelo Tribunal de Recurso de Timor-Leste numa decisão anunciada es ta semana e que sustenta não ter sido encontrada qualquer ilegalidade face à lei dos partidos e aos estatutos da organização.

No congresso de Maio, Mari Alkatiri foi reeleito secretário-geral da FR ETILIN por 93,7 por cento dos delegados, numa votação por braço no ar, depois de José Luís Guterres, actual ministro dos Negócios Estrangeiros, ter desistido de se apresentar à corrida à liderança do partido por a eleição não se realizar po r voto secreto.

Na sequência da crise que afecta Timor-Leste desde o final de Abril, e que resultou mesmo na demissão de Alkatiri do cargo de primeiro-ministro, o pres idente timorense, Xanana Gusmão, acusou a liderança da FRETILIN de ser ilegítima , por ter sido eleita por braço no ar.

O Tribunal de Recurso timorense, que apreciou uma queixa de militantes da FRETILIN sobre o congresso de Maio, considerou, no entanto, que a eleição por braço no ar não constituiu uma violação da Lei dos Partidos Políticos e dos est atutos do partido.
JCS/PNG.

17 comentários:

Anónimo disse...

A Lusa está fartinha de saber que o José Luís Guterres limitou-se a ununciar que se ia candidatar e que de facto não apresentou a candidatura porque não obteve as assinaturas necessárias, mas insiste na mentirola dele ter desistido "por a eleição não se realizar por voto secreto". Vamos ter nova novela de terceiríssima série alimentada pela Lusa? Parece que sim. Acabada a dos "600 despedidos pelo Alkatiri", vamos agora ter em substituição a da "por a eleição não se realizar por voto secreto". Estes fulanos são mesmo cansativos.

Anónimo disse...

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN
Rua: Mártires da Pátria-Comoro – Dili – Timor-Leste
E-mail Address: sppccfretilin@Yahoo.com Telemóvel: (+ 670) 723 2052



Comunicado


Um grupo que se auto-intitula de “Fretilin mudança”, “Fretilin renovador” composto por ex-membros do Comité Central da FRETILIN e do Governo da RDTL e amigos, tem vindo a desenvolver actividades em busca de legitimidade e apoio no sentido de pôr em causa a liderança e os valores patrióticos da FRETILIN.

Este mesmo grupo, liderado por Vitor da Costa e Vicente Ximenes “Maubosi”, face a frustração da sua derrota no II Congresso da FRETILIN em Maio último, aliou-se aos manifestantes de rua no sentido de desacreditar a FRETILIN e a sua liderança.

Acreditando na validade da falsa tese da “ilegalidade” do voto braço no ar e, consequentemente, da “ilegitimidade” da Liderança eleita no II Congresso da FRETILIN, Vitor da Costa e o seu pequeno grupo requereu ao Tribunal de Recurso no sentido deste usar da sua competência para confirmar as posições por eles defendida.

O Tribunal de Recurso deliberou, e bem, a favor da legalidade do voto braço no ar e da legitimidade da Liderança composta por Francisco Guterres “Lu Olo” e Mari Alkatiri, respectivamente, Presidente e Secretário Geral.

Perante esta realidade, Vitor da Costa, em nome do grupo, endereça um convite a quadros e militantes da FRETILIN para uma reunião alargada visando a organização de um “Congresso extraordinário”.

Ao avançar neste sentido, ignorando as decisões do II Congresso e, mais recentemente, do Tribunal de Recurso, o grupo chefiado por Vitor da Costa revela claramente que os seus actos não se assentam na Legalidade e na Legitimidade. Baseiam-se antes na vontade dos mesmos de aceitarem ser instrumentos de outros na tentativa de enfraquecer e desagregar a FRETILIN.

Usaram o argumento da legitimidade quando pensavam ser a seu favor. Mas, se questionavam tanto a legitimidade, sabem que legalmente só pode existir uma FRETILIN. E a FRETILIN liderada por Lu Olo e Mari Alkatiri é a única Legal e Legítima. Se alguma dúvida existia sobre isso, ela foi sanada com a decisão do Tribunal de Recurso.

Assim, ao usarem os atributos da FRETILIN para convocar um “Congresso” , Vitor da Costa e o seu grupo violam a Lei. O seu acto é de usurpação dos poderes e competências atribuidos por lei e pelos Estatutos da FRETILIN aos órgãos legítimamente constituidos do Partido.

Por isso, a Comissão Política Nacional esclarece que Vitor da Costa e o seu grupo não têm nenhuma legitimidade para convocar qualquer Congresso da FRETILIN nem mesmo convidar membros e quadros da FRETILIN para reuniões de qualquer órgão do Partido.

A Comissão Política Nacional do Partido exige à Comissão Nacional de Jurisdição para dar o tratamento adequado ao acto de indisciplina deste grupo de militantes da FRETILIN, chefiado por Vitor da Costa.


Dili, 18 de Agosto de 2006.


A Comissão Política Nacional da FRETILIN

Anónimo disse...

Parece que estou a assistir à repetição da cena dos reformadores do PCP.

Em qualquer partido democrático, um número mínimo de filiados definido em estatuto pode requerer um congresso extraordinário.

A FRETILIN, como qualquer partido "progressista" que se preze, vai tratar de os expulsar antes que reúnam as assinaturas necessárias para exigir novo congresso.
Expulsos, já não são filiados e já não podem requer congresso nenhum.

Viva a democracia e a liberdade FRETILINISTA.

Anónimo disse...

Exigir novo Congresso com base em que, oh sr comentarista das 8:58:55 AM? C/base na "votacao braco no ar"?

Anónimo disse...

Anónimo das 8:58:55 AM: Em qualquer partido democrático a minoria aceita as decisões da maioria e respeita-as.

Anónimo disse...

Vicente Maubosi é natural de Baucau (Lorosae). Esteve no mato durante três anos. Rendeu-se aos indonésios em 1979. Cedo engraçou-se com os ocupantes a quem prestou serviços. Meteu-se com uma senhora casada a quem desfez o casamento. Juntou-se posteriormente a uma outra senhora, viúva de um combatente a quem deu um filho. Valendo-se das suas ligações com os militares indonésios, vendeu bens da senhora incluindo terrenos. Forçou a prisão de um dos filhos do primeiro casamento da senhora. Na posse do dinheiro da venda fugiu para a Indonésia, onde viveu durante algum tempo. Na primeira metade dos anos 90 viajou até a Austrália e adquiriu o estatuto de ’refugiado’. Uma vez em Darwin, ingressou no Comité local da Fretilin, tendo criado vários problemas a muitos militantes e provocado a desmobilização de outros.
Após o Referendum de 99 regressou a Dili. Em 2001, ainda antes da constituição do Governo provisório, viajava por vários Estados da Austrália e por alguns países da região, apresentando-se como ministro de turismo ‘in waiting’. Nessa altura andava sempre colado ao Mari Alkatiri. Quando se deu conta que o nome dele não constava na lista dos candidatos a deputados e dos ministeriáveis, começaram desde então os problemas com Alkatiri. Entretando o vai-vém a Austrália continuava ainda por algum tempo. Desde há um ano para cá tem-se dedicado a uma fabriqueta para a produção de óleo de coco com apoio do Ministério da Agricultura Timorense. Ultimamente tem problemas com Bancos australianos por falta de pagamento das prestações do empréstimo que contraíu.
Conclusão: Sendo embora de lorosae, o Maubosi não vai a Lorosae porque tem medo dos lorosae a quem vigarizou; tem medo dos loromonu porque é de lorosae; não vai a Austrália porque anda fugido dos Bancos. Oh Maubosi volta a Indonésia!! Para ver se te safas!

Anónimo disse...

Este Eduardo Lobao eh mesmo um dorminhoco, acorda quando lhe chamam, os guardas la da casa que o digam! Quando calha trabalhar, emprenha-se pelos ouvidos, a distancia, porque nao vai ao terreno, nao contacta pessoas, nao verifica e nem procura confirmar a noticia. Por isso tem ajudado a disseminar boatos atraves da Lusa. A Direccao da Lusa nao pode mandar o Antonio Sampaio de volta para Dili ou mandar alguem mais capaz?

Anónimo disse...

O Maubosi e o Victor da Costa so podem queixar-se de si proprios, porque de ha dois anos para ca tem funcionado a remote control. Para alem disso e de acordo com a ultima decisao da Comissao Nacional de Jurisdicao do CCF, eles estao suspensos por indisciplina partidaria. Estao a reincidir no mesmo acto de indisciplina. Nao tem legitimidade nem capacidade para levar por diante o que pretendem. No mesmo grupo esta o ex-Embaixador de Timor Leste em Canberra o sr Jorge Teme. Este eh um racista nato, anti-branco. Ele foi removido do cargo de Embaixador por assedio sexual a uma estagiaria na Embaixada. Depois ainda acalentava a ideia de vir a ser Ministro da Educacao. Mas como pode um individuo com este comportamento de tarado sexual ser um ministro da educacao? Que educacao vai dar aos nossos filhos nas escolas?
Tambem no mesmo grupo esta o Igidio que eh um atentico zero a esquerda. Nao sabe dizer mais nada senao \' longe da vista perto do coracao \'. Com individuos destes combinados com os de la do Palacio das cinzas, onde vamos parar?

Anónimo disse...

Da mesma forma que um criminoso com cadastro por trafico de diamantes foi colocado como Ministro do Interior.

Tao simples como isso.

Anónimo disse...

Em qualquer partido democrático, um determinado número de filiados, definido em estatuto, pode requerer um congresso extraordinário.
Qual é o drama?
Continua o método estalinista de denegrir as pessoas que desafiam a autoridade do Comité Central.
Se for preciso passam de heróis nacionais um dia, para no outro serem traidores à pátria e à revolução.
Estes métodos não têm fim?

Anónimo disse...

Anónimo das 8:51:27 PM: Ainda não percebeu que quem eles estão a desafiar não é o CC mas sim as decisões soberanas do Congresso da Fretilin que obrigam a todos os militantes?

Anónimo disse...

Se um número de militantes suficientes acharem que foram mal representados no congresso, devem mesmo desafiar seja quem for.
Se calhar, por acharem que foram mal representados é que muitos delegados ao congresso, não se atreveram a regressar aos seus distritos e ainda andam por Díli.
Consta que não serão poucos os têm mêdo de regressar aos distritos, e que começam a estar aflitos com os dólares a acabarem-se. Agora amanhem-se.

Anónimo disse...

Anónimo das 10:12:58 AM: acaba de confirmar que afinal o que estão a fazer é a desafiar as decisões soberanas do congresso da Fretilin que obrigam a todos os militantes. Quando a comissão disciplinar competente actuar depois não venham chorar baba e ranho a armar à vítima. E já agora, 150, 000 deslocados, mais de 1000 casas já queimadas e casas a serem queimadas todos os dias e todos os dias novos deslocados não lhes dizem nada, rigorosamente nada? Também nada lhes diz as F-FDTL acantonadas? Shame on you!

Anónimo disse...

Se os delegados votaram em desacordo com o mandato que tinham das bases, os filiados são obrigados e reverem-se nos resultado do congresso?
Quem faz o partido? Os filiados ou a direcção?
É a democracia do come e cala?

Não parece pela história dos últimos 30 anos que o povo de Timor seja de comer e calar.

Mas há quem teime em não perceber.

Devolvo-lhe a pergunta:
"E já agora, 150, 000 deslocados, mais de 1000 casas já queimadas e casas a serem queimadas todos os dias e todos os dias novos deslocados não lhes dizem nada, rigorosamente nada?"

Quem provocou tudo isto?
E quer passar a bola a outros?
Tenha vergonha. Essa manobra já foi ensaiada vezes sem conta, mas aqui não passou.
O golpe interno da FRETILIN falhou.
E quem o está a pagar é o povo.

Eu sei que vai dizer que são os custos da revolução, mas quem pediu alguma revolução sequer?

Anónimo disse...

Anónimo das 8:26:09 PM: nem o Xanana diria melhor!

Anónimo disse...

Você é que ficou sem pio. Não sei o que Xanana diria nem tal me importa.

Embora, com 83% dos votos directos para ser Presidente, é natural que o povo o escute.
Não é a mesma coisa que ter 57% dos votos para uma coisa e usá-los para outra. Enfim, são entendimentos diferentes, das funções e legitimidade do voto.

Anónimo disse...

"FRETILIN pede "tratamento adequado" para indisciplina interna"

Espera-se que o título acima não implique a ampliação das valas comuns de Aileu, ou abertura de novas.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.