domingo, julho 09, 2006

Pesos-pesados na defesa de Alkatiri

Publico - Sábado, 8 de Julho de 2006

Pesos-pesados na defesa de Alkatiri
Adelino Gomes

Figuras da advocacia portuguesa como o docente universitário Germano Marques da Silva, o jurisconsulto Miguel Galvão Teles, e o advogado e antigo líder do MRPP Arnaldo Matos integram uma equipa internacional, organizada por José António Barreiros para a defesa em tribunal do primeiro-ministro demissionário de Timor-Leste, Mari Alkatiri, acusado de envolvimento na distribuição de armas a civis com a intenção de eliminar adversários políticos.

O advogado português desloca-se nos próximos dias a Díli, para prestar assistência jurídica a Alkatiri, que foi convocado pelo Ministério Público para uma audição no próximo dia 20.

O veterano da resistência anti-indonésia, Vicente da Conceição Railós, acusou o ex-primeiro-ministro de lhe ter dado ordens directamente para que eliminasse militares que tinham abandonado os Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) e os líderes da oposição, usando para isso armas e outros equipamentos que lhe haviam sido distribuídas a mando do ex-ministro do Interior, Rogério Lobato. Actualmente retido em casa, por ordem judicial, Lobato confirmou a distribuição de armas da polícia a um grupo chefiado por Railós, mas Mari Alkatiri tem negado repetidamente as acusações de que é alvo, reconhecendo apenas que se encontrou com este antigo guerrilheiro no âmbito do congresso da Fretilin de Maio passado (ver PÚBLICO de 9-06 e de 30-06-2006)

Além dos nomes indicados, constituem a equipa de juristas que prestará apoio a Mari Alkatiri o assistente universitário Carlos Soares, e os advogados Arlindo Sanches e José Manuel Guterres (ambos timorenses), Otto Cornellis Hagilis (Indonésia) e Dato Sayed Ahmad Idid (Malásia).

.

12 comentários:

Anónimo disse...

Qual e a necessidade de ter uma equipa de advogados de "pesos-pesados" para um homem que sempre disse ser inocente e nao ter nada a temer?
E com estas coisas que se ve que afinal vai precisar mesmo dos melhores advogados que o seu dinheiro pode comprar.
Esta numa grande entaladela nao e? Se nao nao havia razao para tantos advogados e dos grandes. Guilty as charged!

Anónimo disse...

Como e que o Sr Alkatiri vai pagar esses grandes advogados todos e a sua grande equipa de apoio? Com o dinheiro que poupou do ordenado de PM?
A factura vai ser uma nota violenta. Nao vai?

Anónimo disse...

"Qual e a necessidade de ter uma equipa de advogados de "pesos-pesados" para um homem que sempre disse ser inocente e nao ter nada a temer?"

a sua pergunta e de um ignorante. com acusasoes desse tamanho nao e so o homem dizer k e inocente no tribunal k lhe deixam sair sem mais nem menos...ha k apresentar evidencia...e o alkatiri sabe k esta historia nao comeca e acaba com os timorenses, sabe k alguem com maior esta a manipular isto tudo...e melhor ser cauteloso do k descuidadoso...

passar bem

Anónimo disse...

mari alkatiri é inocente, mas num processo desta natureza, num golpe de estado patrocinado pelo proprio presidente da republica, todos os cuidados sao poucos.

xanana so consegue legitimar o golpe e assalto ao poder criminalizando mari alkatiri.

todos os cuidados sao poucos em timor leste onde a mentira reina a seu bel prazer.

mari fez bem em arranjar os melhores e esperem por novidades e noticias das boas, pois mari é dos mais bem preparados políticos do mundo.

quanto a pagamentos, saiba meu caro que as pessoas boas têm muitos amigos dos poucos bons que há espalhados pela humanidade.

nao se preocupe que nao é o dinheiro do cnrt que xanana gusmão nunca apresentou contas, dos cheques recebidos e outras coisas por pessoas que se encheram de dinheiro à conta de timor leste independente.

tanta coisa por dizer neste capitulo e noutros, na corrupçao? um dia vamos falar, vamos vamos...

Anónimo disse...

Mesmo que não seja neste processo específico, muitos 'podres' acabarão, inevitavelmente, por vir ao de cima ....

Em particular, relativamente ao Pio Xanana Gusmão ... esperem pelos próximos episódios ... ele sabe bem ... 'babysitter', etc

Anónimo disse...

Agora vou gostar de ver a equipa responsável pelo processo a mostar como se trabalha.
Adivinha-se o fim das ilegalidades e das palhaçadas e talvez até terminem os cafézinhos com o embaixador americano.
Vai ser divertido.

Anónimo disse...

E o trio Juiza / Investigador / Embaixador Americano que se cuidem né?

Marquem um jantarinho à luz das velas para carpir as mágoas porque agora o combate é com pesos pesados e não se esqueçam que o casalinho quanto ao conhecimento técnico são ultra leves e de pesos pesados só têm mesmo a ignorância e a capacidade de manobra mafiosa.
Não desanimem que o embaixador americano conforme vos arranjou o emprego nas Nações Unidas arranja outro na cooperação americana.

Anónimo disse...

As ilegalidades que têm vindo a ser cometidas são tão grosseiras que qualquer estagiário dava conta do recado.
Mas com pesos pesados... até já tenho dó dos expertos internacionais.

Anónimo disse...

Advogados de Mari

Chamam Ramos Horta e Bispo Belo de corruptos de merda. So queria saber onde foi o Mari buscar tanto dinheiro para paghar os tres advogados se o vencimento menal dele tem sido de US$800,00?

So se os tres advogados por questoes ideologicas facam tudo de borla ou ainda os seus irmaos que ate aqui tem ganho todos os concursos publicos para cnstrucoes, etc. o ajudem.

Nao e pela primeira vez que o Rogerio Lobato actua desta forma. Ja em 1975 e ele, o Mari e outros da Fretilin pregavam violencia e diziam que a politica se fazia melhor com canos de espingarda!

Anónimo disse...

Anonimo das 3:36:14. Ignorante e mesmo voce. "ha k apresentar evidencia..."? O alkatiri nao tem que apresentar evidencia alguma porque o onus da prova e da PGR mas so seria o caso num eventual julgamento. Agora para prestar declaracoes o Alkatiri so tem mesmo que responder as pergunta feitas. Mas compreendo que deve ser muito cauteloso porque dizer a verdade e facil. Dificil mesmo e mentir e dai a necessidade de ter muito cuidado com aquilo que diz para nao haver contradicoes. Talvez seja essa a necessidade de ter uns pesos pesados ao seu lado.

Aos outros anonimos sobre o dinheiro da CNRT. nao eram eles todos da CNRT? Todos inclusive o Alkatiri e ele nao era dos pequenos (apesar de ser franzino). O problema do Xanana foi nao ter controlado tudo ate porque era mesmo impossivel da maneira como o CNRT funcionava. Mas sendo ele o Presidente teve de aceitar as criticas.

Quanto ao dinheiro do noble nem se pode falar. O dinheiro era deles de direito, e se ajudaram ou nao o problema e deles. Mas sei que parte do dinheiro foi para uma fundacao (nao me lembro do nome). Queria receber parte desse dinheiro? so pode ser.

Anónimo disse...

Os maiores corruptos falam sempre em dinheiro, dinheiro, dinheiro....

Anónimo disse...

Compreende-se a preocupação com os defensores do Alkatiri. Era tão fácil não era, mandar aquelas bocas foleiras dos 60 mortos, das valas comuns, dos esquadrões da morte para eliminar opositores, fazer aquelas montagens na fazenda dos Carrascalões ou na pousada de Maubisse. A propósito quem é que está a pagar a estadia ao pequeno? E já agora ao Salsinha e ao Tara e ao Tilman? Como é que com o soldo da tropa estes gajos se movimentam como se movimentam? Alguém pode explicar?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.