domingo, julho 09, 2006

Dos leitores

Ouvi dizer a um oficial general americano na reserva que o General Taur Matan Ruak poderia emparceirar com muitos dos oficiais de igual patente americanos!
As suas caracterísicas pessoais, morais e militares são motivo de orgulho para Timor-Leste!
A provar agora esta afirmação foi a sua atitude institucional, contida e e controlada durante toda esta crise.
Ele e todos os seus companheiros das montanhas, são foram e serão os verdadeiros heróis do seu país.
Talvez agora se compreenda quão injustos foram os políticos que não respeitaram devidamente quem deu a vida, e o melhor dos seus anos a lutar por uma independência, agora quase desperdiçada, pela inabilidade política e tratamento injusto e desrespeitoso aos seus heróis.(As ossadas dos mortos já estão em repouso no monumento?)
Repare-se que quem são os "peticionários" são aqueles que não lutaram realmente durante 24 anos nas montanhas! Reivindicavam, reivindicavam...reivindicavam. Dólares?...O cheiro do dinheiro não era conhecido pelos veteranos. e...já agora, para que se saiba, no dia que receberam em parada os seus primeiros dólares (o vil metal) pediram (num ritual comovedor) desculpa aos mortos por terem que aceitar esse pagamento!!!! Pouquissimas pessoas sabem disto!
Pensem bem quem alguma vez ponha em causa ou dúvida a integridade, generosidade, valentia daqueles ex-guerrilheiros!
À frente deles esteve um Homem, bem acompanhado por outros tantos que humildenente se calam, porque os verdadeiros Homens não precisam de dizer que o são. Eles são-no, simplesmente!
Respeito, muito respeito.
E cuidem-se quem alguma vez pensou que estes heróis alguma vez voltarão as suas armas contra o seu povo.Além de não as voltarem contra o povo...também não as largarão! Seguramente!
A História repete-se... os melhores filhos das revoluções são ESQUECIDOS pela própria revolução.
Não conhecem outro exemplo em português????

Grande abraço ao General Taur e todos os seus heróis e companheiros!
Tenham fé! Timor-Leste continuará a existir. Não foi em vão o vosso sangue derramado!
Viva Timor-Leste!

18 comentários:

Anónimo disse...

General Taur para além de ser um homem de inteligência superior é um intocável ao nível dos princípios.
Xanana não passa de mais um tolo enebriado pelo poder.
Respeitem Taur porque esse sim é elite!

Anónimo disse...

General Taur foi respeitado e conquistou a admiração de todos os miliatres internacionais, também de alta patente, que passaram em Timor.
A admiração não só pela sua superior inteligência mas também pela sua honestidade, sobriedade, sensatez e um elevado sentido de Estado.
Xanana sabe que não lhe chega nem à ponta dos pés.

Anónimo disse...

Talvez o plano de Xanana tivesse obtido mais frutos, mais rapidamente...
Mas Taur está lá no seu posto e com o seu exército completamente controlado.
O mesmo não se poderá dizer de Xanana.

Anónimo disse...

Se Xanana tem o sonho de que vai ser fácil "tocar" em Taur está bem mais cego do que aparenta.

Anónimo disse...

Um dia o General disse:

Sou imune à provocação. É uma tática da inteligência indonésia que me é familiar.

Será que Xanana não conhece Taur? Está doido?!

Anónimo disse...

Nap voltam as armas contra o povo? Voce deve viver no planeta marte!!!
O que aconteceu em Raikotu-Tasitolo? Quantos civis morreram? O que aconteceu no Quartel das PNTL? Quantos policias desarmados morreram? Voces sao uns mentirosos compulsivos. Tentam a todo o custo fazer acreditar que isso tudo aconteceu? Foi so um sonho? Tenham juizo e muito!!!!!!

Anónimo disse...

TAUR MATAN RUAK UM VERDADEIRO HEROI DO NOSSO POVO! Estamos muito orgulhosos de ti, estamos todos contigo.
Viva TAUR!!! Viva Timor-Leste!!!

Anónimo disse...

Claro que ha muitos problemas entre Taur e Xanana. Taur foi sempre Taur ate hoje, Xanana deixou de ser o Xanana para ser simplesmente Jose Alexandre, nem devia ser Gusmao porque nao eh sequer um Augustus. Taur trata Jose Alexandre por Comandante e Jose Alexandre trata-o por irmao Mais novo (alin, no seu discurso infeliz de 22 de Junho)a querer insinuar paternalismo.

Anónimo disse...

Mau Seran, às 7:03:15 PM - o seu sentimento é partilhado por muitos, o que é compreensível perante o percurso que este homem, Xanana Gusmão, fez e está apostado em prosseguir!

Nas várias comunicações (cartas, declarações, entrevistas, etc) feitas a partir de Jacarta/Salemba, Xanana Gusmão afirmava ter recieo que o poder, um dia, viesse a trazer-lhe ao de cima aquilo que chamava 'as minhas tendências' ditatoriais ...

Não o quisémos ouvir.

A ideia romântica do guerrilheiro que se transformava em estadista, sem defeitos, sem erros, impoluto, perfeito, foi uma representação mental que todos nós insistimos em construir. Queríamos tanto que ele [lembram-se que, na altura todos partilhávamos de uma palavra de ordem em que o nome de Xanana Gusmão era sinónimo de Timor:Leste "Liberdade para Xanana - Liberdade para Timor"], assim como TimorLeste, representassem a excepção na história da libertação dos Povos, que o idealizámos e perdemos a capacidade de ver o que era tão óbvio. Óbvio porque já se manisfestava em vários actos concretos de Xanana Gusmão.

Não quisémos/conseguimos ver ... até que se tornou tudo demasiado evidente.

Muitos dos comentários deste Blog, revelam, acima de tudo, a enorme frustração da desilusão, porque criámos uma imagem que não era real, e por isso mesmo, se desfez.

Alguém dizia há uns anos (muito antes destes últimos três meses): queremos fazer de um guerrilheiro um Chefe de Estado: perdemos um bom guerrilheiro e ganhámnos um mau Chefe de Estado!

Anónimo disse...

então agora que Xanana cometeu alguns erros.... já naão presta, já não serve...
NÃO.Os que se dizem Amigos de Xanana por todos os meios devem aconselhar..... para que este Homem (e os homens erram....)continue a ser uma referência de Timor

Anónimo disse...

Mas que giro dixem que a ideia de Xanana como "estadista, sem defeitos, sem erros, impoluto, perfeito, foi uma representação mental que todos nós insistimos em construir." E se nao o e por ser humano, nao aprenderam dos seus erros e querem repeti-lo com o Alkatiri.

Conversas mansas!! O que vos custa a crer e que Xanana acordou da sua apatia politica. Fartou-se de presenciar impavido a corrupcao do sonho pelo qual todos os timorenses se bateram ate a morte. Um Timor livre, uma democracia verdadeiramente participativa e um futuro risonho para TODOS e nao para uma elite podre no poder.
A vossa alegria seria mesmo que ele fechasse os olhos, a boca e os ouvidos e deixasse-vos continuar com o vosso despotismo durante os proximos 50-100 anos.
Acordem porque os Timorenses nao pagaram muito caro pela independencia so para depois deixarem a lideranca da Fretilin comportar-se como os neo-colonialistas de Timor. Timor e dos timorenses e nao dos "duros" na lideranca da fretilin.

Anónimo disse...

Mau Seran: Voce disse "as nossas forças nunca apontaram armas aos civis". As VOSSAS forcas????? Esta se a referir as forcas da fretilin ou as F-FDTL? E as F-FDTL sao vossas? Bem dizia o Taur Matan Ruak que o maior erro da fretilin foi tentar submeter as F-FDTL a fretilin. O Homem realmente nao e parvo. Enganaram-lhe uma vez para o Tasitolo mas nao lhe enganam outra vez. Mas sera que voces nao aprendem nada? Ve-la se nao lhe sai o tiro pela culatra porque o as palavras de Taur matan Ruak sao muito claras. FOI UM ERRO tentarem submeter as Forcas Armadas ao vosso partido politico. E se disse isso no sentido de serem forcas timorenses cale voce a boca porque tambem eu sou timorense. Seu sabichao!

Anónimo disse...

A pois. Uma coisa que a lideranca da fretilin no exterior nunca perdoou a Xanana foi a despartidarizacao das Gloriosas FALINTIL. Lembro me perfeitamente do odio demonstrado pelo Xanana quando ele fez isso. Mas pelos vistos e de acordo com as palavras de Taur Matan Ruak a fretilin tem estado muito ocupada, atraves do camarada Roque Rodrigues, a tentar corrigir esse "erro" de Xanana.
Pois ainda estao com a ideia de as "forcas" serem deles. Olhem que isso nao e democracia. Numa democracia so o estado e que detem exercitos. Ou sera que ainda pensam que o estado e a fretilin e a fretilin o estado? partido unico? isso foi em 75 e ja nao volta!
Acordem se nao perdem o comboio.

Anónimo disse...

Anonimo das 6:01:17 PM. Nao parece que voce seja timorense e se for devia saber que "Alin" em timor tem muito a haver com a idade. Uma pessoa mais velha nao trata outra de menor idade por Maun (irmao mais velho) assim como uma pessoa nao trata outra de maior idade por Alin (irmao mais novo) e nao tem nada a ver com paternalismo mas o tipico respeito que os timorenses tem para com os mais velhos. Nao me parece que quando Xanana proferiu essas palavras estava a faze-lo num contexto oficial de hierarquia militar mas de outros tempos em que andavam juntos no mato como guerrilheiros durante o qual Xanana sempre foi o maun boot para todos os timorenses por ser Comandante Supremo da resistencia armada.
Nao faca disso um argumento para satisfazer os vossos desejos de sujarem o Xanana. E patetico!

Anónimo disse...

Anonimo das 10:56:56 PM: Diz-se que leva muitas geracoes para mudar as mentalidades. Estes anonimos sao incapazes de mudar a sua mentalidade e nao e culpa deles. E a natureza humana.

Anónimo disse...

Jose Alexandre ou Xanana nunca foi maun boot para mim. Porque o sentido de Maun Boot leva a que os Alin deixem de pensar por suas proprias cabecas. O que o maun boot diz esta sempre certo, o que o maun boot manda e sempre cumprido pelos Alin. Ficamos parados no nosso pensamento, ideias e criatividade. Isso leva-nos a movimentos a um so ritmo e cadencia mas continuamos estagnados. . Nunca aceitaremos a ideia de um Kim Jong-Il em Timor-Leste, chame-se ele Jose, Alexandre ou Xanana!

Anónimo disse...

Anonimo das 12:16:03. Voce acabou de fazer uma boa descricao de como a fretilin funciona e eu que o diga. A tradicao da fretilin sempre foi essa de que a lideranca esta sempre certa, e o resto sao so papagaios. Limita-se a repetir as ideias formadas pelos que mais sabem. Entao nao foram voces que classificaram o Mari como vosso Maradona? Nao foi a Ana Pessoa entre os duros de Mocanbique que diziam que Mari e insubstituivel na fretilin? So o Mari e que pode, sabe e e capaz o resto e uma cambada de zeros a esquerda.

Anónimo disse...

Anónimo das 10:36:14 PM: esquece-se que a Fretilin já queria governar até 2007 e depois dessa data até 2012, ganhando as eleições. Todos os partidos concorrem para governarem 5 anos mas é a força e o enraizamento da Fretilin na sociedade timorense que os leva a ver 50 anos quando o mandato é só de cinco. É mesmo de ter receio. Com a tristeza da oposição, a Fretilin não tenham dúvida que tornará a ganhar eleições para governar mais 5 anos! E mais cedo que tarde as tropas australianas sairão daí e não haverá golpaça que vos valha, porque na próxima gilpaça a choradeira da ONU ter saído cedo de mais já não conta. É bom irem-se habituando à ideia ou então emigrem de vez para a Austrália e desamparem a loja. E levem convosco o Alfredo. O gajo não presta, mesmo!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.