domingo, julho 09, 2006

Austrália felicita nomeação de Ramos Horta para primeiro-ministro

Camberra, 08 Jul (Lusa) - A Austrália felicitou hoje a nomeação do Prémio Nobel da Paz José Ramos Horta para primeiro- ministro de Timor-Leste.

"José Ramos Horta é um amigo pessoal e desejamos-lhe felicidades", refere um comunicado do ministro dos Negócios Estrangeiros australiano, Alexander Downer.

O Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, anunciou hoje que o II Governo constitucional timorense será liderado por José Ramos Horta.

O anúncio da constituição do novo governo foi feito à imprensa no Palácio das Cinzas, sede da Presidência da República, no final de um encontro entre uma delegação da FRETILIN, o partido maioritário em Timor-Leste, e o chefe de Estado.

O anterior primeiro-ministro, Mari Alkatiri, pediu a demissão do cargo no passado dia 26 de Junho e o Executivo passou a ser coordenado por José Ramos Horta, um dos fundadores da FRETILIN, partido que abandonou durante a ocupação indonésia de Timor-Leste.

A Austrália lidera uma missão de paz internacional em Timor- Leste, que também inclui forças portuguesas, destacada para o país na sequência da crise política-militar despoletada em Maio passado.

"Felicitamos o facto da liderança política de Timor-Leste ter começado a resolver os seus problemas", acrescentou Downer.

MSE.

5 comentários:

Anónimo disse...

O QUE FICOU POR DIZER SOBRE OS MILITARES DESERTORES

Mass mutiny hits E Timor army

MORE than 400 mutinous East Timorese soldiers - a quarter of the country's army - will be dismissed for deserting after protesting over poor conditions and selective promotions.
Their dismissal is also an embarrassment for Canberra because MOST OF THE REBEL TROOPS RECEIVED TRAINING FROM THE AUSTRALIAN DEFENCE FORCR as part of the Howard Government's $26 million defence co-operation program with East Timor.
Defence Department spokesman told The Australian: "The situation has disrupted Australia's training and infrastructure development activities at Metinaro base (west of the capital Dili).

Anónimo disse...

E que grande amigo!!

Anónimo disse...

"A Austrália lidera uma missão de paz internacional em Timor- Leste, que também inclui forças portuguesas"

O que é isto???

Anónimo disse...

Depois de saber da nomeação de Ramos Horta para PM do II Governo (constitucional??!!) de Timor Leste ao ler o DN pareceu-me oportuno transcrever uma parte do artigo de opinião "Homem: um corpo-pessoa" de Anselmo Borges,
Padre e professor de Filosofia:

Raramente alguém disse de modo tão realista o homem na sua tensão como Vergílio Ferreira neste texto prodigioso: "Um corpo e o que em obra superior ele produz. Como é fascinante pensá-lo. Um novelo de tripas, de sebo, de matéria viscosa e repelente, um incansável produtor de lixo. Uma podridão insofrida, impaciente de se manifestar, de rebentar o que a trava, sustida a custo a toda a hora para a decência do convívio, um equilíbrio difícil em dois pés precários, uma latrina ambulante, um saco de esterco. E simultaneamente, na visibilidade disso, a harmonia de uma face, a sua possível beleza e sobretudo o prodígio de uma palavra, uma ideia, um gesto, uma obra de arte. Construir o máximo da sublimidade sobre o mais baixo e vil e asqueroso. Um homem. Dá vontade de chorar. Dá vontade de enlouquecer."

Anónimo disse...

Pergunta o Anónimo das 11:44:21 AM, o que é isto? É spin Australiano. É mais uma daquelas mentirinhas que querem que a malta acredite.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.