domingo, julho 09, 2006

Novo governo deverá ter cerca de metade do actual executivo

Eduardo Lobão, da agência Lusa Díli, 08 Jul (Lusa) - O II Governo Constitucional de Timor- Leste, que vai ser empossado segunda-feira em Díli, deverá ter cerca de metade dos actuais 43 governantes, de acordo com o indigitado primeiro-ministro, José Ramos Horta.

O actual governo dispunha de 17 ministros, 15 vice-ministros e 11 secretários de Estado, sendo a composição resultante da profunda remodelação que sofreu a 27 de Junho de 2005 e na qual passou a ter mais 12.

O I Governo Constitucional, liderado por Mari Alkatiri, tomou posse a 20 de Maio de 2002 e tinha apenas 25 governantes.

Mari Alkatiri demitiu-se do cargo no passado dia 26 de Junho, na sequência de um prolongado "braço de ferro" com o Presidente Xanana Gusmão, tendo como cenário a crise político-militar, espoletada em finais de Abril por confrontos protagonizados por ex-militares e forças de defesa e de segurança.

A crise agudizou-se ao longo de Maio e Junho, resultando na desintegração da Polícia Nacional e em divisões no seio das forças armadas, para além da actividade criminosa de grupos de civis.

A situação provocou que cerca de 15 por cento do milhão de habitantes de Timor-Leste esteja hoje deslocada, fora das suas zonas de residência, distribuídas por dezenas de campos de acolhimento.

A demissão de Mari Alkatiri resultou ainda de acusações sobre o seu alegado envolvimento na distribuição de armas a civis, pelas quais prestará declarações no Ministério Público no próximo dia 20.

No passado dia 26 de Junho, numa entrevista à Lusa, RTP, RDP e Diário de Notícias, José Ramos Horta, já com a demissão de Mari Alkatiri aceite pelo Presidente da República, defendeu que o próximo governo deveria ter cerca de metade de governantes.

"O país pode funcionar perfeitamente com um governo de 20 elementos", defendeu.

Na ocasião, Ramos Horta, que detém no I Governo Constitucional os cargos de ministro de Estado, dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e da Defesa, disse que "teria de ser persuadido a aceitar o posto de primeiro-ministro" de um futuro executivo.

Na eventualidade de vir a ser nomeado primeiro-ministro, Ramos Horta adiantou que gostaria de continuar com as pastas dos Negócios Estrangeiros e da Defesa.

O novo governo vai ter sobre os ombros a missão de estabilizar o país, e preparar a realização de eleições legislativas, previsivelmente em Abril ou Maio de 2007.

Também a este respeito, Ramos Horta declarou, na referida entrevista, deverem ser as Nações Unidas a organizar esse processo eleitoral.

"O país não está preparado devido à falta de condições políticas e psicológicas", afirmou.

"Quero que as Nações Unidas dirijam a organização das eleições, porque o governo timorense não está preparado para isso", reforçou.

Em plena crise, no final de Maio passado, Mari Alkatiri foi reeleito secretário-geral da FRETILIN, num congresso marcado pela substituição do voto secreto por uma votação de braço no ar, alteração que levou à desistência da única candidatura alternativa, protagonizada pelo embaixador de Timor-Leste em Washington e na ONU, José Luís Guterres.

Nos últimos dias de Maio, as autoridades timorenses reconheceram a sua incapacidade para manter a ordem no país, pedindo a Portugal, Austrália, Nova Zelândia e Malásia o envio de forças militares e policiais, e apelando à ONU para que enviasse uma força internacional.

A nomeação de Mari Alkatiri para primeiro-ministro decorreu da vitória da FRETILIN, nas eleições de Agosto de 2001 para a Assembleia Constituinte, nas quais obteve 57,37 por cento dos votos.

Este órgão redigiu e aprovou a Constituição da República que entrou em vigor a 20 de Maio de 2002, dia em que Timor-Leste se tornou independente após 24 anos de ocupação indonésia (1975-1999) e de um curto período sob administração da ONU.

Posteriormente, a Assembleia Constituinte aprovou a sua transformação no actual Parlamento Nacional, cujo partido maioritário, a FRETILIN (55 dos 88 deputados), formou o I Governo Constitucional.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.