sexta-feira, julho 14, 2006

Parlamento Nacional adia férias devido crise institucional e social

Díli, 13 Jul (Lusa) - O Parlamento Nacional de Timor-Leste aprovou hoje , por maioria, o adiamento das férias parlamentares devido à "crise institucional e social" no país, prorrogando os trabalhos por mais um mês.

Segundo um comunicado do Parlamento enviado à Lusa, a decisão foi aprovada por 58 deputados, dois votaram contra e quatro abstiveram-se.

A decisão foi justificada por ainda se encontrarem pendentes iniciativa s legislativas em fase de discussão e se aguardar a entrada de outras, "essenciais para assegurar o regular funcionamento das instituições democráticas".

As férias parlamentares deveriam iniciar-se a 15 de Julho (sábado).

Os deputados decidiram ainda prorrogar novamente os trabalhos parlamentares se os 30 dias de trabalho suplementar hoje aprovados não forem suficientes.

A decisão foi tomada no plenário extraordinário de hoje, marcado pela descida à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias dos projectos sobre legislação que regulamenta a eleição do Presidente da República e do Parlamento Nacional, escrutínios a realizar em 2007.

O anterior governo, liderado por Mari Alkatiri tinha já enviado ao Parl amento Nacional as suas propostas de lei sobre as duas eleições, mas a demissão do primeiro-ministro, a 26 de Junho, fez cair aquelas iniciativas, agora retomadas por um grupo de deputados.

Outra proposta de lei que caiu com a demissão do anterior governo foi a do Orçamento de Estado, que deverá ser entretanto recuperada, com algumas alterações, pelo II Governo Constitucional, liderado por José Ramos-Horta.

O novo executivo terá pela primeira vez dois vice-primeiros-ministro, Estanislau da Silva e Rui Araújo, que foram empossados segunda-feira passada, juntamente com o primeiro-ministro, pelo Presidente da República, Xanana Gusmão.

O restante elenco governativo será empossado sexta-feira de manhã.

...

EL.

1 comentário:

Anónimo disse...

Efectivamente, essa cambada de incompetentes nem direito tem a ferias!...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.